Desenvolvimento pessoal

Soft skills para profissionais de marketing

Como nunca teremos tempo para desenvolver tudo o que gostaríamos, essa short list pode ajudar você a cortar caminhos
Mãe de duas meninas, casada e marketeira. Formada em administração e marketing pela ESAMC com MBA executivo pela Fundação Getúlio Vargas, Mari Rhormens, como prefere ser chamada, tem mais de 18 anos de experiência profissional na área, sendo oito deles vividos com a marca Havaianas. Antes disso teve também uma longa passagem pela Whirlpool, onde atuou por nove anos de forma apaixonada com as marcas Brastemp e Consul. Atualmente é Head de Marketing e Comunicação de Havaianas Brasil, maior mercado de Havaianas no mundo, e também da marca Dupé.

Compartilhar:

Quando começamos nossa carreira – momento em que não temos experiências e cabelos brancos suficientes para contarmos boas histórias – as hard skills, ou habilidades técnicas, assumem um papel relevante em nossas vidas.

Depois, já no mercado, é no desenvolvimento das soft [skills](https://revistahsm.com.br/post/a-importancia-das-portable-skills-para-sua-carreira), conhecidas também como habilidades comportamentais, que recaem as nossas expectativas de desenvolvimento. Depois de anos atuando na área de marketing, consegui notar quais são as mais relevantes para a cadeira que ocupo. 

## Um pouco de contexto

Ao longo do tempo, das diferentes experiências, conquistas e desafios, vamos desenvolvendo e aperfeiçoando nossas soft skills que, por serem intangíveis, não podem ser comprovadas por certificações. 

A habilidade de se comunicar de forma assertiva e persuasiva, a mobilização de pessoas para atingir um objetivo comum, liderança, ética, pró atividade, empatia, flexibilidade, curiosidade, criatividade, capacidade de trabalhar com outras pessoas são bons exemplos de soft skills. 

É por meio dessas habilidades que muitas vezes conseguimos nos diferenciar, não apenas no trabalho, mas também na forma de lidar e encarar muitas coisas em nossas vidas.

Atualmente no mundo complexo e diverso em que vivemos, um profissional considerado completo é aquele que consegue balancear hard e soft skills, combinando conhecimento técnico e habilidades intangíveis para fazer suas entregas. 

## Mundo do marketing

Assim como qualquer outro profissional, as pessoas que escolhem a [carreira de marketing](https://revistahsm.com.br/post/a-escassez-de-talentos-digitais) precisam estar em constante evolução, aprendendo e se desenvolvendo, para dar conta dos novos desafios. Entretanto, como nosso tempo será sempre menor do que as nossas pendências, sugiro aqui uma short list de soft skills que entendo serem essenciais para a nossa área.

### 1. Empatia 

Conseguir se colocar no lugar do outro para entender como o outro pensa e como poderia reagir, entendendo as consequências que sua mensagem pode gerar. Isso é fundamental em atividades como lançamento de produtos, estabelecimento de parcerias, ativações de marca e até mesmo no posicionamento de preços e estratégia de distribuição. 

### 2. Resiliência / 3. Adaptabilidade 

Lembra dos planos que você fez para 2020? Planejamento anual da empresa, da marca, eventos, comunicação, lançamentos, viagens, cursos, projeções de mercado, entre muitas outras coisas? De repente a pandemia mudou prioridades na vida das pessoas, alterando também hábitos de compra e de uso de produtos e serviços. 

As empresas e profissionais que se destacaram neste momento foram aqueles que rapidamente conseguiram entender as novas necessidades e agir com base nisso, mudando processos, investimentos, prioridades e, sempre, trazendo seu consumidor para o centro do processo.

### 4. Coachability

Essa capacidade de melhorar sua performance a partir de um feedback recebido pode fazer muita diferença na vida de um profissional de marketing. Até porque estes feedbacks podem vir do mercado, a partir de um teste que tenha dado errado. 

Encarar de forma positiva o constante *test and learn* é importante para entender como atingir melhores resultados. O grande diferencial é conseguir reconhecer os erros e aprender com eles, corrigindo-os rapidamente. O grande erro será cometer os mesmos erros pela segunda vez.

### 5. Data literacy

O quão letrado em dados você é? Dados, mensuração e performance são o nome do jogo no século XXI, e exige dos profissionais uma mistura interessante entre hard e soft skills. 

Antes de investir é fundamental ter a habilidade de analisar o contexto, traçar com clareza seu objetivo, sua estratégia, como executará suas iniciativas e, acima de tudo, os resultados que você almeja atingir. Desta forma, conseguirá analisar se, com a estratégia desenhada e com o investimento realizado você atingiu o resultado necessário. A partir do Go Live, o monitoramento constante permitirá corrigir rotas rapidamente para buscar maior retorno do seu investimento. 

Para sermos relevantes e entregarmos resultados diferenciados e consistentes, nosso grande desafio é a busca incansável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas, mas, acima de tudo, das comportamentais. 

Vale destacar que o comportamento humano não é imutável e seu desenvolvimento pode garantir pessoas mais motivadas, comprometidas, equilibradas e, portanto, mais eficientes em suas entregas, além de criar um clima organizacional adequado e harmônico.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura
ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura