Carreira

Sucesso profissional não é mais um voo solo

Oito de cada dez estudantes do Ensino Médio não sabem que carreira seguir. A boa notícia é que cada vez menos as pessoas constroem carreiras sozinhas
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

No passado, quando se pensava em sucesso profissional, a imagem que normalmente vinha à mente era a de alguém em uma posição de destaque, ganhando muito dinheiro e com poder. Hoje, porém, essa percepção individualista de que o êxito profissional está relacionado apenas às próprias conquistas está deixando de fazer sentido. Boa competência técnica, capacitações formais, tradicionais e lineares já não são mais vistos como diferenciais para o sucesso.

A velocidade da informação, o aumento da expectativa de vida, as infindáveis mudanças tecnológicas, o aumento de possibilidades de carreiras e uma visão holística do mundo também alteraram a forma como percebemos o sucesso. Questões antes pouco valorizadas ganharam um novo sentido.

Fazer algo em que realmente se acredite, que construa valor não só para si, mas também para a sociedade, passa a ser o maior objetivo profissional, o verdadeiro propósito de vida, que vai lhe fazer feliz e melhorar também a vida das pessoas à sua volta.

## Como começar a construir uma carreira profissional
Só quando se entende as suas necessidades mais profundas é que você começará a desenhar as soluções e a construir uma trajetória de carreira que realmente faça diferença. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. É o primeiro passo na construção do sucesso na sua carreira.

Uma das formas mais simples para começar a pensar sobre isso é tentar responder a algumas perguntas: O que me deixa feliz? Onde farei diferença na vida das pessoas? Como construir um mundo melhor?

Sair da zona de conforto, assumir riscos e estar sempre se desafiando são elementos fundamentais para se alcançar o sucesso profissional. Mas não tenha dúvidas: o caminho rumo a uma carreira de sucesso é longo e frequentemente apresenta muitos obstáculos. Por isso, ter paixão pelo que faz é um excelente combustível nos momentos mais difíceis.

Infelizmente, diversos jovens estão perdidos sobre o que fazer profissionalmente. Essa angústia começa bem cedo, em geral no fim do Ensino Médio, às vésperas do vestibular.

Uma pesquisa realizada pela edtech de carreira [Cmov](https://lp.cmov.com.br/) em 2018, realizada com mais de 2 mil alunos de todo o Brasil, mostrou que 82% dos estudantes de instituições públicas e privadas não sabem que carreira seguir. Podemos supor que parte desse resultado está na idade em que é preciso fazer uma escolha desse peso.

Acreditamos que grande parte dessa dificuldade se deve ao fato dos jovens não terem conhecimentos sobre como definir e planejar sua carreira. É muito importante que eles saibam que [é possível planejar a trajetória de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/a-angustia-dos-jovens-na-escolha-profissional) e que existem ferramentas e métodos que podem auxiliá-los nesse caminho.

Não existe uma fórmula mágica para alcançar uma carreira de sucesso. O que se pode e deve fazer é ter conhecimento de como direcionar os esforços e conhecer os meios que vão facilitar esse caminho. Construir esse caminho sozinho é muito difícil, acredite, mas existem muitos profissionais e ferramentas de carreira no mercado que poderão apoiar nesse percurso. Além do mais, essa trajetória solo já não é mais sinônimo de sucesso.

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança