Uncategorized

Sobre palavras colhidas no fundo de um riacho

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Nassim Taleb, quem diria, tem um pé no Brasil. É primo de Josefina Jordan, a grande dama da segunda Era Vargas, já falecida, e de sua filha Dalal Achcar, uma de nossas mais importantes bailarinas e coreógrafas, entre outros parentes. 

Isso talvez nos explique um pouco mais desse matemático brilhante, que costuma violar o padrão e está se tornando um verdadeiro farol para empresas do mundo inteiro. Suas primas brasileiras também violavam o padrão: Josefina organizava as festas em que aconteciam os verdadeiros jogos de poder republicanos nos anos 1950 e Dalal conseguiu fazer carreira internacional em uma arte em que o Brasil não era mapeado – sua coreografia de _Quebra-nozes_ é uma das mais encenadas no mundo. (Na seção Capitalista consciente, há um texto muito interessante sobre a violação de padrão de Bill Gates, por sinal.) 

O inesperado parentesco mostra ainda que Taleb fala com conhecimento de causa quando se refere ao Brasil de modo surpreendentemente otimista. E seu argumento tem lógica: as mudanças necessárias aqui seriam menos dolorosas que as necessárias em muitas outras regiões. 

Otimista em relação a nosso País? Se o leitor está balançando a cabeça com ceticismo diante dessa frase, confira a entrevista exclusiva que Taleb concedeu a nossa editora, Adriana Salles Gomes, e você entenderá. O _Dossiê_ todo é leitura obrigatória, aliás, porque as expectativas atuais, de investidores e de consumidores, são de que as organizações se tornem ágeis e antifrágeis. Como esses processos de transformação estão longe de ser intuitivos para os gestores, precisam ser aprendidos, e o Dossiê oferece essa oportunidade a quem quiser fazê-lo. E tem mais: em nosso megaevento HSM Expo, em novembro deste ano, Taleb em carne e osso oferecerá a oportunidade de aprofundar e consolidar o que for aprendido. 

Falando ainda de familiares célebres, também descobri nesta edição que André Nassar, CEO do grupo varejista MGB (dos supermercados Mambo e dos atacados Giga), é sobrinho do aclamado escritor Raduan Nassar. A entrevista dele, na seção Contagem regressiva, anima qualquer executivo – seu grupo está crescendo muito nesse período de crise, com seu mix de ciência e arte. 

Muitos conteúdos merecem comentário nesta revista, do uso de tecnologia em recrutamento e seleção à supply chain pós-impressão 3D, passando pelas Teslas brasileiras e pelo clube de chief digital officers. Mas, como o espaço é limitado, vou destacar só o polêmico artigo sobre as habilidades que vêm do fluxo de consciência. Segundo Steven Kotler e Jamie Wheal, o modo de empresas e gestores se diferenciarem nos dias atuais é violar muito os padrões, o que fica mais fácil quando se entra em uma espécie de êxtase. Pode ser com meditação, jejum, participando do festival de música Burning Man no deserto de Nevada etc. Polêmico. E interessante. 

Voltando ao _Dossiê_, quero compartilhar meu otimismo quanto à capacidade das empresas brasileiras de virarem ágeis e antifrágeis. Na década de 1920, o famoso crítico literário Edmund Wilson recomendou aos escritores escolherem palavras que tivessem o frescor de pedras colhidas no fundo de um riacho, por sua capacidade mobilizadora. Antifragilidade e agilidade têm esse frescor e, por isso, vão nos mobilizar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)