Assunto pessoal

Saúde mental: um framework e mais cinco medidas

Referência no tema, a britânica Poppy Jaman mostra como as empresas podem lidar melhor com a epidemia de distúrbios emocionais

Compartilhar:

Ainda há muita gente questionando a responsabilidade das empresas sobre a saúde mental dos funcionários. Poppy Jaman, uma das mais conhecidas ativistas da saúde mental no trabalho, do Reino Unido, deixou clara essa accountability em entrevista à *Rotman Management*: embora qualquer faceta da vida possa afetar nossa saúde mental, o fato de passarmos 30% de nossas horas acordados no trabalho faz com que os empregadores tenham um papel a desempenhar para lidarmos com problemas emocionais. Além do mais, o impacto da saúde mental nos negócios é substancial: sem pessoas mentalmente saudáveis, as organizações correm o risco de reduzir produtividade, aumentar custos e perder vantagem competitiva.

Segundo Jaman, globalmente, 15% dos adultos em idade produtiva vivem com algum distúrbio de saúde mental {pesquisa do artigo [“Distúrbios emocionais atingem 30% dos trabalhadores”](https://www.revistahsm.com.br/post/disturbios-emocionais-atingem-30-dos-trabalhadores) mediu 30% no Brasil}. Condições de saúde mental sem suporte afetam a autoconfiança e a capacidade e geram absenteísmo.

Jaman desenvolveu um framework para as empresas liderem com a saúde mental, apoiado em três pilares:

__O primeiro__ é criar uma cultura de bem-estar e segurança psicológica. Isso significa falar proativamente sobre saúde mental, criar campanhas e fazer com que os líderes mostrem a própria vulnerabilidade. Por exemplo, quando o líder compartilha uma história sobre um momento difícil da vida e o que ele fez para superá-lo, isso pode ser extremamente poderoso. Nos grandes negócios, há a bravata de nunca mostrar uma falha na armadura. Jaman chama isso de “perfeccionismo tóxico”.

__O segundo__ pilar é criar um ambiente de trabalho mentalmente saudável – em que todos, da equipe júnior até a C-suite, saibam reconhecer, em si e nos outros, os primeiros sinais de alerta de problemas de saúde mental e consigam conversar sobre isso.

__O terceiro__ pilar é tornar recursos, ferramentas e suporte acessíveis. Isso inclui registrar e analisar dados sobre saúde mental (ausências, como as pessoas estão se sentindo sobre seus empregos etc.). Sem esses dados, não há como avaliar mudanças na área.

Para complementar o framework, há o assessment de prosperidade no trabalho de Jaman, que permite às empresas avaliar seu progresso no alcance dos padrões da estrutura e se compararem com seus pares.

Jaman já tem 79 empresas globais usando o framework, entre elas Deloitte, que o adota em 140 países. A expert também descobriu em sua pesquisa cinco gatilhos para prevenir problemas de saúde mental: conexão com os colegas; aprender coisas novas (se possível, coisas feitas com as próprias mãos); ser generoso; (auto)observar-se; e movimentar-se (exercícios, caminhadas, o que for).

__Leia também: [Cansou de pessoas tóxicas? Saiba o que fazer](https://www.revistahsm.com.br/post/cansou-de-pessoas-toxicas-saiba-o-que-fazer)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança