Uncategorized

Summer Job, plataforma que conecta empresas e estudantes

Compartilhar:

Certo dia de janeiro, apareceu na minha frente um estudante, de uns 20 anos, em férias do ITA – Instituto de Tecnologia Aeronáutica (SP), pedindo patrocínio para seu time de robótica em uma competição internacional. No verão de Recife, nove entre dez garotos estariam na praia, mas ele, não. Ali existiam vontade, determinação e uma coragem que não vemos com frequência. Então, sugeri que participasse de um projeto nosso como estagiário, durante seis semanas, dizendo que, para cada real que ele recebesse no estágio, o CESAR daria outro a seu time de robótica. 

Foi assim que nasceu o Summer Job do CESAR. O rapaz contou o que fez para os colegas e, um ano depois, seis alunos da instituição paulista nos pediam estágio de férias. No terceiro ano, já eram oito e, no quarto, quando formalizamos a iniciativa, apareceram 20 candidatos do ITA e 32 do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. 

O programa foi formatado para que os alunos passassem por um processo estruturado de inovação. Eles seriam estimulados a pensar em problemas reais de empresas reais, investigar alternativas de soluções, propor uma e desenvolver um protótipo e, ao final, fariam um pitch do trabalho. Liguei para algumas empresas e seis delas concordaram em trazer seus problemas reais para os jovens resolverem. Deu tão certo que, no mesmo ano, fizemos um Summer Job “de inverno”, em julho, e a demanda foi alta. Vieram os primeiros alunos estrangeiros – do Canadá, EUA, Vietnã, Coreia do Sul – e outros cursos, como de administração, publicidade e arquitetura. 

Vimos que o Summer Job é uma plataforma, como um Facebook, ao conectar e beneficiar dois grupos distintos: de um lado, os alunos, lidando com problemas e clientes reais e aprendendo a tomar decisões e lidar com pessoas diferentes; de outro, as empresas, que conseguem experimentar soluções e obtêm o protótipo de uma em pouco tempo e a um custo baixo – com o bônus de poderem, mais tarde, recrutar o time que patrocinaram (ou parte dele, ao menos). A educação deveria ser assim. 

Só que arrumamos um novo problema. Em 2017, o boca a boca fez com que 677 universitários se inscrevessem. Apesar de termos mais patrocinadoras – subiram para oito –, muitos jovens ficariam de fora. Entendemos o que houve: tínhamos entrado na fase de escalar. Nossa plataforma Summer Job é uma startup, afinal de contas. 

Aceitamos o desafio e escalamos. Em janeiro de 2018, o Summer Job rodou não só em Recife _[foto ao lado]_ como também fora daqui, com turmas pioneiras nos laboratórios do CESAR em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Sorocaba (SP). Um total de 1.075 alunos de todo o Brasil se inscreveu e 60 foram selecionados, compondo 15 turmas. Como eram nove patrocinadores, dois foram “padrinhos” de mais de uma turma. 

A internet mudou tudo e agora experimentar é a ordem. Nada melhor do que experimentar com jovens estudantes, não acha?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança