Uncategorized

That’s the power of knowledge

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Watson, Einstein, Siri, Leonardo, Alexa, Bia, Isaac, Cortana. Não há dúvida de que os nomes dos mecanismos de inteligência artificial são cada vez mais simpáticos. Talvez isso ajude a diminuir o temor que sentimos em relação à IA, mais especificamente à singularidade tecnológica – aquele momento em que uma máquina se torna tão inteligente que é capaz de programar outras máquinas sem ajuda humana. O inventor Ray Kurzweil prevê a singularidade por volta de 2045, e essa é a razão pela qual personalidades como o físico Stephen Hawking e o fundador da Tesla, Elon Musk, mostram ter tantos receios quanto à IA. 

No entanto, como nos diz o cientista do Cesar Fabio Maia, seria preciso aumentar a capacidade de processamento do mais potente computador do mundo, chinês, em 10 vezes para ele igualar nossas células cinzentas (só que o computador chinês ocupa 720 metros quadrados e o cérebro cabe em nossa cabeça). Além disso, computadores só têm a dimensão computacional; faltam-lhes mais duas dimensões, coitados – a social e a autônoma. 

Sou otimista sobre a IA a serviço das organizações e da sociedade, na medida em que as empresas e os governos saibam como incorporá-la. O Dossiê destacado em nossa capa será de extrema utilidade ao leitor nesse sentido e em um mundo marcado pela protopia, como diz o também otimista Kevin Kelly em um dos textos. 

Toda edição de HSM Management é especial para nós, mas esta tem sabor especialíssimo. Circula em nosso principal evento, a HSM Expo – o que é celebrado, inclusive, com um segundo Dossiê, sobre a economia das mulheres, tratada com lentes inovadoras e em um momento crucial, como definiu o _Wall Street Journal_, em que muitos executivos homens parecem ver a inclusão de gênero como missão cumprida. 

O segundo motivo que torna esta edição extraordinária é a estreia da nova identidade visual da HSM, traduzindo nosso novo posicionamento: nós nos tornamos a mais completa plataforma de educação corporativa do Brasil, estruturada em quatro linhas de negócios – HSM Live Events, HSM Academy, HSM Digital e HSM Publishing. O que nos move é, como sempre foi, a força do conhecimento – _“the power of knowledge”_. Estamos convictos: só o conhecimento empodera. 

Nesta revista, falamos ainda do escritório ideal para o trabalho ágil, da ascensão do corporate venture, da segunda onda das fintechs e outras tantas informações às quais você dará significado, construindo conhecimento para, então, agir. Máquina não dá significado a nada. O conhecimento é um poder humano.

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 é o ano da disciplina com propósito

À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir – e não apenas reagir.

2026 após o hype de 2025: Menos discurso, mais critério em IA

Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Inovação
20 de janeiro 2026
O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados. Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

5 minutos min de leitura
Liderança
19 de janeiro de 2026
A COP 30 expôs um paradoxo gritante: temos dados e tecnologia em abundância, mas carecemos da consciência para usá-los. Se a agenda climática deixou de ser ambiental para se tornar existencial, por que ainda tratamos espiritualidade corporativa como tabu?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
17 de janeiro de 2026
Falar em ‘epidemia de Burnout’ virou o álibi perfeito: responsabiliza empresas, alimenta fundos públicos e poupa o Estado de encarar o verdadeiro colapso social que adoece o país. O que falta não é diagnóstico - é coragem para dizer de onde vem o problema

Dr. Glauco Callia - Médico, CEO e fundador da Zenith

7 minutos min de leitura
Liderança, ESG
16 de janeiro de 2026
No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa - o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
15 de janeiro de 2026
A jornada de venda B2B deve incluir geração de demanda inteligente, excelência no processo de discovery e investimento em sucesso do cliente.

Rafael Silva - Head de parcerias e alianças da Lecom

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
14 de janeiro de 2026
Cumprir cotas não é inclusão: a nova pesquisa "Radar da Inclusão" revela barreiras invisíveis que bloqueiam carreiras e expõe a urgência de transformar diversidade em acessibilidade, protagonismo e segurança psicológica.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional
13 de janeiro de 2026
Remuneração variável não é um benefício extra: é um contrato psicológico que define confiança, engajamento e cultura. Quando mal estruturada, custa caro - e não apenas no caixa

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

5 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
12 de janeiro de 2026
Empresas que tratam sucessão como evento, e não como processo, vivem em campanha eleitoral permanente: discursos inflados, pouca estrutura e dependência de salvadores. Em 2026, sua organização vai escolher maturidade ou improviso?

Renato Bagnolesi - CEO da FESA Group

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
9 de janeiro de 2026
Alta performance contínua é uma ilusão corporativa que custa caro: transforma excelência em exaustão e engajamento em sobrecarga. Está na hora de parar de romantizar quem nunca para.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional
8 de janeiro de 2026
Diversidade não é jogo de aparências nem disputa por cargos. Empresas que transformam discurso em prática - com inclusão real e estruturas consistentes - não apenas crescem mais, crescem melhor

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança