Uncategorized

Será mesmo o fim de TVs e smartphones?

Pelo menos Mark Zuckerberg, líder do Facebook, diz apostar na onipresença da inteligência artificial, da conectividade e das realidades virtual e aumentada

Compartilhar:

Imagens digitais sobrepostas ao mundo real, como o game Pokemón Go, são uma das apostas de Mark Zuckerberg, como ficou claro na conferência do Facebook, F8, ocorrida em abril último. Na visão do fundador da empresa, já na próxima década as realidades virtual e aumentada, assim como a inteligência artificial, devem ser possíveis em toda parte, com a conexão à internet se espalhando, em vez de se concentrar em smartphones e televisores. E essas tecnologias serão os novos negócios da vez. 

Para bancar sua aposta, Zuckerberg apresentou a plataforma Camera Effects, um conjunto de ferramentas para que desenvolvedores externos criem aplicativos de realidade aumentada que os consumidores possam acessar a partir da câmera do aplicativo do Facebook atual, baixado em óculos. Isso teoricamente abriria a porta para o FB hospedar um próximo fenômeno estilo “Pokémon Go”. 

Segundo o portal _Business Insider_, o Facebook quer é desenhar um universo paralelo de aplicativos e ferramentas que não dependam das lojas dos smartphones nem dos televisores, desafiando Apple e Google. Isso ocorre porque, como notou o New York Times, Zuckerberg tem a frustração de o Facebook não ter desenvolvido sistema operacional para smartphone e TV próprios, como Apple e Google. 

Ainda no F8, Zuckerberg mostrou também que todos poderiam ter uma “tela virtual” na parede da sala de estar, maior do que a maior TV disponível no mercado. “Nós não precisamos de uma TV física; podemos comprar um app de US$ 1, projetá-lo na parede e assistir a ele”, disse. 

O princípio que Zuckerberg está seguindo é: as coisas físicas de hoje podem não ser mais físicas e continuar cumprindo a mesma função. Nem os óculos – holográficos, como o HoloLens, da Microsoft, ou mais convencionais – serão necessários; o suporte estará nas paredes. 

No curto prazo, a jogada do Facebook com a realidade aumentada vai parecer concorrência com o Snapchat, mas, no longo, Zuckerberg vai ter de brigar com todo mundo. O problema é que grande parte da economia mundial de hoje depende da produção de telefones, TVs e tudo o que o Facebook quer exterminar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura