Uncategorized

Se temos os melhores mentores…

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Linda Rottenberg, fundadora da organização Endeavor, de fomento ao empreendedorismo, tem mesmo um pouco de empreendedora e um pouco de louca, como diz o título de seu livro, publicado pela HSM. Mas sua lucidez foi total ao fazer o diagnóstico do empreendedorismo brasileiro, em entrevista exclusiva a **HSM Management.**

Linda surpreende em vários momentos. Por exemplo, sabe qual o maior defeito do empreendedor brasileiro, na opinião dela? Não saber contar histórias. Ela nos compara com os storytellers argentinos e, pelo que nossa editora Adriana Salles Gomes depreendeu, acha que perdemos de lavada, placar do tipo 7 a 1. 

Assim como aponta as deficiências a superarmos, Linda ressalta nossas qualidades, e uma das mais instigantes diz respeito à capacidade dos empresários e executivos que dão mentoria a empreendedores arregimentados pela Endeavor. O adjetivo escolhido pela fundadora da ONG para descrevê-los é “incríveis”. Ela diz textualmente que nossos mentores são muito melhores do que os de outros países. A explicação? “Acho que mesmo uma grande empresa no Brasil precisa ser empreendedora, ter um CEO empreendedor”, supõe. Faz sentido. 

Começo esta cartinha, portanto, recomendando a leitura da entrevista com Linda Rottenberg e acrescentando que serve para empreendedores em geral, estejam eles em startups, empresas estabelecidas ou à procura de uma oportunidade. É o equivalente a uma aula. 

Outra aula, e das bem práticas, é o guia passo a passo para melhorar a experiência do cliente preparado pela consultoria McKinsey. O texto ensina a mudar o modo de nos relacionarmos com os clientes – saem os pontos de contato, entra a jornada do cliente. 

Mestre em experiência do cliente, Jeff Bezos ganha um perfil em que ele mesmo analisa seu estilo de liderança, bastante focado e apoiado em três pilares. A meu ver, qualquer um que seja ou queira ser líder um dia precisa separar um tempinho para entender o que se passa na cabeça de Bezos. Aula também. 

Por último, como se fosse uma aula valendo nota, há o artigo dos consultores do BCG Christian Orglmeister e Manuel Luiz sobre como as empresas brasileiras devem se reorganizar para ganhar eficiência. Acompanhamos o assunto de perto, como nosso assinante sabe, e esse conteúdo é uma valiosa contribuição – note a visão dos autores sobre os sinais da desorganização e como ela aconteceu. 

Lendo esses quatro textos, tudo junto e misturado, sou otimista: se temos os melhores mentores, sabemos como tratar o cliente e liderar, temos futuro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura