Uncategorized

Sucesso vem de sucesso

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

É muito bom ter um pessimista no time, para que ele aponte problemas, mas um pessimista não ajudará sua empresa a encontrar soluções para se recuperar da crise. 

Quem disse isso foi o filósofo Leandro Karnal, na HSM Expo 2016, e eu aproveito o gancho para dizer: pare de reclamar, pare de ser pessimista, pare de desistir e ter dificuldade para levantar da cama toda manhã. 

Ninguém pode ser bobo alegre, lógico, mas é preciso tranquilidade para tomar iniciativas objetivas e conseguir ir contra a corrente. Esta revista traz cinco delas. Três têm a ver com maneiras de reagir melhor à crise, e duas, com uma mudança fundamental na competição em um futuro próximo para o qual precisamos começar a migrar. 

Sugiro que invista o tempo que dedicaria às queixas na leitura dos seguintes textos: 

**Contra a crise 1 – Como fazer uma reorganização de maneira suave e humana.** Um plano de comunicação composto de três elementos pode fazer com que medidas duras como são as demissões não derrubem o moral da tropa. 

**Contra a crise 2 – É preciso priorizar a gestão dos relacionamentos.** Uma das quatro habilidades que compõem a inteligência emocional (e é bom conhecer as outras três também), essa capacidade de gestão se torna ultraimportante em contextos estressantes – os relacionamentos, sob tensão, costumam ser as primeiras vítimas.

**Contra a crise 3 – O orçamento base zero volta à ordem do dia, mas com novidades.** Febre a partir dos anos 1970, ele caiu em desuso, mas está sendo recuperado. Porém, em vez de ser um pacote de decisões, agora deve ser tratado como um processo replicável. 

**P****elo futuro 1 – O machine learning está mudando a forma de competir.** Modelos com informações sobre as preferências de cada consumidor já começam a gerar uma concorrência baseada em ofertas individualizadas – e isso só vai se radicalizar. É a nossa capa. 

**Pelo futuro 2 – A organização em rede também está mudando a forma de competir.** Sua empresa pode ter grandes benefícios ao trocar as transações que faz com seu fornecedor, por exemplo, por um relacionamento. Vale a pena entender como isso funciona. 

Nada disso é fácil, eu sei, mas tudo é importante. Encerro a última edição deste ano de 2016 parafraseando Guimarães Rosa, segundo o qual “amor vem de amor”. Também sucesso (o crescimento lucrativo) vem de sucesso (das mudanças que precisam ser feitas). Ótimas festas!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança