Uncategorized

Sim, você pode

já pensou em fazer um curso de escrita criativa? O aprendizado formal continua útil, Porém, para ser um “aprendiz da vida inteira”, é preciso conseguir ir além
Patrícia Badanais é executiva-chefe de operações da HSM e mãe da Sophia.

Compartilhar:

“Há 30 anos, aprender algo permitia que eu pudesse praticar aquilo por um bom tempo sem precisar modificar. Hoje não mais.” A frase é do filósofo e educador Mario Sergio Cortella e resume bem o momento vivido pela educação corporativa. Hoje, ninguém mais pode se dar ao luxo de acreditar que não precisa mais aprender nada.

A boa notícia é que também somos autorizados a dizer: “Não sei”. Desde, claro, que a frase venha seguida de: “Mas posso aprender”. Isso vale não só para as habilidades diretamente associadas ao escopo do trabalho, o conhecimento necessário para desempenhar tarefas específicas e técnicas, mas para habilidades “soft” – como a negociação, por exemplo. 

Uma pesquisa do Pew Research Center sobre aprendizado de longo prazo e tecnologia já em 2016 mostrava que 73% dos norte-americanos buscavam conhecimentos o tempo todo e se consideravam “aprendizes da vida inteira”. Do total de adultos, 74% podem ser chamados de “aprendizes pessoais”, pois, segundo a pesquisa, participaram de pelo menos uma de várias atividades possíveis nos 12 meses anteriores para melhorar seu conhecimento. Isso inclui leituras, cursos ou participação em cursos e eventos ligados aos temas de interesse. 

Nesse contexto, a internet – ainda segundo a pesquisa – se mostra uma ferramenta fundamental, que torna o aprendizado ainda mais disponível em qualquer lugar. A pesquisa aponta que a maioria das pessoas procura um lugar específico, físico, para estudar, mas cada vez mais as opções de ensino a distância se configuram em um espaço privilegiado de aprendizado. 

Essa nova forma de aprender exige do aprendiz uma postura de curiosidade constante e de autodisciplina, além de uma capacidade de relacionar habilidades que podem parecer díspares em um primeiro momento. Quem está interessado em se tornar um negociador melhor, por exemplo, faria que tipo de curso? Workshops com especialistas são uma forma, mas que tal um curso de escrita criativa?

Não consegue ver a relação? Os cursos de escrita criativa não só ensinam a escrever textos literários; geralmente, eles propõem exercícios que promovem associações de ideias capazes de gerar novas formas de pensar. 

A negociação, já que estamos falando desse assunto, é algo que se constrói no dia a dia. E quando você está estudando um tema, começa a prestar atenção em como isso funciona em casa, com os filhos, na relação entre colegas. 

Essa é a proposta do omni learning, o modelo de aprendizado organizacional da HSM Academy – orgânico, mobile, não linear e integrado. Um modelo que oferece todos os recursos disponíveis para que o aprender seja algo inserido na rotina, e também um momento especial de encontro e troca quando necessário. 

O que a pesquisa do Pew Research Center descobriu há alguns anos é o que vemos todos os dias nas nossas vidas: está surgindo uma nova mentalidade voltada para o aprendizado contínuo. Aprender, afinal, vai se tornando cada vez mais uma prática cotidiana – acessível a todos, ao menos àqueles que se dispõem a dizer: “Sim, eu posso aprender”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura