Liderança

Sabedoria milenar e liderança contemporânea – Entrevista com Tiago Brunet

Tiago Brunet gentilmente aceitou o convite para esta entrevista exclusiva na coluna HSM – Perspectivas de Carreira. Confira os insights e compartilhamento de sabedorias desta conversa.
Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Compartilhar:

Tiago Brunet destacou-se no mundo corporativo escrevendo e palestrando sobre desenvolvimento pessoal, sendo requisitado por empresas que integram as listas de maiores receitas do país. Sua obra “Especialista em pessoas” já superou a marca de um milhão de exemplares vendidos.

Em abril, na saída de uma mentoria que ministrou para um seleto grupo de quinze bilionários no Hotel Rosewood em São Paulo, Brunet gentilmente aceitou o convite para esta entrevista exclusiva na coluna HSM – Perspectivas de Carreira.

Confira os insights sobre seu novo livro, “Princípios milenares”, em três eixos na gestão contemporânea: pessoas, emoções e performance.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Em seu livro, você aborda princípios milenares relacionados à sabedoria das pessoas. Muitas vezes, nos deparamos com desafios ao lidar com diferentes personalidades e perfis dentro de uma equipe. Quais princípios podem nos ajudar a entender e melhorar nossas relações interpessoais no ambiente corporativo?

__Tiago Brunet:__ Hoje, este é um dos assuntos em que mais sou requisitado como palestrante. Empresas, grandes corporações, multinacionais e diversas instituições me requisitam para falar justamente sobre como lidar com pessoas, inclusive as mais difíceis.

É um problema corporativo, é um problema da humanidade hoje. As pessoas não estão suportando umas às outras. Temos culturas diferentes, jeitos diferentes de falar, formas diferentes de interpretar o mundo.

Então a gente não consegue praticar a arte da compaixão e da empatia, que é sentir o que o outro está sentindo. A gente não se coloca no lugar do outro e simplesmente não consegue entender o lado do outro. Desejamos apenas que a nossa própria vontade seja feita. Ocorre que em nenhum relacionamento o egoísmo, a intransigência e a imposição da nossa própria vontade, gera resultados benéficos.

Essa postura não dá certo em um casamento, não dá certo em uma sociedade empresarial, não dá certo também em relacionamentos mais superficiais, como o relacionamento com o colega de trabalho. Nenhum relacionamento genuíno dá certo com egoísmo, com orgulho e fazendo somente o que queremos. Então, ter sabedoria para lidar com pessoas é uma das exigências para você ter resultados, seja empresariais ou na sua vida pessoal.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Em um mundo cada vez mais acelerado e estressante, como a sabedoria milenar pode auxiliar na gestão das emoções, da ansiedade, do estresse? Como manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional?

__Tiago Brunet:__ O subtítulo de Princípios milenares é: dez leis espirituais para uma vida de paz e prosperidade. O doutor Augusto Cury fez o prefácio, onde ressaltou a importância de você gerir suas emoções para conquistar qualquer coisa que seja ligada à felicidade ou prosperidade. E acredito que uma das maiores dificuldades que o ser humano tem é lidar com as próprias emoções. Por que a gente não consegue dominar nossas próprias emoções? Primeiro, porque a gente não consegue nem sequer reconhecê-las. Não sabemos o que estamos sentindo direito. É saudade? É raiva? É ódio? É inveja? É rancor?

O que nós estamos sentindo? As pessoas não se autoconhecem. Não existe um autoconhecimento verdadeiro. As pessoas não têm conhecimento e também entendimento das suas emoções. Conhecimento é ler um livro, fazer cursos, participar de palestras. Eu tenho conhecimento sobre o assunto. Entendimento é passar por experiências.

Entender exige experiências, ou seja, além de livros, palestras, conhecimentos, eu vou para uma terapia. Precisei passar por situações diferentes. Tudo isto ampliou meu entendimento da situação. Por exemplo: imagine uma pessoa que te feriu muito. Eu passei por isso. Ao invés de querer a vingança, eu passei por cima do meu orgulho, da minha própria vontade, fui lá e perdoei; pronto! Deixou de ser conhecimento – o perdão – e virou entendimento. Agora eu entendi o poder do perdão, porque a gente vê os efeitos muito rapidamente. Eu acho que a humanidade está precisando muito gerir as próprias emoções.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Desempenho é uma preocupação constante para gestores e diretores. Como o entendimento sobre os princípios milenares pode nos ajudar a ter uma vida com performance e resultados tangíveis em nossas equipes e organizações?

__Tiago Brunet:__ Sobre sabedoria para performance, primeiro, precisamos entender o que é um “princípio milenar”.

Primeira característica: ele precisa ser atemporal, ou seja, não importa se foi há dois mil anos, se é agora ou se é daqui a mil anos, esse princípio tem sempre validade.

A segunda característica: ele é universal. Ele funciona em qualquer lugar.

Terceira característica de um princípio milenar: ele não tem nenhuma lei contrária.

Não existe nada que me proíba de praticá-lo. Então, os princípios milenares da maturidade, da verdade, da honra, da generosidade, você nunca vai ter uma lei humana, jurídica, me proibindo de fazer ou de cumprir um princípio milenar.

E a quarta e última característica é que tem uma base milenar defendendo aquele princípio.

Para a performance, os princípios milenares vão te ajudar muito sem você desequilibrar-se emocionalmente ou roubar tempo da sua família. Por quê?

Ao cumprir princípios milenares para você melhorar sua performance, se tornando um gestor melhor, um membro de equipe mais eficaz, uma pessoa que gera mais resultados, seja financeiro, seja o resultado para a equipe, seja um resultado de tempo.

Você se torna um administrador de tempo melhor. Os princípios milenares sempre facilitam a tua vida porque vão deixar a tua vida mais leve. Por quê? Quem vive debaixo de princípio tem recompensa. Quem não vive debaixo de princípio, ou seja, quem quebra princípio, vive debaixo de regras humanas. Ao estudar o surgimento das regras, vamos entender que elas surgem devido à quebra de princípios. Ou seja, ao quebrar princípios milenares precisamos de regras para impor limites ao que fazemos.

Agora olha só, se você cumpre o princípio, você tem recompensa. Se você não cumpre o princípio e vai ter que viver de base de regra, você só não vai ser preso. Não tem recompensa em viver de base de regra humana. Você só deixa de ser castigado, se cumprir a regra. Ninguém no final do ano recebe um prêmio porque fez tudo direitinho. Ou seja, pagou o imposto, não xingou ninguém, não bateu ninguém, vai receber um prêmio? Não. Só não foi preso. Então, viver debaixo de princípios de sabedoria que resistiram ao severo teste do tempo vai acelerar seus resultados e a sua performance.

Compartilhar:

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
19 de setembro de 2025
Sem engajamento real, a IA vira promessa não cumprida. A adoção eficaz começa quando as pessoas entendem, usam e confiam na tecnologia.

Leandro Mattos - Expert em neurociência da Singularity Brazil

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura