Desenvolvimento pessoal

Roubo de dados

O que fazer quando suas informações são roubadas no universo digital

Compartilhar:

A crescente digitalização das atividades, dos serviços e até mesmo das relações trouxe ao menos um risco para a vida de todos: qualquer pessoa tem atualmente uma grande quantidade de dados pessoais circulando pelo universo virtual.

Em todo o mundo, milhões de usuários são vítimas de ataques cibernéticos, diretamente ou por conta de fraudes praticadas contra as grandes organizações. A lista de empresas que já tiveram a segurança digital quebrada inclui Home Depot, eBay, DropBox e Yahoo. Confira algumas medidas indicadas por especialistas que podem ser adotadas para reduzir danos:

1 – Faça um levantamento do tipo de informação que foi ou pode ter sido roubada, tendo em mente que alguns dados são mais importantes do que outros, principalmente do ponto de vista dos criminosos cibernéticos.

As informações que, uma vez roubadas, representam o maior risco são os números de documentos pessoais (RG e CPF, em especial), o número e a senha da conta bancária e dados de cartão de crédito, incluindo a senha. A senha para seus e-mails também abre as portas para registros da sua vida que podem ser utilizados pelos criminosos, que, não raramente, são capazes de “quebrar” sistemas de criptografia.

2 – Mude todas as suas senhas, mesmo aquelas que, aparentemente, ficaram imunes ao ataque. Elabore novas senhas fortes, e nunca reutilize uma senha antiga.

3 – Contate todas as intuições financeiras com a qual mantém relacionamento, o que inclui bancos e operadoras de cartão de crédito, imediatamente. O tempo é um fator decisivo para evitar que compras e outras operações sejam realizadas. O melhor é falar com um atendente – somente o serviço eletrônico pode não bastar. Procure dar a dimensão correta do risco que você corre, até para alertar a instituição para a possibilidade de movimentações estranhas.

4 – Revise seus procedimentos de segurança (como antivírus), pesquise ferramentas que possam lhe ajudar a reforçar os cuidados com seus dados e mantenha seus aplicativos e softwares atualizados.

5 – Diante de qualquer indício de fraude, registre a ocorrência na polícia. Isso é importante tanto para que se abra investigações quanto para alimentar as estatísticas que podem servir à definição de ações e políticas de prevenção.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura