Uncategorized

Squads: sua empresa ainda vai ter muitos

– O meu squad tem o PO, um back-end, um front-end, um arquiteto, um QA, um tester, um UX, um DBA, um DevOps, um security. –Por que não tem scrum master?

Compartilhar:

Esse diálogo, que pode parecer de outro planeta para profissionais de marketing e vendas, recursos humanos ou finanças, refere-se a um tipo de estrutura que tomou conta da área de desenvolvimento de software: o squad – esquadrão, em inglês. (Alguns tratam o termo no feminino – a squad.)

A vasta maioria das organizações de software se baseia hoje nesse tipo de equipe, que é montada por projeto (e, portanto, temporária) e composta de profissionais de múltiplas disciplinas, com autonomia, e baseada em uma metodologia ágil, como scrum, kanban ou outra qualquer.

A novidade é que, em tempos de transformação digital, os squads estão se estendendo a outros tipos de empresas, fora do setor de tecnologia da informação, e a outras atividades, que não apenas desenvolvimento de software. Cheios de simbologia, como as máscaras tribais que ilustram este Dossiê e os nomes que lembram games, esses times ágeis podem ser uma poderosa ferramenta de descentralização para qualquer companhia, garantindo-lhe maior velocidade para atender ao mercado e a capacidade de atrair jovens talentos. Mas têm um senão: eles exigem perfis profissionais com características bem diferentes dos padrões atuais, como o leitor verá a seguir. 

**GLOSSÁRIO:**

_**Arquiteto =** desenvolve o contexto estratégico, identifica as necessidades e mapeia o mercado;_

_**back-end =** programa usando tecnologias do lado servidor (como Java, C# e PHP);_

_**DBA =**  gerencia o banco de dados;_

_**DevOps =**  integra as áreas de desenvolvimento e operações;_

_**front-end =**  programa usando tecnologias do lado cliente (como HTML e JavaScript);_

_**PO  =**  é o dono de produto;_

_**QA =** responde por qualidade;_

_**scrum master =** facilita o método ágil scrum no dia a dia (pode chamar-se agile coach também);_

_**security =** responde por segurança;_

_**tester =** faz testes de qualidade;_

_**UX =** cuida da experiência do usuário._

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura