Gestão de Pessoas

Tendências e transformação do RH – parte 2

O controle presencial e remoto do trabalho e dos comportamentos de colaboradores está entre as principais tendências do RH, ampliando o uso de ferramentas de realidade virtual e realidade aumentada

HSM Management

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Na segunda e última parte desta série de artigos, apresentamos mais cinco tendências do RH. No geral, as tendências listadas neste artigo têm um ponto em comum: o monitoramento, influência e o controle dos comportamentos e do trabalho de colaboradores.

Os conceitos, práticas e ferramentas descritas ampliam as discussões sobre o tema da vigilância dentro e fora das organizações e complementam o conjunto de tendências descritas na [primeira parte desta série](https://www.revistahsm.com.br/post/tendencias-e-transformacao-do-rh-parte-1), que são: __(1)__ Liderança com responsabilidade social; __(2)__ A procura da personalidade antifrágil; __(3)__ Fim dos parceiros de negócios; __(4)__ O escritório híbrido; __(5)__ Desafio do engajamento remoto; __(6)__ Mapeamento de habilidades adjacentes. Confira, a seguir, a segunda parte:

## 7. Mais cutucadas e menos controle

Olhando para a ciência comportamental, o conceito de nudge pressupõe reforçar ou sugerir ações para influenciar os comportamentos do cotidiano e, preferencialmente, a tomada de decisões. O conceito é aplicado tanto para indivíduos quanto para grupos. Para quem não conhece o conceito, vale a pena consultar *Nudge: o Empurrão para a escolha certa, de Cass Sunstein e Richard Thaler*.

Atualmente, com os protocolos de vacinação, nos escritórios há diversas mensagens que influenciam na tomada de decisões as pessoas, como, por exemplo, placas de distanciamento social e indicações de áreas restritas.

No entanto, existem alternativas que ajudam a influenciar o comportamento de funcionários e que evitam o policiamento de atitudes e o microgerenciamento de comportamentos. Redesenhar os espaços e as dinâmicas dos escritórios é uma alternativa, por exemplo. Em um artigo, a [Cushman & Wakefield analisa](https://www.cushmanwakefield.com/en/netherlands/six-feet-office) como o uso de um carpete escuro faz com que as pessoas tenham a tendência “natural” de manter uma distância desejada.

Desse modo, o conceito de nudge pode ser aplicado em diversas áreas do RH, direcionando colaboradores com um “empurrãozinho”, evitando o uso do policiamento e do controle de comportamentos.

## 8. Guia pessoal do usuário

Personalização é uma tendência dos últimos anos que deve ser mantida. Desse modo, o RH deve continuar operando com os guias pessoais de usuários. Para os profissionais e empresas que não têm familiaridade com o tema, esse tipo de guia é utilizado para orientar as pessoas na lida com parceiros de trabalho.

Qualquer empresa ou setor de RH pode criar o seu próprio guia. A seguir, uma lista de perguntas pode ajudar na elaboração do material, ressaltando que após ser criado, o guia deve compartilhado entre os membros da organização:

__1.__ Seja verdadeiro com o outro.

__2.__ Reduza a perda de tempo e avance rapidamente para discussões mais ricas e eficientes.

__3.__ Torne expectativas extremamente claras, sendo um ponto de referência comum.

__4.__ Faça um contrato social sobre como você pode se relacionar.

__5.__ Mostre como você deseja construir confiança na comunicação.

__6.__ Mostre, não venda, transparência.

__7.__ Torne-se mais previsível e autêntico para os membros de sua equipe.

__8.__ Mostre seu respeito pelos membros de sua equipe pelo que eles fazem, mas acima de tudo por quem eles são.

__9.__ Compartilhe seus pontos fracos, colocando-os sobre a mesa.

__10.__ Transforme os guias de usuário em um exercício de autoconsciência.

## 9. Rastreamento

Com o trabalho totalmente remoto ou híbrido, boa parte dos empregadores têm a necessidade de rastrear e controlar as atividades de seus colaboradores. Por isso, nos últimos anos, principalmente durante este período de pandemia, houve um aumento no investimento e uso de softwares de monitoramento de funcionários, como o Controlio, Hubstaff, CleverControl, StaffCop, dentre outros de uma lista que só aumenta.

Essa tendência vem sendo denominada com um conceito positivista de “escuta contínua”. No entanto, do ponto de vista mais crítico, a prática vem sendo chamada de “rastreamento contínuo” e as discussões sobre o rastreamento digital dos funcionários tendem a crescer ainda mais na sociedade e, sem dúvida, no trabalho do RH.

## 10. Uso de RV e RA

Assim como ocorreu no ano passado, o uso de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) aumento em 2021. Para o RH, essa tendência revela diversas oportunidades para o investimento e uso voltado para a seleção, integração, treinamento, reuniões e employer branding das empresas. Para entender melhor essa tendência, confira o estudo *[Seeing is believing: how VR and AR will transform business and the economy](https://www.pwc.com/seeingisbelieving?fbclid=IwAR0goDsxLYWFaA8mPQ6RrqPiPf2G9iY-Ay21XV8aXZxzHUBfS3pxpLtGZQQ)* da PwC.

## 11. Formação de líderes

Ao longo dos últimos anos, as empresas procuram por líderes do RH que tenham uma personalidade mais equilibrada, com capacidade para gerenciar a si próprios, equipes e organizações. Trata-se de um perfil de líder que inspira e sabe ouvir, sendo estratégico, racional e operacional. Em síntese, esse tipo de líder é visto como um treinador ágil, concentrado e colaborativo, tendo a expertise da escuta ativa e da mentalidade antifrágil para lidar com inúmeras incertezas.

No entanto, muitas empresas têm dificuldade de encontrar esse tipo de perfil, e o problema não está somente na busca, mas na formação de líderes que apresentam essas características. Dessa maneira, uma das tendência é detectar, contratar e aprimorar profissionais que apresentam parte das características do líder equilibrado, ágil, antifrágil e com escuta ativa. Em síntese, para as empresas, de nada adianta a procura por grandes líderes se ninguém está formando esse tipo de liderança.

## EVENTO: Para humanizar a gestão de pessoas

Olhando para boa parte dessas tendências e adicionando novas camadas no futuro desafio do RH, a LG lugar de gente, promove o evento online Conexão LG – Humanizar com tecnologia: uma nova perspectiva para a gestão de pessoas. O encontro virtual acontece no próximo dia 20 de outubro, com início às 9h. Para se inscrever e conferir a programação do encontro, basta acessar o [site do evento](https://conexoeslg.com.br/?keyword=conex%C3%B5es%20lg&creative=549397022638&gclid=Cj0KCQjwwY-LBhD6ARIsACvT72Odxwhkpv8L3Lsy_61XXAJPIkBJuwAsvlScBzn5pnMs1y0Embu_3_8aAr8EEALw_wcB).

Ao longo da programação, participam dos debates o filósofo, professor e doutor em educação, Mário Sérgio Cortella, o diretor da HR Trend Institute – Amsterdã, Tom Haak, o cofundador da HSM, José Salibi Neto e a fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva.

O evento conta ainda com a participação de Augusto Lins, presidente da Stone Pagamentos; Eduardo Farah, consultor e professor mindfuss; Felipe Azevedo, presidente da LG lugar de gente; Heverton Peixoto, presidente da Wiz; Marcello Porto, vice-presidente da LG lugar de gente; e Gabrielle Teco, CEO da Qura Editora e diretora-executiva da __HSM Management__.

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