Liderança

Sabedoria milenar e liderança contemporânea – Entrevista com Tiago Brunet

Tiago Brunet gentilmente aceitou o convite para esta entrevista exclusiva na coluna HSM – Perspectivas de Carreira. Confira os insights e compartilhamento de sabedorias desta conversa.
Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Compartilhar:

Tiago Brunet destacou-se no mundo corporativo escrevendo e palestrando sobre desenvolvimento pessoal, sendo requisitado por empresas que integram as listas de maiores receitas do país. Sua obra “Especialista em pessoas” já superou a marca de um milhão de exemplares vendidos.

Em abril, na saída de uma mentoria que ministrou para um seleto grupo de quinze bilionários no Hotel Rosewood em São Paulo, Brunet gentilmente aceitou o convite para esta entrevista exclusiva na coluna HSM – Perspectivas de Carreira.

Confira os insights sobre seu novo livro, “Princípios milenares”, em três eixos na gestão contemporânea: pessoas, emoções e performance.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Em seu livro, você aborda princípios milenares relacionados à sabedoria das pessoas. Muitas vezes, nos deparamos com desafios ao lidar com diferentes personalidades e perfis dentro de uma equipe. Quais princípios podem nos ajudar a entender e melhorar nossas relações interpessoais no ambiente corporativo?

__Tiago Brunet:__ Hoje, este é um dos assuntos em que mais sou requisitado como palestrante. Empresas, grandes corporações, multinacionais e diversas instituições me requisitam para falar justamente sobre como lidar com pessoas, inclusive as mais difíceis.

É um problema corporativo, é um problema da humanidade hoje. As pessoas não estão suportando umas às outras. Temos culturas diferentes, jeitos diferentes de falar, formas diferentes de interpretar o mundo.

Então a gente não consegue praticar a arte da compaixão e da empatia, que é sentir o que o outro está sentindo. A gente não se coloca no lugar do outro e simplesmente não consegue entender o lado do outro. Desejamos apenas que a nossa própria vontade seja feita. Ocorre que em nenhum relacionamento o egoísmo, a intransigência e a imposição da nossa própria vontade, gera resultados benéficos.

Essa postura não dá certo em um casamento, não dá certo em uma sociedade empresarial, não dá certo também em relacionamentos mais superficiais, como o relacionamento com o colega de trabalho. Nenhum relacionamento genuíno dá certo com egoísmo, com orgulho e fazendo somente o que queremos. Então, ter sabedoria para lidar com pessoas é uma das exigências para você ter resultados, seja empresariais ou na sua vida pessoal.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Em um mundo cada vez mais acelerado e estressante, como a sabedoria milenar pode auxiliar na gestão das emoções, da ansiedade, do estresse? Como manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional?

__Tiago Brunet:__ O subtítulo de Princípios milenares é: dez leis espirituais para uma vida de paz e prosperidade. O doutor Augusto Cury fez o prefácio, onde ressaltou a importância de você gerir suas emoções para conquistar qualquer coisa que seja ligada à felicidade ou prosperidade. E acredito que uma das maiores dificuldades que o ser humano tem é lidar com as próprias emoções. Por que a gente não consegue dominar nossas próprias emoções? Primeiro, porque a gente não consegue nem sequer reconhecê-las. Não sabemos o que estamos sentindo direito. É saudade? É raiva? É ódio? É inveja? É rancor?

O que nós estamos sentindo? As pessoas não se autoconhecem. Não existe um autoconhecimento verdadeiro. As pessoas não têm conhecimento e também entendimento das suas emoções. Conhecimento é ler um livro, fazer cursos, participar de palestras. Eu tenho conhecimento sobre o assunto. Entendimento é passar por experiências.

Entender exige experiências, ou seja, além de livros, palestras, conhecimentos, eu vou para uma terapia. Precisei passar por situações diferentes. Tudo isto ampliou meu entendimento da situação. Por exemplo: imagine uma pessoa que te feriu muito. Eu passei por isso. Ao invés de querer a vingança, eu passei por cima do meu orgulho, da minha própria vontade, fui lá e perdoei; pronto! Deixou de ser conhecimento – o perdão – e virou entendimento. Agora eu entendi o poder do perdão, porque a gente vê os efeitos muito rapidamente. Eu acho que a humanidade está precisando muito gerir as próprias emoções.

__HSM – Perspectivas de Carreira:__ Desempenho é uma preocupação constante para gestores e diretores. Como o entendimento sobre os princípios milenares pode nos ajudar a ter uma vida com performance e resultados tangíveis em nossas equipes e organizações?

__Tiago Brunet:__ Sobre sabedoria para performance, primeiro, precisamos entender o que é um “princípio milenar”.

Primeira característica: ele precisa ser atemporal, ou seja, não importa se foi há dois mil anos, se é agora ou se é daqui a mil anos, esse princípio tem sempre validade.

A segunda característica: ele é universal. Ele funciona em qualquer lugar.

Terceira característica de um princípio milenar: ele não tem nenhuma lei contrária.

Não existe nada que me proíba de praticá-lo. Então, os princípios milenares da maturidade, da verdade, da honra, da generosidade, você nunca vai ter uma lei humana, jurídica, me proibindo de fazer ou de cumprir um princípio milenar.

E a quarta e última característica é que tem uma base milenar defendendo aquele princípio.

Para a performance, os princípios milenares vão te ajudar muito sem você desequilibrar-se emocionalmente ou roubar tempo da sua família. Por quê?

Ao cumprir princípios milenares para você melhorar sua performance, se tornando um gestor melhor, um membro de equipe mais eficaz, uma pessoa que gera mais resultados, seja financeiro, seja o resultado para a equipe, seja um resultado de tempo.

Você se torna um administrador de tempo melhor. Os princípios milenares sempre facilitam a tua vida porque vão deixar a tua vida mais leve. Por quê? Quem vive debaixo de princípio tem recompensa. Quem não vive debaixo de princípio, ou seja, quem quebra princípio, vive debaixo de regras humanas. Ao estudar o surgimento das regras, vamos entender que elas surgem devido à quebra de princípios. Ou seja, ao quebrar princípios milenares precisamos de regras para impor limites ao que fazemos.

Agora olha só, se você cumpre o princípio, você tem recompensa. Se você não cumpre o princípio e vai ter que viver de base de regra, você só não vai ser preso. Não tem recompensa em viver de base de regra humana. Você só deixa de ser castigado, se cumprir a regra. Ninguém no final do ano recebe um prêmio porque fez tudo direitinho. Ou seja, pagou o imposto, não xingou ninguém, não bateu ninguém, vai receber um prêmio? Não. Só não foi preso. Então, viver debaixo de princípios de sabedoria que resistiram ao severo teste do tempo vai acelerar seus resultados e a sua performance.

Compartilhar:

Augusto é Diretor de Relações Institucionais do Instituto Four, Coordenador da Lifeshape Brasil, Professor convidado da Fundação Dom Cabral, criador da certificação Designer de Carreira e produtor do Documentário Propósito Davi Lago é coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, professor de pós-graduação na FAAP e autor best-seller de obras como “Um Dia Sem Reclamar” (Citadel) e “Formigas” (MC). Apresentador do programa Futuro Imediato na Univesp/TV Cultura

Artigos relacionados

Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura