Uncategorized

Talita André, líder em empreendedorismo social

CEO do Grupo Anga, estrategista da Eureca e conselheiro do Capitalismo Consciente Brasil

Compartilhar:

Aos 29 anos, ela é considerada uma liderança importante em empreendedorismo social no Brasil. No entanto, não chegou aí à toa. Talita André viveu na pele a desigualdade socioeconômica do País. Aos 16 anos, frequentava aulas em um colégio de elite em São Paulo – pago com muito esforço dos pais – e em um curso técnico de escola pública. Pela manhã, estava em um mundo onde o futuro era garantido e, à tarde, misturava-se com quem precisava agarrar qualquer oportunidade que aparecesse para ter uma chance. 

Talita teve um insight fundamental nessa vivência: todos temos de nos posicionar como parte do problema e da solução ao mesmo tempo, ou nunca cairão os muros que separam a sociedade. O mundo que tem chances de dar certo, na visão dela, é o mundo integrado. 

Não foi na Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em marketing, que a estudante achou a possibilidade que tanto buscava de promover a integração. Foi na Aiesec, um movimento de liderança jovem que tem como missão a paz mundial. Sua primeira experiência profissional seguiu a mesma linha. Talita estagiou na organização sem fins lucrativos Artemisia, onde se conectou com o idealismo pragmático de gerar negócios de impacto social no Brasil. Ali ela descobriu, por exemplo, que sucesso financeiro na trajetória profissional e transformação do mundo podem andar de mãos dadas. Ali também pôde tomar a iniciativa de fundar um movimento, chamado Choice, em que os talentos universitários do País podiam trabalhar com negócios sociais, tornando-se seus embaixadores. 

SAIBA MAIS SOBRE TALITA ANDRÉ

Ela é consultora de projetos na Fundação Arymax, do Grupo Suzano, responsável pelas áreas de inovação social, avaliação de impacto e comunicação. Antes, foi diretora de produto da Escola Lumiar e teve uma consultoria focada em educação e estratégia para negócios sociais.

A educação complementar contribuiu para sua trajetória bem-sucedida, é claro. Talita participou de programas de educação executiva e de empreendedorismo do Boston College e da Harvard University. Um dos resultados disso é sua atuação, hoje, como consultora de projetos da prestigiada Fundação Arymax, ligada ao Grupo Suzano. 

A que Talita André atribui o fato de ser uma high potential da gestão de negócios sociais? 

• À empatia e à visão sistêmica, que lhe permitiram processar as experiências da escola e da Aiesec. 

• À influência do idealismo pragmático da Artemisia e à possibilidade de empreender ali um movimento, o Choice. 

• À participação em vários projetos na iminência de mudar – “o alto grau de incerteza e o desconforto despertam a necessidade de cocriar com todos os stakeholders e de entender a real causa em jogo”. 

• Ao entendimento de que, em um mundo marcado por grandes transformações, é preciso aprender a conviver com a falta de controle. 

• À interação com outras gerações e à confiança que nasce daí. “Por isso recomendo a mentoria, e a mentoria reversa, como forma de quebrar barreiras e construir pontes. Esse é um dos grandes passos a serem dados por todas as pessoas e organizações.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

O futuro que queremos construir e as conversas difíceis que precisamos ter!

Direto da cobertura do SXSW 2026, este artigo percorre as conversas que dominam Austin: quando a tecnologia entra em superciclo e a IA deixa de ser apenas inovação para se tornar força estrutural, a pergunta central deixa de ser técnica – e passa a ser profundamente humana: como preservar significado, pertencimento e propósito em um mundo cada vez mais automatizado?

Você acredita mesmo na visão que você vende todo dia?

Diretamente da cobertura do SXSW 2026, este artigo parte de uma provocação de Tom Sachs para tensionar uma pergunta incômoda a líderes e criadores: é possível engajar pessoas, construir mundos e sustentar visões quando nem nós mesmos acreditamos, de verdade, no que comunicamos todos os dias?

Inovação & estratégia
16 de março de 2026
A tecnologia acelera tudo - inclusive nossos erros. Só a educação é capaz de frear impulsos, criar critérios e impedir que o futuro seja construído no automático.

Adriana Martinelli - Diretora de Conteúdo da Bett Brasil

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
15 de março de 2026 14H30
Direto da cobertura do SXSW 2026, este artigo percorre as conversas que dominam Austin: quando a tecnologia entra em superciclo e a IA deixa de ser apenas inovação para se tornar força estrutural, a pergunta central deixa de ser técnica - e passa a ser profundamente humana: como preservar significado, pertencimento e propósito em um mundo cada vez mais automatizado?

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia
15 de março de 2026 11H00
Diretamente da cobertura do SXSW 2026, este artigo parte de uma provocação de Tom Sachs para tensionar uma pergunta incômoda a líderes e criadores: é possível engajar pessoas, construir mundos e sustentar visões quando nem nós mesmos acreditamos, de verdade, no que comunicamos todos os dias?

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Estratégia
15 de março de 2026 08H00
Quando empresas tratam OKR como plano, roadmap como promessa e cronograma como estratégia, não atrasam por falta de prazo - atrasam por falta de decisão. Este artigo mostra por que confundir artefatos com governança é o verdadeiro custo invisível da execução.

Heriton Duarte e William Meller

15 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de março de 2026 14H00
Direto do SXSW 2026, uma reflexão sobre o que está acontecendo com a Gen Z chegando ao mercado de trabalho cheia de responsabilidades de adulto e ferramentas emocionais de adolescente.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

2 minutos min de leitura
Estratégia
14 de março de 2026 08H00
Feiras não servem mais para “aparecer” - quem participa apenas para “marcar presença” perde o principal - a chance de antecipar movimentos, ampliar repertório e tomar decisões mais inteligentes em um mercado cada vez mais complexo.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

2 minutos min de leitura
Liderança
13 de março de 2026 14H00
Diretamente do SXSW 2026, uma reflexão sobre como “autoridade” deixa de ser hierarquia para se tornar autoria - e por que liderar, hoje, exige mais inteireza, intenção e responsabilidade do que cargo, palco ou visibilidade.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
13 de março de 2026
Quando a comunicação é excessivamente controlada, a autenticidade se perde - e a espontaneidade vira privilégio. Este artigo revela por que a ética do cuidado é chave para transformar relações, lideranças e estruturas organizacionais.

Daneila Cais - TEDx Speaker, Design de Relações Profissionais

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
12 de março de 2026
Por trás da sensação de ganho de eficiência, existe um movimento oculto que está sobrecarregando profissionais. O artigo traz uma reflexão sobre como empresas estão confundindo volume de atividade com ganho real de produtividade.

Erich Silva - Sócio e Diretor de Operações na Lecom

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de março de 2026 13H00
Direto do SXSW 2026, enquanto o mundo celebra tendências e repete slogans sobre o futuro, este artigo faz o que quase ninguém faz por lá: questiona como a tecnologia está reconfigurando nossa mente - e por que seguimos aceitando respostas prontas para perguntas que ainda nem aprendemos a formular.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

9 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...