Direto ao ponto

Revolução no chão de fábrica

Fórum Econômico Mundial e McKinsey apoiam a aceleração tecnológica da indústria

Compartilhar:

Dois anos de transformação digital em apenas dois meses. Esse foi o impacto da pandemia na indústria global segundo dois importantes representantes do setor: Alex Gorsky, CEO da Johnson & Johnson, e Satya Nadella, principal executivo da Microsoft. Eles participaram, em março, de um evento da Global Lighthouse Network, rede de colaboração e troca de experiências criada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a consultoria McKinsey para facilitar a adoção de tecnologias da quarta Revolução Industrial entre empresas manufatureiras. O nome Lighthouse (farol) é simbólico: o grupo tem o papel de jogar luzes sobre as melhores práticas na aplicação de tecnologias disruptivas em um setor no qual 70% das companhias ainda não conseguiram superar a fase de projetos-piloto.

As 69 participantes da Global Lighthouse Network formam uma espécie de elite tecnológica da indústria global. Mesmo para elas, a pandemia provocou uma aceleração sem precedentes: da entrega por drones ao e-commerce ou à telemedicina, muita coisa mudou. Para a Johnson & Johnson, foram justamente as novas tecnologias, o compartilhamento de informações e a colaboração que permitiram a criação de sua vacina contra a covid-19. “Isso foi possível graças à ciência de dados”, afirmou Gorsky no evento da rede, em março. Na visão de Nadella, da Microsoft, a revolução 4.0 tem sido essencial para que a pandemia possa ser enfrentada. “Tenho medo de pensar no que teria sido do mundo sem tecnologias como o armazenamento na nuvem.”

Os investimentos da Global Lighthouse Network em novas tecnologias têm levado a um melhor desempenho das empresas em ESG (meio ambiente, impacto social e governança). Um relatório recente da rede aponta, por exemplo, que 53% apresentaram melhores indicadores ambientais.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)