Direto ao ponto

Resposta de combate à inflação podem ser diferencial estratégico no longo prazo

Os CFOs devem se concentrar em três áreas para transformar o combate ao aumento de preços em vantagem competitiva no longo prazo

Compartilhar:

Depois de décadas sob controle, o aumento de preços voltou a fazer parte da lista de problemas das lideranças em 2022, principalmente dos CFOs. O fenômeno não está restrito ao Brasil. Segundo o Ipea, em 2021, foram afetados desde os Estados Unidos e a Zona do Euro até países da América Latina e do Leste Europeu. Agora, e se essa inflação puder dar origem a vantagens estratégicas de longo prazo?

Para o *Gartner*, a deflação é possível, desde que adotando algumas ações em três áreas específicas e mantendo os investimentos em tecnologia, que proporcionam o efeito de deflação digital {veja quadro abaixo}. Isso ocorre quando o uso de tecnologia ajuda a reduzir permanentemente o custo dos negócios.

![Imagens Prancheta 1 cópia 32](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/3HwS7KJRscZp6WRPaTacCr/358568eb56d4679a1c26499e8ceab629/Imagens_Prancheta_1_c__pia_32.png)

### 1. Alinhar custos aos pontos de diferenciação
A crise inflacionária pode ser uma oportunidade para os CFOs reverem questões profundas que podem estar afetando a lucratividade das organizações. Eles podem identificar as áreas certas para dimensionar os custos, localizando os verdadeiros pontos de diferenciação para, em seguida, alocar volumes diferentes de investimentos, contribuindo com ativos, como patentes ou tecnologias para sustentar uma vantagem competitiva, ou com a fidelização de seus clientes.

### 2. Reavaliar a “área de superfície” da cadeia de fornecimento para minimizar interrupções
O *Gartner* define a área de superfície como a soma de todos os produtos, processos e redes que compõem a cadeia de fornecimento. A pressão inflacionária leva as organizações a identificarem e a mitigarem interrupções em cadeias individuais de fornecimento. Para o *Gartner*, os CFOs que incorporam um olhar de longo prazo para suas ações devem estar atentos ao dimensionamento correto da “área de superfície” da sua cadeia de fornecimento. A redução de interrupções desconhecidas no fornecimento gera uma vantagem competitiva de alto impacto frente à concorrência.

### 3. Monitorar os salários para se adaptar continuamente ao mercado
Com a perspectiva de inflação salarial, o Gartner recomenda a atuação conjunta da área de finanças com o RH para monitorar e ajustar dinamicamente a estratégia de remuneração e benefícios ao longo do ano. Dessa forma, garante-se que futuros incrementos no custo de pessoal valorizem unidades de negócios e funções que geram mais valor para a empresa, que ficaria à frente de possíveis ofertas dos concorrentes.

__Leia mais: [Um desafio de diversidade diferente: a inclusão dos ultraortodoxos em Israel](https://www.revistahsm.com.br/post/um-desafio-de-diversidade-diferente-a-inclusao-dos-ultraortodoxos-em-israel)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança