Sustentabilidade

Seu candidato conhece o Apolitical.co?

Nada de reinventar a roda, como muitos prometem. Um site confere mais eficiência à gestão dos governos ao conectar gestores públicos de todo o mundo e oferecer um espaço único para a troca de ideias e experiências entre eles.

Compartilhar:

É comum observar os governantes agirem como se precisassem, o tempo todo, “reinventar a roda”. E isso, acreditem, não acontece apenas no Brasil. Em todo o planeta, há uma tendência dos gestores públicos de encarar os desafios de seu país ou sua região como se fossem restritos a suas fronteiras. Isso se dá por ignorância em relação a experiências bem-sucedidas, pelo viés ideológico ou até mesmo por conta de interesses partidários.

Por isso, em tempos de eleição no Brasil, vale a pena conhecer o site Apolitical, criado como uma espécie de antídoto a esse mal que, muitas vezes, é o principal entrave à implementação de políticas mais adequadas ao enfrentamento dos grandes problemas de países e sociedades. A plataforma conecta os gestores públicos em uma rede global e oferece um espaço único para a troca de ideias e experiências entre eles.

“No mundo inteiro, milhares de homens e mulheres que trabalham no governo de suas regiões precisam lidar com problemas semelhantes. Geralmente, as soluções que eles encontram podem ser compartilhadas. No entanto, com os gestores públicos trabalhando sob a pressão do tempo e isolados em feudos, as boas ideias acabam confinadas a um país ou setor. Isso leva à duplicação de esforços, desperdício dos recursos dos contribuintes e serviços de pior qualidade para os cidadãos”, explica o site.

O Apolitical foi desenvolvido em 2015 por duas mulheres: Robyn Scott, que vinha de uma experiência bem-sucedida de formação de jovens na África do Sul, e Lisa Witter, que havia integrado o consellho municipal da cidade de Seattle, nos EUA. Quando se conheceram, ambas descobriram ter em comum a frustração diante da falta de informações no setor público. “Estamos sempre celebrando a inovação no setor privado. Queremos mostrar que os governos também têm seus heróis”, afirmou Robyn Scott em entrevista recente à revista _Fast Company._

Inicialmente o site trazia artigos e estudos de casos  avançados em políticas públicas. Granças ao aumento do número de usuários, juntamente com financiamento da União Europeia e investimentos de várias regiões do mundo, as fundadoras conseguiram expandir recentemente os serviços, incluindo a conexão e o compartilhamento de informações entre as pessoas, a partir de debates sobre problemas e soluções.

Atualmente o Apolitical se relaciona com gestores e servidores públicos, ONGs e parceiros de governos de mais de 120 países, incluindo o Brasil. “À medida que os governos precisam lidar com desafios crescentes e em maior número, políticas públicas inovadoras se tornam mais importantes do que nunca. Por isso, o site cumpre um papel tão importante”, atesta Aaron Maniam, que já ocupou um cargo de direção no ministério da Indústria e Comércio de Singapura.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os oito pilares que sustentam uma estratégia sólida de IA

O sucesso das iniciativas de inteligência artificial depende de muito mais do que bons algoritmos. O artigo explora os elementos fundamentais para transformar a IA em uma ferramenta estratégica de negócios, conectando inovação, governança, segurança, compliance e desenvolvimento organizacional.

74% das empresas consideram a cibersegurança de terceiros muito importante

A porta de entrada para um incidente cibernético nem sempre está dentro da organização. Em muitos casos, ela pode estar em um parceiro, prestador de serviço ou fornecedor com acesso a sistemas, dados e processos críticos. O artigo explora por que a gestão de terceiros se tornou um dos principais desafios da segurança digital contemporânea.

IA como álibi das decisões não pensadas

Será que as empresas, focando a agilidade das entregas com assistência de inteligência artificial, deixaram em segundo plano a qualidade do raciocínio? E quais são os riscos disso?

O problema não começa no canteiro. Só fica visível nele.

Atrasos, mudanças de escopo e disputas contratuais costumam ser tratados como falhas da execução. O artigo argumenta que, na maioria dos casos, os conflitos já estavam contratados desde o início, em escopos incompletos, riscos mal distribuídos e orçamentos desconectados da realidade do projeto.

User Experience, UX, Marketing & growth
6 de novembro de 2026 08H00
O artigo explora como empresas de hospitalidade e entretenimento podem integrar marketing, operação e relacionamento para transformar uma compra em uma conexão contínua com a marca.

João Biancardi - Diretor de Marketing, CRO e Experiência do Cliente do Grupo Mabu

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Estratégia
5 de novembro de 2026 14H00
O sucesso das iniciativas de inteligência artificial depende de muito mais do que bons algoritmos. O artigo explora os elementos fundamentais para transformar a IA em uma ferramenta estratégica de negócios, conectando inovação, governança, segurança, compliance e desenvolvimento organizacional.

Sergio Hirase - CTO do Mycon

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
5 de novembro de 2026 08H00
A porta de entrada para um incidente cibernético nem sempre está dentro da organização. Em muitos casos, ela pode estar em um parceiro, prestador de serviço ou fornecedor com acesso a sistemas, dados e processos críticos. O artigo explora por que a gestão de terceiros se tornou um dos principais desafios da segurança digital contemporânea.

Bruno Santos -Ssócio e CRO da área de Gestão de Terceiros da Bernhoeft

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
4 de novembro de 2026 14H00
Mais do que decidir quanto automatizar, líderes e organizações precisarão aprender a desenhar processos que combinem criatividade, julgamento, validação e execução para gerar resultados melhores do que aqueles que humanos ou máquinas seriam capazes de produzir isoladamente.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

16 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de novembro de 2026
Será que as empresas, focando a agilidade das entregas com assistência de inteligência artificial, deixaram em segundo plano a qualidade do raciocínio? E quais são os riscos disso?

Camila Besseler - Fundadora e CEO da mCMOs, ecossistema para mulheres da alta liderança em marketing, growth e receita. Tem 25 anos de experiência na interseção entre estratégia, marca, dados e receita, com passagens por Grupo Tigre e CI&T. Estuda sistemas — o marketing é um deles — e escreve sobre estratégia, mercado e melhores decisões.

0 min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
4 de novembro de 2026 08H00
Atrasos, mudanças de escopo e disputas contratuais costumam ser tratados como falhas da execução. O artigo argumenta que, na maioria dos casos, os conflitos já estavam contratados desde o início, em escopos incompletos, riscos mal distribuídos e orçamentos desconectados da realidade do projeto.

Nayron Russo - Advogado e sócio do escritório Aroeira Salles

4 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2026 14H00
O artigo reflete sobre a evolução da carreira financeira e sobre o papel da contabilidade como ferramenta de gestão, mostrando que lucro, sozinho, raramente conta a história completa de uma empresa. Mais do que interpretar demonstrações financeiras, entender balanços, fluxo de caixa e capital de giro tornou-se uma competência essencial para líderes que desejam crescer de forma sustentável, tomar decisões mais consistentes e enxergar riscos e oportunidades antes que eles apareçam nos resultados.

Darcio Zarpellon - Diretor Financeiro (CFO) e membro certificado do Conselho de Administração (CCA-IBGC | CFO-BR IBEF)

6 minutos min de leitura
ESG
3 de novembro de 2026 08H00
Velocidade, por si só, não garante melhores decisões. A partir das recentes mudanças nos processos normativos da CVM, o artigo propõe uma reflexão sobre os desafios de conciliar eficiência, excelência técnica e diversidade de perspectivas na construção regulatória.

Renata Oliva Battiferro - Diretora Executiva e Head do Investors Group do 30% Club Brazil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
2 de novembro de 2026 15H00
Dados não estruturados, documentos físicos e processos legados impactam a adoção da IA e por que a automação inteligente se tornou uma peça-chave dessa transformação. O texto explora por que a preparação dos dados pode ser mais importante do que a própria tecnologia.

Alexandre Cardoso - Business Development Manager da Ricoh LATAM

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de novembro de 2026 08H00
O crescimento das ameaças digitais exige mais do que aumentar recursos destinados à segurança cibernética. Exige compreender quais riscos realmente importam para o negócio. O artigo explora por que as organizações precisam abandonar modelos baseados na inércia e adotar uma lógica orientada por risco para direcionar seus investimentos.

Ricardo Moraes - Sócio-líder de segurança cibernética e Daniel Pacheco - Sócio-líder de consultoria em tecnologia da KPMG no Brasil

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

CAPA_HSM_30_ANOS-1_pages-to-jpg-0001

Acesse agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #175

EDIÇÃO ESPECIAL DE 30 ANOS DA HSM MANAGEMENT