Uncategorized

Será mesmo o fim de TVs e smartphones?

Pelo menos Mark Zuckerberg, líder do Facebook, diz apostar na onipresença da inteligência artificial, da conectividade e das realidades virtual e aumentada

Compartilhar:

Imagens digitais sobrepostas ao mundo real, como o game Pokemón Go, são uma das apostas de Mark Zuckerberg, como ficou claro na conferência do Facebook, F8, ocorrida em abril último. Na visão do fundador da empresa, já na próxima década as realidades virtual e aumentada, assim como a inteligência artificial, devem ser possíveis em toda parte, com a conexão à internet se espalhando, em vez de se concentrar em smartphones e televisores. E essas tecnologias serão os novos negócios da vez. 

Para bancar sua aposta, Zuckerberg apresentou a plataforma Camera Effects, um conjunto de ferramentas para que desenvolvedores externos criem aplicativos de realidade aumentada que os consumidores possam acessar a partir da câmera do aplicativo do Facebook atual, baixado em óculos. Isso teoricamente abriria a porta para o FB hospedar um próximo fenômeno estilo “Pokémon Go”. 

Segundo o portal _Business Insider_, o Facebook quer é desenhar um universo paralelo de aplicativos e ferramentas que não dependam das lojas dos smartphones nem dos televisores, desafiando Apple e Google. Isso ocorre porque, como notou o New York Times, Zuckerberg tem a frustração de o Facebook não ter desenvolvido sistema operacional para smartphone e TV próprios, como Apple e Google. 

Ainda no F8, Zuckerberg mostrou também que todos poderiam ter uma “tela virtual” na parede da sala de estar, maior do que a maior TV disponível no mercado. “Nós não precisamos de uma TV física; podemos comprar um app de US$ 1, projetá-lo na parede e assistir a ele”, disse. 

O princípio que Zuckerberg está seguindo é: as coisas físicas de hoje podem não ser mais físicas e continuar cumprindo a mesma função. Nem os óculos – holográficos, como o HoloLens, da Microsoft, ou mais convencionais – serão necessários; o suporte estará nas paredes. 

No curto prazo, a jogada do Facebook com a realidade aumentada vai parecer concorrência com o Snapchat, mas, no longo, Zuckerberg vai ter de brigar com todo mundo. O problema é que grande parte da economia mundial de hoje depende da produção de telefones, TVs e tudo o que o Facebook quer exterminar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o feed não sustenta a reputação

Em um mundo onde a presença digital se estende para além das redes sociais, este artigo mostra que a reputação de um líder não é construída pelo que ele publica, mas pela coerência entre discurso, comportamento e cada interação do dia a dia.

O mercado não paga esforço

Este artigo provoca uma reflexão central: não é o quanto se trabalha que sustenta uma carreira, mas a capacidade de transformar trabalho em valor e impacto real.

Marketing
9 de junho de 2026 18H00
Em um mundo onde a presença digital se estende para além das redes sociais, este artigo mostra que a reputação de um líder não é construída pelo que ele publica, mas pela coerência entre discurso, comportamento e cada interação do dia a dia.

Bruna Lopes de Barros

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Cultura organizacional
9 de junho de 2026 09H00
Nunca tivemos tanto acesso à informação. E, paradoxalmente, nunca foi tão difícil saber o que está realmente acontecendo.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
8 de junho de 2026 16H00
Este artigo mostra por que a inteligência artificial está deslocando o centro da competitividade das empresas, da tecnologia para a qualidade do pensamento organizacional.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

7 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia
8 de junho de 2026 09H00
Este artigo provoca uma reflexão central: não é o quanto se trabalha que sustenta uma carreira, mas a capacidade de transformar trabalho em valor e impacto real.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, estrategista de negócios, escritor e palestrante

2 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
7 de junho de 2026 13H00
Se líderes continuam aprendendo, por que continuam não evoluindo? A resposta pode estar na forma como treinamos - e no que deixamos de medir.

Alexandre Santille - Fundador e Sócio da teya

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de junho de 2026 08H00
Este artigo mostra como falhas operacionais e desintegração de sistemas ainda geram perdas bilionárias - e por que a inteligência artificial pode transformar a eficiência em vantagem estratégica no setor elétrico.

Gilson Paulillo - Diretor comercial da Pagar

2 minutos min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A longevidade deixou de ser apenas um dado demográfico para se tornar questão de governança

Fran Winandy

0 min de leitura
Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de junho de 2026 13H00
Quando bem interpretados, os sinais do comportamento das equipes deixam de ser rotina e passam a revelar o que realmente sustenta performance, engajamento e resultado.

Natalia Ubilla - Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

4 minutos min de leitura
ESG
6 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra por que a inclusão de pessoas com deficiência ainda não evoluiu de obrigação legal para estratégia de negócio nas organizações brasileiras.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

6 minutos min de leitura
Liderança
5 de junho de 2026 16H00
Organizações não estão falhando por falta de esforço, estão falhando por fazer coisas demais ao mesmo tempo. Este artigo reforça que o verdadeiro papel da liderança não é multiplicar tarefas, mas definir o problema certo e simplificar a execução.

François Bazini - CMO e Consultor

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão