Estratégia e Execução

Resposta global às pandemias

Em artigo no South China Morning Post, o economista Lawrence J. Lau diz que é possível salvar vidas sem cair na tentação do isolacionismo

Compartilhar:

Ao mesmo tempo em que enfrenta a Covid-19, o mundo discute como será o futuro pós-pandemia. Uma das dúvidas que surgem no horizonte diz respeito à própria globalização, à medida que as nações buscam se proteger de novos casos “importados” com medidas como o fechamento de fronteiras. 

Muitos países encontram na pandemia uma motivação a mais para reduzir a dependência do comércio internacional e até mesmo se isolar. No entanto, Lawrence J. Lau, economista da University of Hong Kong e da Stanford University, alerta que não se deve abandonar os benefícios da globalização em função das ameaças à saúde pública. “Em vez disso, precisamos estar mais bem preparados para epidemias e pandemias no futuro”, escreve em artigo publicado no South China Morning Post. E isso pode ser feito globalmente.

Ele explica que uma pandemia desorganiza tanto a oferta como a demanda de produtos, sejam eles produzidos internamente ou importados, e o risco de escassez existe em quase todos os setores. O antídoto é a manutenção de um estoque de bens essenciais, incluindo equipamentos e suprimentos médicos, suficiente para três meses. Também é preciso contar com planos de racionamento e de controle de preços, se necessário, além de mecanismos para manter a produção doméstica. 

Outro exemplo destacado pelo economista são as viagens internacionais, que não devem ser totalmente proibidas durante o período de combate a pandemias. Com a adequada identificação de quem já possui anticorpos para a doença é possível manter o fluxo de pessoas entre os países. “A globalização econômica sobreviverá a esta e a futuras pandemias se permanecermos vigilantes e bem preparados”, afirma.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura