Uncategorized

Thalita Gelenske e a missão da diversidade

CEO do Grupo Anga, estrategista da Eureca e conselheiro do Capitalismo Consciente Brasil

Compartilhar:

A história de Thalita Gelenske Cunha, 26 anos, pode começar a ser contada nas quadras de seu colégio em Niterói (RJ). Ali nasceu sua paixão pelo esporte. Apesar de uma estatura não tão elevada, ela se arriscou em tudo – inclusive no basquete e no vôlei – e tornou-se desde garotinha uma reconhecida liderança em competições escolares. O esporte ensinou muito sobre cooperação, liderança, resiliência, inteligência emocional e tantas outras competências que se tornaram vitais para os capítulos seguintes da jornada dela. 

Entrou na faculdade de administração da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2008 e, enquanto seguia estudando para medicina, sua primeira opção, decidiu investir tempo no movimento Empresa Júnior. A paixão pelo movimento a levou a desistir da medicina e a trajetória no movimento acabou no cargo de conselheira da Rio Junior, a federação do seu estado. Thalita ali aprendeu muito sobre empreender, já que fez muitos eventos e projetos com pouco ou quase nenhum recurso e muito sobre administração na prática, incluindo a gestão de pessoas. Depois da empresa júnior, chegou a estagiar brevemente em uma consultoria para tecnologias emergentes e emendou um intercâmbio de três meses na Disney. Com os chamados Disney Basics, incorporou competências da cultura da empresa. 

Em 2011, já no fim da faculdade, foi aprovada no processo seletivo da Vale como estagiária para a área de engajamento e employer branding, quando conheceu uma importante mentora, Renata Mazoco, que seis anos depois contribuiria muito para Thalita tornar-se a primeira vencedora do Prêmio Valuable Young Leaders (VYL), iniciativa da Harvard Business Review Brasil e da Eureca!. Mas, ainda na Vale, conectou-se com importantes projetos e foi efetivada na área de recursos humanos, onde aprendeu que é possível aliar realização profissional e satisfação pessoal e começou a refletir muito sobre seu propósito e no que gostaria de investir seus talentos para gerar impacto social. 

Em 2017, além da conquista do prêmio VYL, Thalita foi aprovada pelo Fórum Econômico Mundial como global shaper, reconhecida rede de jovens com potencial para transformar realidades, e ainda foi aprovada no Young Leaders of the Americas Initiative – programa do governo norte-americano que seleciona jovens empreendedores para sua valiosa rede de fellows. No YLAI, Thalita foi aprovada com o próprio negócio, a consultoria Blend Edu, com a desafiadora missão de fazer o tema de diversidade avançar nas organizações e na sociedade. 

Hoje, Thalita, que saiu da Vale, investe em seu caminho empreendedor na Blend, desenvolvendo soluções educacionais inovadoras, lúdicas e tecnológicas para que empresas e escolas tenham uma cultura inclusiva. Ao mesmo tempo, atua em tempo parcial na startup Pebmed, como líder de pessoas e cultura. 

Uma coisa é perceptível: empreendendo ou intraempreendendo, Thalita sabe que precisa seguir seu chamado e cumprir seu propósito”. 

SAIBA MAIS SOBRE THALITA GELENSKE

Tem mais de sete anos de experiência em gestão estratégica de pessoas e inclusão, é fellow da YLAI, global shaper (membro da rede de jovens ligada ao Fórum Econômico Mundial) e vencedora do Prêmio HBR Valuable Young Leaders 2017. Tem mestrado pela Fundação Getulio Vargas e MBA em liderança, inovação e gestão 3.0. Criou a Blend Edu, consultoria em diversidade e inclusão, que nasceu com o propósito de construir um futuro de mais tolerância e empatia para o Brasil.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A meta não assusta. O comportamento do líder, às vezes, sim.

Toda equipe de vendas convive com metas. O problema começa quando a pressão pelo resultado transforma forecast em interrogatório, cobrança em ansiedade e gestão em controle excessivo. A autora traz uma reflexão sobre como líderes podem influenciar a performance sem comprometer a confiança e a qualidade das decisões comerciais.

Onda de recuperações judiciais acende alerta

Quando uma grande empresa entra em recuperação judicial, os impactos não ficam restritos ao seu balanço. Fornecedores deixam de receber, investimentos são adiados, empregos ficam ameaçados e a atividade econômica perde força, criando um efeito dominó que alcança empresas e consumidores em todo o país.

Seu data center está preparado para racks de 100 kW?

A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Sharenting: o limite entre compartilhar e expor

Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Vendas, Liderança
17 de setembro de 2026 15H00
Toda equipe de vendas convive com metas. O problema começa quando a pressão pelo resultado transforma forecast em interrogatório, cobrança em ansiedade e gestão em controle excessivo. A autora traz uma reflexão sobre como líderes podem influenciar a performance sem comprometer a confiança e a qualidade das decisões comerciais.

Carol Manciola - CEO da Conectas e autora dos best sellers #BORA BATER META, Coragem e mais alguns Cês da Vida e do recém-lançado Vendas Movem o Mundo.

7 minutos min de leitura
Marketing
17 de setembro de 2026 13H00
As principais lições para quem está entrando no mundo das buscas generativas e quer entender como marcas passam a ser encontradas, citadas e recomendadas pelas IAs

Clayton Melo - Jornalista, estrategista de inovação, GEO PR, storytelling estratégico e comunicador de futuros. Tem MBA em Marketing pela FGV, Master em Foresight e Design de Futuros pela ESPM e formação em Leadership for the AI Age (MIT Professional Education) e Multimedia Storytelling pela University of the Arts London. É diretor de IA, Foresight e Inovação da GBR.

Direito, Regulação & Compliance
17 de setembro de 2026 08H00
Quando uma grande empresa entra em recuperação judicial, os impactos não ficam restritos ao seu balanço. Fornecedores deixam de receber, investimentos são adiados, empregos ficam ameaçados e a atividade econômica perde força, criando um efeito dominó que alcança empresas e consumidores em todo o país.

João Alberto Graça - Advogado, consultor em Direito Tributário, Societário e Governança Corporativa, membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Estado do Paraná

5 minutos min de leitura
Liderança
16 de setembro de 2026 18H00
Ao observar a comunicação constante de um pequeno grupo de galinhas-d’angola, o autor encontrou uma metáfora surpreendente para um dos maiores desafios dos líderes: perceber, interpretar e responder aos sinais que as pessoas emitem antes que o silêncio, a desmotivação ou a ruptura se tornem irreversíveis.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

12 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de setembro de 2026 14H00
A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Felipe Vasco da Silva - Diretor de Aplicações Tecnológicas para a América Latina da Vertiv

4 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
16 de setembro de 2026 08H00
Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Ana Bia Medeiros - Líder em Educação na Kiddle Pass

4 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 14H00
Mais conectado, informado e exigente, o consumidor de hoje compara sua experiência de hospedagem com os melhores serviços que encontra em qualquer setor. Em um mercado cada vez mais competitivo, o futuro dos hotéis dependerá da combinação entre inovação, eficiência e de pessoas que tenham a capacidade de criar experiências memoráveis

Rodrigo Miluzzi - Diretor de Operações do Grupo Mabu

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 08H00
A partir de uma conversa com Rogério Almeida, principal executivo do Cristália, este artigo discute como investimentos de longo prazo em pesquisa, tecnologia e capacidade produtiva podem contribuir para a construção de maior autonomia científica e industrial no Brasil.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

23 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação, Estratégia
14 de setembro de 2026 18H00
A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

13 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
14 de setembro de 2026 14H00
Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Valter Bahia Filho - Autor e consultor educacional de Neurociência e Comportamento, Psicologia Positiva, Comunicação, Artes e Gestão de Pessoas.

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução