Transformação Digital

Tecnologia resgata eficiência na burocracia brasileira

Tecnologia pode ser solução para os problemas de burocracia; veja alguns exemplos que já estão no mercado
Gabriel Loschiavo é advogado e sócio do Grupo A2 desde 2015. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Direito Societário pela FGV e MBA em Gestão de Novos Negócios pela IBMEC.

Compartilhar:

Um estudo recente revelou que os custos associados à burocracia podem atingir cifras bilionárias até 2025. Esta é uma realidade que há muito tempo acompanha as empresas brasileiras. Imagine-se imerso em uma montanha de documentos, regulamentações e procedimentos que compõem a burocracia empresarial brasileira. Agora, tente dimensionar o impacto disso a longo prazo. É exatamente o que continua a acontecer.

A burocracia anteriormente teve sua criação ideal pela forma de organizar o serviço público, mas tornou-se excessiva, resultando em processos longos, tramitações demoradas e múltiplos níveis de responsabilidade, levando empresas gastarem em média, 180 horas com burocracia por ano no Brasil, o que equivale a 22,5 dias úteis.

Conforme os desenvolvimentos ocorrem, a tecnologia vem se mostrando um aliado no desenvolvimento de soluções para estes problemas. Hoje a jornada burocrática não precisa ser lenta e morosa, e já podemos contar com ferramentas que possibilitam a automação de tarefas rotineiras, outras que oferecem soluções para garantir a segurança e integridade de registros empresariais. Enquanto algumas simplesmente eliminam tarefas manuais repetitivas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo erros.

Se reinventar no setor jurídico cada vez mais será um desafio no futuro. Um destes exemplos é a Burotech, este braço digital que auxilia a A2 e oferece soluções nas mais diversas disciplinas paralegais, com o objetivo de ajudar empresas nacionais e estrangeiras a resolverem a burocracia automatizando tarefas, reduzindo o tempo de execução e proporcionando uma experiência mais fluida e compreensível ao mercado. Esse conceito não apenas redesenha o cenário jurídico, mas também remodela nossa abordagem à burocracia.

Isso porque, ao adotar uma abordagem baseada em tecnologia, as empresas não apenas modernizam o ambiente jurídico e empresarial, mas também impulsionam a inovação em todas as frentes, desde a criação de robôs que fazem o serviço de acompanhamento de uma determinada demanda até a implementação de sistemas de gestão de documentos totalmente digitais.

Além disso, a integração de sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina está revolucionando a forma como lidamos com a burocracia, permitindo análises mais rápidas e precisas de documentos legais, identificação de padrões e detecção de possíveis problemas antes mesmo de surgirem. Essas tecnologias não só economizam tempo e recursos, mas também reduzem significativamente o risco de erros humanos.

Outro aspecto importante é a crescente adoção de blockchain para garantir a autenticidade e a integridade de registros, eliminando a necessidade de intermediários e proporcionando maior transparência e confiança em processos burocráticos complexos.

Esses avanços tecnológicos não apenas simplificam a burocracia, mas também abrem caminho para um ambiente empresarial mais ágil, flexível e inovador, onde as empresas podem se concentrar em seu crescimento e desenvolvimento, em vez de se perderem em trâmites burocráticos intermináveis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura