Uncategorized

Se temos os melhores mentores…

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Linda Rottenberg, fundadora da organização Endeavor, de fomento ao empreendedorismo, tem mesmo um pouco de empreendedora e um pouco de louca, como diz o título de seu livro, publicado pela HSM. Mas sua lucidez foi total ao fazer o diagnóstico do empreendedorismo brasileiro, em entrevista exclusiva a **HSM Management.**

Linda surpreende em vários momentos. Por exemplo, sabe qual o maior defeito do empreendedor brasileiro, na opinião dela? Não saber contar histórias. Ela nos compara com os storytellers argentinos e, pelo que nossa editora Adriana Salles Gomes depreendeu, acha que perdemos de lavada, placar do tipo 7 a 1. 

Assim como aponta as deficiências a superarmos, Linda ressalta nossas qualidades, e uma das mais instigantes diz respeito à capacidade dos empresários e executivos que dão mentoria a empreendedores arregimentados pela Endeavor. O adjetivo escolhido pela fundadora da ONG para descrevê-los é “incríveis”. Ela diz textualmente que nossos mentores são muito melhores do que os de outros países. A explicação? “Acho que mesmo uma grande empresa no Brasil precisa ser empreendedora, ter um CEO empreendedor”, supõe. Faz sentido. 

Começo esta cartinha, portanto, recomendando a leitura da entrevista com Linda Rottenberg e acrescentando que serve para empreendedores em geral, estejam eles em startups, empresas estabelecidas ou à procura de uma oportunidade. É o equivalente a uma aula. 

Outra aula, e das bem práticas, é o guia passo a passo para melhorar a experiência do cliente preparado pela consultoria McKinsey. O texto ensina a mudar o modo de nos relacionarmos com os clientes – saem os pontos de contato, entra a jornada do cliente. 

Mestre em experiência do cliente, Jeff Bezos ganha um perfil em que ele mesmo analisa seu estilo de liderança, bastante focado e apoiado em três pilares. A meu ver, qualquer um que seja ou queira ser líder um dia precisa separar um tempinho para entender o que se passa na cabeça de Bezos. Aula também. 

Por último, como se fosse uma aula valendo nota, há o artigo dos consultores do BCG Christian Orglmeister e Manuel Luiz sobre como as empresas brasileiras devem se reorganizar para ganhar eficiência. Acompanhamos o assunto de perto, como nosso assinante sabe, e esse conteúdo é uma valiosa contribuição – note a visão dos autores sobre os sinais da desorganização e como ela aconteceu. 

Lendo esses quatro textos, tudo junto e misturado, sou otimista: se temos os melhores mentores, sabemos como tratar o cliente e liderar, temos futuro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança