Dossiê HSM

Supply chain: o gargalo dos gargalos

Cenários são traçados, soluções e cases oferecidos, incluindo a oportunidade de recomeçar do zero

Compartilhar:

Não será possível segurar os preços dos alimentos para os consumidores finais. A inflação no mundo já é a maior da última década. Primeiro, a covid bagunçou toda a cadeia de abastecimento. Agora, guerra na Ucrânia, grande produtor de óleos vegetais, trigo, milho, arroz. Bases do alimento humano e de boa parte da ração animal, deveriam ter sido plantados no final de abril. Já a Rússia fornece 25% dos fertilizantes usados pelo Brasil e sua ofensiva deve obrigar nossos produtores a uma escolha: ou fazem adubação completa em todo o plantio ou privilegiam algumas áreas. E menos fertilizante é sinônimo de menos produção.

Essa é apenas a pontinha do iceberg das rupturas que têm abalado a cadeia de fornecimento – e a economia – no planeta. Este __Dossiê__ consultou especialistas e traz um diagnóstico mais amplo da crise. O primeiro artigo explica cenários, estratégias, desafios e oportunidades para a supply chain global e para o Brasil. No segundo, cases nacionais ajudam a entender como alguns setores estão lidando com suas cadeias. O terceiro explica por que ficou tão importante inovar no segmento, destacando seus dois direcionadores e exemplos práticos brasileiros. E o quarto e último abre a possibilidade de mudança mais radical, que envolve fornecedores nunca antes considerados. Estaremos prestes a viver um novo ano zero para a supply chain, como nos anos 1980, quando se criou a lógica das supply chain globais? É possível.

__- Introdução:__ [Queda e ascensão da supply chain](https://www.revistahsm.com.br/post/queda-e-ascensao-da-supply-chain)
__- Cases:__ [Como evoluem nossas cadeias setoriais](https://www.revistahsm.com.br/post/como-evoluem-nossas-cadeias-setoriais)
__- O que fazer:__ [Inovação: não há mais espaço para resistências](https://www.revistahsm.com.br/post/inovacao-nao-ha-mais-espaco-para-resistencias)
__- A ruptura:__ [Da cadeia linear à circular – a quinta revolução](https://www.revistahsm.com.br/post/da-cadeia-linear-a-circular-a-quinta-revolucao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de setembro de 2025
Ignorar o talento sênior não é só um erro cultural - é uma falha estratégica que pode custar caro em inovação, reputação e resultados.

João Roncati - Diretor da People + Strategy

3 minutos min de leitura
Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura