Direto ao ponto

Revolução no chão de fábrica

Fórum Econômico Mundial e McKinsey apoiam a aceleração tecnológica da indústria

Compartilhar:

Dois anos de transformação digital em apenas dois meses. Esse foi o impacto da pandemia na indústria global segundo dois importantes representantes do setor: Alex Gorsky, CEO da Johnson & Johnson, e Satya Nadella, principal executivo da Microsoft. Eles participaram, em março, de um evento da Global Lighthouse Network, rede de colaboração e troca de experiências criada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a consultoria McKinsey para facilitar a adoção de tecnologias da quarta Revolução Industrial entre empresas manufatureiras. O nome Lighthouse (farol) é simbólico: o grupo tem o papel de jogar luzes sobre as melhores práticas na aplicação de tecnologias disruptivas em um setor no qual 70% das companhias ainda não conseguiram superar a fase de projetos-piloto.

As 69 participantes da Global Lighthouse Network formam uma espécie de elite tecnológica da indústria global. Mesmo para elas, a pandemia provocou uma aceleração sem precedentes: da entrega por drones ao e-commerce ou à telemedicina, muita coisa mudou. Para a Johnson & Johnson, foram justamente as novas tecnologias, o compartilhamento de informações e a colaboração que permitiram a criação de sua vacina contra a covid-19. “Isso foi possível graças à ciência de dados”, afirmou Gorsky no evento da rede, em março. Na visão de Nadella, da Microsoft, a revolução 4.0 tem sido essencial para que a pandemia possa ser enfrentada. “Tenho medo de pensar no que teria sido do mundo sem tecnologias como o armazenamento na nuvem.”

Os investimentos da Global Lighthouse Network em novas tecnologias têm levado a um melhor desempenho das empresas em ESG (meio ambiente, impacto social e governança). Um relatório recente da rede aponta, por exemplo, que 53% apresentaram melhores indicadores ambientais.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura