Dossiê HSM

Supply chain: o gargalo dos gargalos

Cenários são traçados, soluções e cases oferecidos, incluindo a oportunidade de recomeçar do zero

Compartilhar:

Não será possível segurar os preços dos alimentos para os consumidores finais. A inflação no mundo já é a maior da última década. Primeiro, a covid bagunçou toda a cadeia de abastecimento. Agora, guerra na Ucrânia, grande produtor de óleos vegetais, trigo, milho, arroz. Bases do alimento humano e de boa parte da ração animal, deveriam ter sido plantados no final de abril. Já a Rússia fornece 25% dos fertilizantes usados pelo Brasil e sua ofensiva deve obrigar nossos produtores a uma escolha: ou fazem adubação completa em todo o plantio ou privilegiam algumas áreas. E menos fertilizante é sinônimo de menos produção.

Essa é apenas a pontinha do iceberg das rupturas que têm abalado a cadeia de fornecimento – e a economia – no planeta. Este __Dossiê__ consultou especialistas e traz um diagnóstico mais amplo da crise. O primeiro artigo explica cenários, estratégias, desafios e oportunidades para a supply chain global e para o Brasil. No segundo, cases nacionais ajudam a entender como alguns setores estão lidando com suas cadeias. O terceiro explica por que ficou tão importante inovar no segmento, destacando seus dois direcionadores e exemplos práticos brasileiros. E o quarto e último abre a possibilidade de mudança mais radical, que envolve fornecedores nunca antes considerados. Estaremos prestes a viver um novo ano zero para a supply chain, como nos anos 1980, quando se criou a lógica das supply chain globais? É possível.

__- Introdução:__ [Queda e ascensão da supply chain](https://www.revistahsm.com.br/post/queda-e-ascensao-da-supply-chain)
__- Cases:__ [Como evoluem nossas cadeias setoriais](https://www.revistahsm.com.br/post/como-evoluem-nossas-cadeias-setoriais)
__- O que fazer:__ [Inovação: não há mais espaço para resistências](https://www.revistahsm.com.br/post/inovacao-nao-ha-mais-espaco-para-resistencias)
__- A ruptura:__ [Da cadeia linear à circular – a quinta revolução](https://www.revistahsm.com.br/post/da-cadeia-linear-a-circular-a-quinta-revolucao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Por que bons líderes fracassam quando cruzam fronteiras

Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Liderança, Estratégia
7 de abril de 2026 16H00
Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Marketing & growth
7 de abril de 2026 08H00
Se a IA decide quem indicar, um dado se impõe: a reputação já é lida por máquinas - e o LinkedIn emergiu como sua principal fonte.

Bruna Lopes de Barros

5 minutos min de leitura
Liderança, ESG
6 de abril de 2026 18H00
Da excelência paralímpica à estratégia corporativa: por que inclusão precisa sair da admiração e virar decisão? Quando a percepção muda, a inclusão deixa de ser discurso.

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

13 minutos min de leitura
Marketing & growth, Liderança
6 de abril de 2026 08H00
De executor local a orquestrador global: por que essa transição raramente é bem preparada? Este artigo explica porque promover um gestor local para liderar múltiplos mercados é uma mudança de profissão, não apenas de escopo.

François Bazini

3 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de Pessoas
5 de abril de 2026 12H00
O benefício mais valorizado pelos colaboradores é também um dos menos compreendidos pela liderança. A saúde corporativa saiu do RH e entrou na agenda do CEO - quem ainda não percebeu já está pagando a conta.

Marcos Scaldelai - Diretor executivo da Safe Care Benefícios

5 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de abril de 2026 07H00
A nova vantagem competitiva não está em vender mais - mas em fazer cada cliente valer muito mais. A era da fidelização começa quando ela deixa de ser recompensa e passa a ser estratégia.

Nara Iachan - Cofundadora e CMO da Loyalme

2 minutos min de leitura
Marketing & growth
3 de abril de 2026 08H00
Como a falta de compreensão intercultural impede que bons produtos brasileiros ganhem espaço em outros mercados

Heriton Duarte

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
2 de abril de 2026 08H00
À medida que a IA assume tarefas operacionais, surge um risco silencioso: como formar profissionais capazes de supervisionar o que nunca aprenderam a fazer?

Matheus Fonseca - Cofounder da Leapy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de abril de 2026 15H00
Entre renováveis, risco sistêmico e pressão por eficiência, a energia em 2026 exige decisões orientadas por dados e governança robusta.

Rodrigo Strey - Vice-presidente da AMcom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
1º de abril de 2026 08H00
Felicidade não é benefício: é condição de sustentabilidade para mulheres em cargos de liderança.

Vanda Lohn

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...