Liderança

Sabedoria milenar e liderança contemporânea – Entrevista com Tiago Brunet

Tiago Brunet gentilmente aceitou o convite para esta entrevista exclusiva na coluna HSM – Perspectivas de Carreira. Confira os insights e compartilhamento de sabedorias desta conversa.
Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Compartilhar:

Tiago Brunet destacou-se no mundo corporativo escrevendo e palestrando sobre desenvolvimento pessoal, sendo requisitado por empresas que integram as listas de maiores receitas do país. Sua obra “Especialista em pessoas” já superou a marca de um milhão de exemplares vendidos.

Em abril, na saída de uma mentoria que ministrou para um seleto grupo de quinze bilionários no Hotel Rosewood em São Paulo, Brunet gentilmente aceitou o convite para esta entrevista exclusiva na coluna HSM – Perspectivas de Carreira.

Confira os insights sobre seu novo livro, “Princípios milenares”, em três eixos na gestão contemporânea: pessoas, emoções e performance.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Em seu livro, você aborda princípios milenares relacionados à sabedoria das pessoas. Muitas vezes, nos deparamos com desafios ao lidar com diferentes personalidades e perfis dentro de uma equipe. Quais princípios podem nos ajudar a entender e melhorar nossas relações interpessoais no ambiente corporativo?

__Tiago Brunet:__ Hoje, este é um dos assuntos em que mais sou requisitado como palestrante. Empresas, grandes corporações, multinacionais e diversas instituições me requisitam para falar justamente sobre como lidar com pessoas, inclusive as mais difíceis.

É um problema corporativo, é um problema da humanidade hoje. As pessoas não estão suportando umas às outras. Temos culturas diferentes, jeitos diferentes de falar, formas diferentes de interpretar o mundo.

Então a gente não consegue praticar a arte da compaixão e da empatia, que é sentir o que o outro está sentindo. A gente não se coloca no lugar do outro e simplesmente não consegue entender o lado do outro. Desejamos apenas que a nossa própria vontade seja feita. Ocorre que em nenhum relacionamento o egoísmo, a intransigência e a imposição da nossa própria vontade, gera resultados benéficos.

Essa postura não dá certo em um casamento, não dá certo em uma sociedade empresarial, não dá certo também em relacionamentos mais superficiais, como o relacionamento com o colega de trabalho. Nenhum relacionamento genuíno dá certo com egoísmo, com orgulho e fazendo somente o que queremos. Então, ter sabedoria para lidar com pessoas é uma das exigências para você ter resultados, seja empresariais ou na sua vida pessoal.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Em um mundo cada vez mais acelerado e estressante, como a sabedoria milenar pode auxiliar na gestão das emoções, da ansiedade, do estresse? Como manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional?

__Tiago Brunet:__ O subtítulo de Princípios milenares é: dez leis espirituais para uma vida de paz e prosperidade. O doutor Augusto Cury fez o prefácio, onde ressaltou a importância de você gerir suas emoções para conquistar qualquer coisa que seja ligada à felicidade ou prosperidade. E acredito que uma das maiores dificuldades que o ser humano tem é lidar com as próprias emoções. Por que a gente não consegue dominar nossas próprias emoções? Primeiro, porque a gente não consegue nem sequer reconhecê-las. Não sabemos o que estamos sentindo direito. É saudade? É raiva? É ódio? É inveja? É rancor?

O que nós estamos sentindo? As pessoas não se autoconhecem. Não existe um autoconhecimento verdadeiro. As pessoas não têm conhecimento e também entendimento das suas emoções. Conhecimento é ler um livro, fazer cursos, participar de palestras. Eu tenho conhecimento sobre o assunto. Entendimento é passar por experiências.

Entender exige experiências, ou seja, além de livros, palestras, conhecimentos, eu vou para uma terapia. Precisei passar por situações diferentes. Tudo isto ampliou meu entendimento da situação. Por exemplo: imagine uma pessoa que te feriu muito. Eu passei por isso. Ao invés de querer a vingança, eu passei por cima do meu orgulho, da minha própria vontade, fui lá e perdoei; pronto! Deixou de ser conhecimento – o perdão – e virou entendimento. Agora eu entendi o poder do perdão, porque a gente vê os efeitos muito rapidamente. Eu acho que a humanidade está precisando muito gerir as próprias emoções.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Desempenho é uma preocupação constante para gestores e diretores. Como o entendimento sobre os princípios milenares pode nos ajudar a ter uma vida com performance e resultados tangíveis em nossas equipes e organizações?

__Tiago Brunet:__ Sobre sabedoria para performance, primeiro, precisamos entender o que é um “princípio milenar”.

Primeira característica: ele precisa ser atemporal, ou seja, não importa se foi há dois mil anos, se é agora ou se é daqui a mil anos, esse princípio tem sempre validade.

A segunda característica: ele é universal. Ele funciona em qualquer lugar.

Terceira característica de um princípio milenar: ele não tem nenhuma lei contrária.

Não existe nada que me proíba de praticá-lo. Então, os princípios milenares da maturidade, da verdade, da honra, da generosidade, você nunca vai ter uma lei humana, jurídica, me proibindo de fazer ou de cumprir um princípio milenar.

E a quarta e última característica é que tem uma base milenar defendendo aquele princípio.

Para a performance, os princípios milenares vão te ajudar muito sem você desequilibrar-se emocionalmente ou roubar tempo da sua família. Por quê?

Ao cumprir princípios milenares para você melhorar sua performance, se tornando um gestor melhor, um membro de equipe mais eficaz, uma pessoa que gera mais resultados, seja financeiro, seja o resultado para a equipe, seja um resultado de tempo.

Você se torna um administrador de tempo melhor. Os princípios milenares sempre facilitam a tua vida porque vão deixar a tua vida mais leve. Por quê? Quem vive debaixo de princípio tem recompensa. Quem não vive debaixo de princípio, ou seja, quem quebra princípio, vive debaixo de regras humanas. Ao estudar o surgimento das regras, vamos entender que elas surgem devido à quebra de princípios. Ou seja, ao quebrar princípios milenares precisamos de regras para impor limites ao que fazemos.

Agora olha só, se você cumpre o princípio, você tem recompensa. Se você não cumpre o princípio e vai ter que viver de base de regra, você só não vai ser preso. Não tem recompensa em viver de base de regra humana. Você só deixa de ser castigado, se cumprir a regra. Ninguém no final do ano recebe um prêmio porque fez tudo direitinho. Ou seja, pagou o imposto, não xingou ninguém, não bateu ninguém, vai receber um prêmio? Não. Só não foi preso. Então, viver debaixo de princípios de sabedoria que resistiram ao severo teste do tempo vai acelerar seus resultados e a sua performance.

Compartilhar:

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Artigos relacionados

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)