Dossiê: Saúde mental nas empresas, Saúde mental

Saúde mental é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico

Os esforços das empresas em prol da saúde mental dos colaboradores ganham impulso com o movimento Mente em Foco, trazendo o assunto para a agenda estratégica das organizações

Compartilhar:

A pandemia da Covid-19 ainda está longe de terminar, e as consequências dela serão sentidas das mais diversas formas e por muitos anos depois que isto acontecer. Além da perda inestimável de milhões de pessoas, das perdas econômicas e sociais, com a insegurança alimentar crescendo em escala global, e outras que ainda vamos conhecer, a crise sanitária trouxe transformações em toda a sociedade. A crise aumentou as desigualdades e atingiu mais duramente os mais vulneráveis.

Mudanças no mundo do trabalho que estavam em curso foram precipitadas pela pandemia. Mais do que o home office, as formas de trabalho foram repensadas, com forte participação de processos totalmente digitais. Os novos modelos de trabalho, a aceleração da transformação digital nas empresas, as restrições de convívio no trabalho e a [fusão da vida pessoal e profissional também afetaram as pessoas](https://www.revistahsm.com.br/post/ate-quando-os-cansados-serao-exaltados), particularmente a saúde mental.

## Saúde mental e desenvolvimento sustentável
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades é o terceiro de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Dentre as metas do Brasil para o ODS 3 até 2030, estão: reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, promover a saúde mental e o bem-estar, a saúde do trabalhador e da trabalhadora, e prevenir o suicídio.

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU é uma plataforma que reúne o setor empresarial para atuar com impacto mensurável nos ODS e se tornou a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do País. A experiência desta Rede mostra que o caminho passa pela atuação de redes de organizações com iniciativas e ações que têm como tripé as governanças ambiental, social e corporativa (ou ESG, do inglês Environmental, Social and Governance). Nos últimos meses, o ESG tem tomado cada vez mais espaço dentro das estratégias das empresas brasileiras. [As pessoas devem estar no centro de todas essas ações](https://www.mitsloanreview.com.br/post/autocuidado-nao-e-skincare-e-ambiente-seguro), em congruência com os ODS.

Levantamento preliminar do Ministério da Saúde, feito em 2020, aponta que a ansiedade é o transtorno mental mais presente entre os brasileiros durante a pandemia. Já antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde estimava que a depressão e a ansiedade custam à economia mundial US$ 1 trilhão ao ano em perda de produtividade.

Em um cenário brasileiro, os transtornos comportamentais e de saúde mental já são a terceira causa de afastamento de trabalhadores de seus postos de trabalho, de acordo com informações da Secretaria de Previdência, vinculada ao Ministério da Economia.

## A saúde mental na agenda das organizações
Estes dados despertam para uma realidade já detectada há algum tempo e que afeta diretamente a vida das pessoas e, por consequência, toda a sociedade, incluindo a produtividade das empresas. Os cuidados com a saúde mental já figuravam em reuniões e em planos de ação das companhias. A grave crise sanitária tornou evidente que o clima organizacional tem um papel central na saúde e bem-estar dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos.

As empresas começaram a entender a importância de agir – não de forma emergencial com ações pontuais, mas de forma estratégica. Sabemos quão delicado é falar sobre esse tema, uma vez que ainda existe muito tabu, estigma e preconceito.

Saúde mental não se resume em ausência de doença mental. É o resultado do desenvolvimento psicológico ao longo da vida. [Saúde mental depende de capacitação de pessoas](https://www.revistahsm.com.br/podcasts/rh-tech-trends-02-saude-emocional-com-tecnologia-aplicada), programas comportamentais proativos e envolvimento dos setores de educação, trabalho, justiça e bem-estar.

Os psicólogos estão entre os profissionais de saúde que trabalham para melhorar a saúde mental em todas as partes do mundo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Psicologia e outras sociedades científicas de diversos países formaram uma aliança global comprometida com os ODS da Agenda 2030.

## Movimento Mente em Foco
Por entender a urgente necessidade de se falar de forma franca sobre esse universo, a Rede Brasil do Pacto Global, a Sociedade Brasileira de Psicologia e a InPress Porter Novelli criaram o movimento Mente em Foco, que convida e estimula o setor privado a estabelecer ações concretas e duradouras para criar e manter um ambiente de trabalho equilibrado e saudável que ofereça segurança psicológica aos seus colaboradores.

Agir de forma proativa e preventiva, incluindo esses temas como parte da [gestão estratégica das empresas](https://www.revistahsm.com.br/post/como-criar-uma-cultura-de-saude-mental-na-sua-empresa), faz toda a diferença para as pessoas, independente de qual seja o nível hierárquico. E, para isso, é necessário estimular a discussão aberta, estabelecer estratégias e iniciativas consistentes de promoção da saúde mental no trabalho. Isso tem impacto na vida das pessoas, nos negócios, na economia e no desenvolvimento social.

O Mente em Foco promove a união, com troca de experiências e ações claras para garantirmos às pessoas um direito fundamental: o da saúde. Ter acesso ao melhor conhecimento para cuidarmos uns dos outros e construirmos uma sociedade mais saudável é algo indispensável para o desenvolvimento socioeconômico mais justo, sustentável e igualitário no Brasil e no mundo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Seu data center está preparado para racks de 100 kW?

A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Sharenting: o limite entre compartilhar e expor

Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Tudo que aprendi sobre a gestão da nova hotelaria nos últimos cinco anos

Mais conectado, informado e exigente, o consumidor de hoje compara sua experiência de hospedagem com os melhores serviços que encontra em qualquer setor. Em um mercado cada vez mais competitivo, o futuro dos hotéis dependerá da combinação entre inovação, eficiência e de pessoas que tenham a capacidade de criar experiências memoráveis

O SaaSpocalypse chegou? Talvez a pergunta esteja errada.

A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

O cérebro é um velcro para críticas e um teflon para elogios

Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de setembro de 2026 14H00
A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Felipe Vasco da Silva - Diretor de Aplicações Tecnológicas para a América Latina da Vertiv

4 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
16 de setembro de 2026 08H00
Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Ana Bia Medeiros - Líder em Educação na Kiddle Pass

4 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 14H00
Mais conectado, informado e exigente, o consumidor de hoje compara sua experiência de hospedagem com os melhores serviços que encontra em qualquer setor. Em um mercado cada vez mais competitivo, o futuro dos hotéis dependerá da combinação entre inovação, eficiência e de pessoas que tenham a capacidade de criar experiências memoráveis

Rodrigo Miluzzi - Diretor de Operações do Grupo Mabu

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 08H00
A partir de uma conversa com Rogério Almeida, principal executivo do Cristália, este artigo discute como investimentos de longo prazo em pesquisa, tecnologia e capacidade produtiva podem contribuir para a construção de maior autonomia científica e industrial no Brasil.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

23 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação, Estratégia
14 de setembro de 2026 18H00
A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

13 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
14 de setembro de 2026 14H00
Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Valter Bahia Filho - Autor e consultor educacional de Neurociência e Comportamento, Psicologia Positiva, Comunicação, Artes e Gestão de Pessoas.

12 minutos min de leitura
Liderança
14 de setembro de 2026 08H00
Inspirada na filosofia dos mestres jardineiros japoneses, o autor analisa a trajetória centenária da Omron e questiona um dos pilares da gestão tradicional: e se o papel do líder não fosse controlar resultados, mas cultivar o ambiente onde inovação, autonomia e crescimento acontecem naturalmente?

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

11 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 17H00
Modelos de inteligência artificial estão cada vez mais baratos, disponíveis e semelhantes em desempenho. O desafio das organizações não é apenas automatizar processos, mas definir onde a decisão deve continuar sendo humana e como transformar discernimento em vantagem competitiva.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

10 minutos min de leitura
Estratégia e Execução
13 de setembro de 2026 14h00
Os movimentos recentes de Art’G e Belmont Emeralds revelam estratégias de geração e captura de valor

Adriana Salles Gomes

0 min de leitura
Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 08H00
Enquanto os ciclos tecnológicos se tornam cada vez mais curtos, organizações enfrentam um desafio permanente: transformar inovação em resultados concretos e que gere valor para o negócio no longo prazo.

Andréia Rengel - CEO e sócia da AMcom

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução