Direto ao ponto

Revolução no chão de fábrica

Fórum Econômico Mundial e McKinsey apoiam a aceleração tecnológica da indústria

Compartilhar:

Dois anos de transformação digital em apenas dois meses. Esse foi o impacto da pandemia na indústria global segundo dois importantes representantes do setor: Alex Gorsky, CEO da Johnson & Johnson, e Satya Nadella, principal executivo da Microsoft. Eles participaram, em março, de um evento da Global Lighthouse Network, rede de colaboração e troca de experiências criada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a consultoria McKinsey para facilitar a adoção de tecnologias da quarta Revolução Industrial entre empresas manufatureiras. O nome Lighthouse (farol) é simbólico: o grupo tem o papel de jogar luzes sobre as melhores práticas na aplicação de tecnologias disruptivas em um setor no qual 70% das companhias ainda não conseguiram superar a fase de projetos-piloto.

As 69 participantes da Global Lighthouse Network formam uma espécie de elite tecnológica da indústria global. Mesmo para elas, a pandemia provocou uma aceleração sem precedentes: da entrega por drones ao e-commerce ou à telemedicina, muita coisa mudou. Para a Johnson & Johnson, foram justamente as novas tecnologias, o compartilhamento de informações e a colaboração que permitiram a criação de sua vacina contra a covid-19. “Isso foi possível graças à ciência de dados”, afirmou Gorsky no evento da rede, em março. Na visão de Nadella, da Microsoft, a revolução 4.0 tem sido essencial para que a pandemia possa ser enfrentada. “Tenho medo de pensar no que teria sido do mundo sem tecnologias como o armazenamento na nuvem.”

Os investimentos da Global Lighthouse Network em novas tecnologias têm levado a um melhor desempenho das empresas em ESG (meio ambiente, impacto social e governança). Um relatório recente da rede aponta, por exemplo, que 53% apresentaram melhores indicadores ambientais.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura