Business content, Comunidades: Gestão PME, Empreendedorismo

Responsabilidade social também é dever dos empreendedores

Assim como as grandes corporações, pequenas empresas possuem o poder de apoiar e suportar novos projetos sociais em sua comunidade
Angela Miguel é editora de conteúdos customizados em HSM Management e MIT Sloan Review Brasil.

Compartilhar:

“A pandemia deve ser um chamado para mudarmos a forma como vemos o mundo, colocando o coletivo acima do individual.” Essa frase foi dita por Walter Schalka, CEO da fabricante de celulose de eucalipto Suzano, à __HSM Management__, [em nossa edição 146](https://www.revistahsm.com.br/post/a-pandemia-e-um-chamado-a-colaboracao), e é emblemática para retratar o momento atual, seja para empreendedores, seja para grandes empresas. A hora pede, além da colaboração, uma preocupação ainda maior com a responsabilidade das atividades empresariais. É a boa (e ainda atual) responsabilidade social.

Práticas corporativas dedicadas à sustentabilidade ambiental e social estão em alta, especialmente com a [emergência do ESG](https://www.revistahsm.com.br/post/esg-a-decada-decisiva-para-o-planeta-e-o-futuro-do-capitalismo) (ambiental, social e governança corporativa, na tradução do termo em inglês). Mas aqui estamos falando de um “pedaço” dessa estratégia, aquela que contribui para uma sociedade mais justa, que leva em conta o bem-estar comum, que está acima do lucro. É ter o poder para transformar a sociedade e usá-lo de forma ética.

Ações de [responsabilidade social](https://www.revistahsm.com.br/post/como-o-esg-esta-relacionado-com-a-gestao-de-pessoas) são costumeiramente conectadas a grandes corporações, especialmente por serem contribuições feitas diante do olhar de todos, com grande apelo de marketing. Contudo, essa mesma responsabilidade sobre o impacto que os negócios podem gerar na sociedade também existe entre os empreendedores, que buscam promover a robustez do comércio local, que conhecem cada cliente e fortalecem uma rede de confiança por meio de suas atuações. Por isso, responsabilidade social também é dever dos pequenos. Há muito espaço para o desenvolvimento de ações de impacto no empreendedorismo.

## Responsabilidade social na prática
Mas como os pequenos negócios podem fazer a diferença em sua comunidade? O primeiro passo é olhar para dentro e desenvolver o espírito de voluntariado entre os colaboradores. Esse tipo de ação costuma ter grandes impactos no clima organizacional, na disseminação da cultura e do propósito da empresa e na motivação em geral. Outra maneira de aplicar conceitos de responsabilidade social dentro de casa está no estímulo à realização de doações via Lei de Incentivo Fiscal.

No dia a dia, [empreendedores](https://www.revistahsm.com.br/post/acao-dos-agentes-mantem-ecossistema-de-inovacao-brasileiro-ativo) também podem apostar na mão de obra local e em fornecedores da região para promover o relacionamento entre os atores da comunidade e auxiliar o desenvolvimento de outros pequenos, fortalecendo o ecossistema. Uma outra ação interna e válida nesse sentido é a gestão dos resíduos provocados pelo negócio. Ao respeitar a correta destinação dos resíduos, as micro e pequenas empresas conseguem evitar desperdícios de matéria-prima e insumos.

Finalmente, a ideia da parceria entre empresas para a cocriação de projetos é muito benéfica para a comunidade. Empreendedores têm a possibilidade de buscar organizações sociais de sua região e sugerir novos projetos ou ações que reúnam valores e posicionamentos de ambas as organizações. Caso não seja possível o desenvolvimento de novas ideias, as pequenas empresas podem anunciar e apoiar organizações e projetos sociais já existentes – e esse apoio pode ser feito por meio de doações financeiras ou de suporte profissional.

## Parceria pelo desenvolvimento
Meoo, o serviço de assinatura de carros da Localiza, acredita que atuar de forma responsável socialmente significa muito mais do que um ato de caridade, e por isso se uniu à Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que acelera e viabiliza o impacto de líderes de favelas em todo o Brasil.

A parceria se dá da seguinte maneira: a cada novo contrato assinado em Meoo, uma porcentagem do valor é destinado para a Gerando Falcões, mais especificamente para o Projeto Favela 3D, que tem o objetivo de transformar as favelas em ambientes para moradia digna, com acesso digital, direito à educação e empregabilidade. O projeto Doe um Futuro, de [Localiza Meoo](https://meoo.localiza.com/?utm_source=blog-hsm-comunidade&utm_medium=organico&utm_campaign=jussi-pp_localiza-meoo_topo_blog-hsm-comunidade_refarral_trafego_meoo-carro-inteligente_campanha_blog-hsh) para o Favela 3D, espera um verdadeiro redesenho das favelas brasileiras a partir de impactos reais nas comunidades.

## 5 passos para a responsabilidade social máxima
De acordo com Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Experience, agência de comunicação integrada e marketing, existem cinco dicas para que as PMEs adotem o ESG em seus negócios, [conforme entrevista dada à __HSM Management__](https://www.revistahsm.com.br/post/esg-tambem-e-para-pequenas-e-medias-empresas).

1. Observe a trajetória de sua empresa, reflita sobre ações já realizadas em relação à responsabilidade social e passe a documentá-las.

2. Escolha alguém de sua confiança para fazer a curadoria de registros de responsabilidade social ou ESG para iniciar a geração de informações e novas ideias.

3. A partir da organização de ações realizadas e novas ideias, não tenha medo, seja ousado, comece com os recursos que tem à mão.

4. Pequenas e médias empresas também têm o ímpeto de fazer o novo em seu DNA. Assim, teste na prática novas ideias de responsabilidade social.

5. Busque parcerias que façam sentido com a missão e a visão de futuro de sua pequena ou média empresa. Quando há objetivos em comum, as responsabilidades são divididas de maneira mais natural e orgânica.

__*A Comunidade: Gestão PME é uma coprodução de HSM Management e Localiza Meoo.*__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura