Uncategorized
Oferecido por:

SingularityU Brasil Summit 2019

Evento debateu os principais desafios brasileiros e de que maneira os avanços da tecnologia podem ajudar a solucioná-los

Compartilhar:

Mais de 1,2 mil pessoas se reuniram em São Paulo nos dias 11 e 12 de junho para celebrar o mundo exponencial. Era a segunda edição do SingularityU Brazil Summit, evento promovido pela HSM em parceria com a Singularity University, que contou com especialistas do mundo todo abordando oito grandes temas: saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, comida, energia, meio ambiente e finanças. A seguir, HSM Management destaca falas e ideias de alguns palestrantes, mas os detalhes sobre as palestras e as imagens das facilitações gráficas criadas durante o evento você encontra em nosso site.

**Jeffrey Rogers:**  “Sobre a força do mundo exponencial, posso citar a empresa Nebula Genomics, que já realiza sequenciamento de DNA como serviço. Cobrando US$ 7 ao mês, além do acesso a suas informações, você também tem seus dados armazenados no blockchain e pode gerenciar permissões, de quem pode ou não acessar seus dados”.

**Jason Silva:** “Nos próximos 25 anos o smartphone vai ficar do tamanho de uma célula sanguínea e o universo todo estará na ponta dos nossos dedos. Por isso gosto do termo transumanismo: o ser humano é o animal que transcendeu a ele mesmo. Somos a espécie que transforma e transcende”.

**Taddy Blecher:**  “Temos uma oportunidade única de fazer história, acabar com a pobreza, o crime e a violência, porque somente o ser humano é capaz de resolver os problemas que ele mesmo cria. Trabalhando com educação na África do Sul, tiramos mais de 17 mil jovens da pobreza, dando educação gratuita de qualidade a eles. E provamos que a genialidade está em todos nós. Todos somos capazes”.

**Tiffany Vora:** “A biologia digital vai nos permitir executar coisas simplesmente incríveis. Imaginem, por exemplo, um peixe que possa digerir plástico e que nesse processo solta moléculas com PH alcalino. Além de equilibrar o PH dos oceanos, ele vai ajudar a salvar os corais. Isso será possível em breve”. 

**David Hunt:** “Não há desperdício na natureza. Os humanos são os únicos animais que produzem coisas que não querem reciclar. Como vamos transformar a agricultura num sistema circular e não numa cadeia? Em breve, vamos passar pela quinta grande revolução na agricultura, que ainda é considerada a indústria menos digitalizada do mundo. Viveremos a era da agricultura digital”. 

**Vik Muniz:** “Arte é a intersecção entre a mente e a matéria. Pior do que sermos substituídos pelas máquinas, é ficarmos tão estúpidos quanto elas”. 

**Nathana Sharma:** “Treinar dados é o novo ouro e nem precisamos mais entender de lógica de programação. Temos todos os ingredientes para criar hoje as tecnologias do futuro”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Reduzimos o analfabetismo. Agora precisamos evitar que os jovens abandonem a escola.

Pela primeira vez, a taxa de analfabetismo entre brasileiros com 15 anos ou mais ficou abaixo de 5%. O avanço, porém, expõe uma nova urgência: milhares de jovens continuam deixando a escola para trabalhar. O desafio agora é construir caminhos que permitam estudar, gerar renda e desenvolver competências para um mercado de trabalho em rápida transformação.

Entre o burnout, a felicidade e a IA: o que aprendemos no Mind Summit 2026

Em sua primeira experiência em um grande evento de negócios, duas estudantes foram convidadas a refletir sobre temas que impactam diretamente a nova geração de profissionais. O resultado foi uma jornada de descobertas sobre bem-estar, propósito, trabalho e o papel das pessoas em um futuro cada vez mais tecnológico.

O futuro da governança continua sendo humano

Com a participação de nomes como Christopher Garman, Thomas Shannon, Sergio Rial, Jeane Tsutsui e Guilherme Horn, o Congresso IBGC 2026 propõe um debate sobre um dos temas mais relevantes da atualidade: como exercer liderança e governança em um mundo marcado por inteligência artificial, incertezas geopolíticas e mudanças cada vez mais rápidas, sem abrir mão das competências que permanecem essencialmente humanas.

Tecnologia e inovação, Estratégia
14 de setembro de 2026 18H00
A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

Oferecido por:
13 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
14 de setembro de 2026 14H00
Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Valter Bahia Filho - Autor e consultor educacional de Neurociência e Comportamento, Psicologia Positiva, Comunicação, Artes e Gestão de Pessoas.

Oferecido por:
12 minutos min de leitura
Liderança
14 de setembro de 2026 08H00
Inspirada na filosofia dos mestres jardineiros japoneses, o autor analisa a trajetória centenária da Omron e questiona um dos pilares da gestão tradicional: e se o papel do líder não fosse controlar resultados, mas cultivar o ambiente onde inovação, autonomia e crescimento acontecem naturalmente?

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

Oferecido por:
11 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 17H00
Modelos de inteligência artificial estão cada vez mais baratos, disponíveis e semelhantes em desempenho. O desafio das organizações não é apenas automatizar processos, mas definir onde a decisão deve continuar sendo humana e como transformar discernimento em vantagem competitiva.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

Oferecido por:
10 minutos min de leitura
Estratégia e Execução
13 de setembro de 2026 14h00
Os movimentos recentes de Art’G e Belmont Emeralds revelam estratégias de geração e captura de valor

Adriana Salles Gomes

Oferecido por:
0 min de leitura
Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 08H00
Enquanto os ciclos tecnológicos se tornam cada vez mais curtos, organizações enfrentam um desafio permanente: transformar inovação em resultados concretos e que gere valor para o negócio no longo prazo.

Andréia Rengel - CEO e sócia da AMcom

Oferecido por:
3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
12 de setembro de 2026 14H00
Em um ambiente empresarial cada vez mais orientado por dados, o people analytics permite que o RH amplie sua influência nas decisões corporativas.

Gabriela Resende - Diretora de Operações de Recursos Humanos da Propay

Oferecido por:
5 minutos min de leitura
User Experience, UX
12 de setembro de 2026 09H00
Uma experiência ruim não gera apenas insatisfação. Ela aumenta custos operacionais, compromete a reputação da marca, reduz receitas futuras e pode encerrar relacionamentos construídos ao longo de anos.

Tâmara Lira - CFO da Paschoalotto

Oferecido por:
4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
11 de setembro de 2026 14H00
Rotular profissionais como tóxicos pode encerrar uma conversa, mas raramente resolve o problema. Ao investigar como comportamentos se formam e se repetem nas organizações, o artigo convida líderes a substituírem julgamentos rápidos por diagnósticos mais profundos e eficazes.

Marta Ferreira

Oferecido por:
7 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
11 de setembro de 2026 08H00
Mais do que dominar ferramentas, o desafio da liderança passou a ser tomar decisões, engajar pessoas e construir crescimento em um ambiente de incerteza permanente.

Eduardo Raffaini - Sócio-líder de Soluções de Strategy da Deloitte

Oferecido por:
3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução