Estratégia e Execução

Resposta global às pandemias

Em artigo no South China Morning Post, o economista Lawrence J. Lau diz que é possível salvar vidas sem cair na tentação do isolacionismo

Compartilhar:

Ao mesmo tempo em que enfrenta a Covid-19, o mundo discute como será o futuro pós-pandemia. Uma das dúvidas que surgem no horizonte diz respeito à própria globalização, à medida que as nações buscam se proteger de novos casos “importados” com medidas como o fechamento de fronteiras. 

Muitos países encontram na pandemia uma motivação a mais para reduzir a dependência do comércio internacional e até mesmo se isolar. No entanto, Lawrence J. Lau, economista da University of Hong Kong e da Stanford University, alerta que não se deve abandonar os benefícios da globalização em função das ameaças à saúde pública. “Em vez disso, precisamos estar mais bem preparados para epidemias e pandemias no futuro”, escreve em artigo publicado no South China Morning Post. E isso pode ser feito globalmente.

Ele explica que uma pandemia desorganiza tanto a oferta como a demanda de produtos, sejam eles produzidos internamente ou importados, e o risco de escassez existe em quase todos os setores. O antídoto é a manutenção de um estoque de bens essenciais, incluindo equipamentos e suprimentos médicos, suficiente para três meses. Também é preciso contar com planos de racionamento e de controle de preços, se necessário, além de mecanismos para manter a produção doméstica. 

Outro exemplo destacado pelo economista são as viagens internacionais, que não devem ser totalmente proibidas durante o período de combate a pandemias. Com a adequada identificação de quem já possui anticorpos para a doença é possível manter o fluxo de pessoas entre os países. “A globalização econômica sobreviverá a esta e a futuras pandemias se permanecermos vigilantes e bem preparados”, afirma.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral