Saúde mental, Gestão de pessoas

Respira, inspira, não pira

Na sua próxima reunião, saiba: ou você, ou a pessoa que está na sua frente, está com problemas emocionais
CEO da Amrop INNITI, Board Member, Lifelong Learner, Anticarreirista

Compartilhar:

Os dados são claros: mais de um terço da população brasileira passa ou passou por problemas emocionais em 2021. É isso que mostra o levantamento Datafolha realizado junto a 2055 entrevistados, segundo o qual [44% dos brasileiros afirmam ter enfrentado problemas emocionais em 2021](https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/09/jovens-e-mulheres-sao-os-mais-afetados-por-depressao-e-ansiedade-na-pandemia.shtml).

## Ansiedade em alta

Outro indicador forte da intensidade do problema são as buscas no Google, que mostram o Brasil como sendo o país em que se realizam mais pesquisas sobre o termo “ansiedade” no planeta.

Não apenas batemos o recorde mundial, como nossas duas cidades mais populosas são aquelas que concentram o maior volume de buscas no planeta. A medalha de ouro pertence a São Paulo e a prata ficou com o Rio de Janeiro. A medalha de bronze, porém, está em mãos americanas, com os habitantes de Los Angeles. Londres e Chicago ficaram em 4° e 5° lugares.

O gráfico abaixo mostra o quanto o tema vem ganhando escala ao longo dos anos:

![trends ansiedade2](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/5JEEHf34q2r3sDpBo8apxu/ce5e3de8b09d9175fd2d1463360a5114/trends_ansiedade.png)
*Fonte: Google Trends, busca pela palavra ansiedade desde 2004.*

E olhando para esses dados, podemos inferir que, estatisticamente, em todas as reuniões que temos pelo menos uma pessoa presente está com algum quadro de ansiedade ou depressão!

Conclusão: be nice com a pessoa que está na sua frente. Tente ser mais humano e compreensivo, porque ou ela – ou você – está com problemas emocionais nesse momento.

## Líderes e RH não são exceção

Tenho ouvido muito que “geral” espera que os seus líderes e os RHs resolvam todos os problemas das empresas e das pessoas. Dá pra imaginar a pressão diária que afeta os líderes e os profissionais de RH, certo? Imagine agora ainda controlar as próprias ansiedades depois de passar os últimos 18 meses tentando manter o controle e cuidar dos outros?

Repito: be nice com a pessoa que está na sua frente. Mesmo, e principalmente se ela for do RH, ou se for uma liderança.

## 10% mais feliz

Recentemente, tive a oportunidade de assistir à fala do Daniel Goleman no Fórum da Liberdade. A fala dele, pra mim, foi incrível. E um dos pontos reforçou minha dedicação a uma atividade que comecei a fazer neste ano por recomendação do Dr. Marcelo Altona, meu clínico geral: mindfulness, mesmo que por 3 a 5 minutos do dia!

Por recomendação do Dr. Marcelo, li o livro *[10% Happier](https://www.amazon.com.br/10-Mais-Feliz-Harris-Dan/dp/8543102359/ref=sr_1_1?crid=3W0L1FL1QJO10&dchild=1&keywords=dan+harris&qid=1632149478&sr=8-1)*, do Dan Harris, em março e [baixei o app](https://10percenthappier.app.link/share.). As primeiras sete sessões são grátis. Pra mim, foi muito, muito melhor que a tentativa anterior em outro app bem mais famoso. As primeiras sessões duram menos do que cinco minutos. E tem outra alternativa, do grande Felipe Marx, [disponível no YouTube.](https://www.youtube.com/watch?v=K_T16_Yi1AM)

Insisto: be nice com a pessoa que está na sua frente.

E a dica final, serve pra mim, serve pra você: be nice consigo própri@.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança