Uncategorized

That’s the power of knowledge

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Watson, Einstein, Siri, Leonardo, Alexa, Bia, Isaac, Cortana. Não há dúvida de que os nomes dos mecanismos de inteligência artificial são cada vez mais simpáticos. Talvez isso ajude a diminuir o temor que sentimos em relação à IA, mais especificamente à singularidade tecnológica – aquele momento em que uma máquina se torna tão inteligente que é capaz de programar outras máquinas sem ajuda humana. O inventor Ray Kurzweil prevê a singularidade por volta de 2045, e essa é a razão pela qual personalidades como o físico Stephen Hawking e o fundador da Tesla, Elon Musk, mostram ter tantos receios quanto à IA. 

No entanto, como nos diz o cientista do Cesar Fabio Maia, seria preciso aumentar a capacidade de processamento do mais potente computador do mundo, chinês, em 10 vezes para ele igualar nossas células cinzentas (só que o computador chinês ocupa 720 metros quadrados e o cérebro cabe em nossa cabeça). Além disso, computadores só têm a dimensão computacional; faltam-lhes mais duas dimensões, coitados – a social e a autônoma. 

Sou otimista sobre a IA a serviço das organizações e da sociedade, na medida em que as empresas e os governos saibam como incorporá-la. O Dossiê destacado em nossa capa será de extrema utilidade ao leitor nesse sentido e em um mundo marcado pela protopia, como diz o também otimista Kevin Kelly em um dos textos. 

Toda edição de HSM Management é especial para nós, mas esta tem sabor especialíssimo. Circula em nosso principal evento, a HSM Expo – o que é celebrado, inclusive, com um segundo Dossiê, sobre a economia das mulheres, tratada com lentes inovadoras e em um momento crucial, como definiu o _Wall Street Journal_, em que muitos executivos homens parecem ver a inclusão de gênero como missão cumprida. 

O segundo motivo que torna esta edição extraordinária é a estreia da nova identidade visual da HSM, traduzindo nosso novo posicionamento: nós nos tornamos a mais completa plataforma de educação corporativa do Brasil, estruturada em quatro linhas de negócios – HSM Live Events, HSM Academy, HSM Digital e HSM Publishing. O que nos move é, como sempre foi, a força do conhecimento – _“the power of knowledge”_. Estamos convictos: só o conhecimento empodera. 

Nesta revista, falamos ainda do escritório ideal para o trabalho ágil, da ascensão do corporate venture, da segunda onda das fintechs e outras tantas informações às quais você dará significado, construindo conhecimento para, então, agir. Máquina não dá significado a nada. O conhecimento é um poder humano.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Live marketing ganha força na era da distração

Logotipos já não são suficientes para conquistar relevância. Em um mercado saturado de mensagens, as marcas que se destacam são aquelas capazes de transformar interações em experiências memoráveis e consumidores em protagonistas de suas histórias.

O futuro das empresas de serviços

Posicionamento claro, gestão comercial estruturada, experiência do cliente, disciplina financeira, desenvolvimento de talentos e capacidade de adaptação formam os pilares de um crescimento sustentável. O desafio das empresas de serviços já não é apenas expandir, mas criar condições para que essa expansão se mantenha saudável e rentável.

O Brasil precisa enfrentar o desafio de construir com mais eficiência

A construção civil está deixando para trás práticas marcadas por desperdícios e retrabalhos. O avanço de soluções industrializadas, novas tecnologias e modelos de gestão mais eficientes aponta para um novo cenário: construir com mais qualidade, menor impacto e maior previsibilidade.

Inovação & estratégia
13 de julho de 2026 08H00
Durante décadas, empresas competiram por telas, cliques e atenção. Agora, à medida que agentes inteligentes passam a interpretar intenções e executar tarefas, o valor começa a migrar para outro lugar: dados, contexto e capacidade de decisão.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

7 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, User Experience, UX
12 de julho de 2026 13H00
Durante décadas, o mercado tratou a satisfação do cliente como prioridade absoluta. Este artigo questiona os limites dessa lógica e mostra como a normalização de abusos, agressões e desgastes emocionais está afetando a saúde mental dos trabalhadores e comprometendo a própria cultura das organizações.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

5 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
12 de julho de 2026 08H00
Em um mundo onde quase tudo pode ser comprado, o verdadeiro luxo deixou de ser exclusividade e passou a ser simplicidade. Este artigo mostra por que as empresas mais valiosas da próxima década serão aquelas capazes de eliminar complexidade, reduzir decisões e transformar experiência em significado.

Bruno Mazanek - CEO da Zanek

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Finanças
11 de julho de 2026 14H00
O mercado aprendeu a medir estoques, fábricas e patrimônio físico. Mas como medir inteligência, dados e conhecimento? O desafio das empresas hoje não é apenas criar valor, mas desenvolver métricas capazes de reconhecê-lo.

Carolina Almeida Cruz - Cofundadora e CEO da C-MORE

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
11 de julho de 2026 08H00
Enquanto o sonho do hexa mobilizou milhões de brasileiros, outro fenômeno também ganhou força fora dos gramados. Este artigo discute como o avanço das apostas online está influenciando a relação dos jovens com dinheiro, educação e carreira, e por que empresas e líderes não podem ignorar seus efeitos sobre o futuro do trabalho.

Rodrigo Santos - Psicólogo e tutor educacional na Leapy

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
10 de julho de 2026 14h00
O futuro dos caminhões no Brasil será multienergético, e a engenharia nacional terá papel decisivo nessa transformação. Este artigo mostra por que a transição energética do transporte de cargas dependerá da combinação entre múltiplas fontes de energia, inovação tecnológica e soluções adaptadas à realidade do país.

Eduardo Oliveira - Diretor de Engenharia da IVECO para a América Latina

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
10 de julho de 2026 08H00
Da Kodak aos desafios da economia digital, a história dos negócios mostra que organizações raramente fracassam por um único erro. Elas perdem relevância quando insistem em estratégias, processos e crenças que deixaram de responder às transformações do mercado.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
9 de julho de 2026 15H00
O maior risco da sucessão não é a troca de comando. É deixar para depois. Este artigo mostra por que a continuidade dos negócios depende menos dos herdeiros e mais da preparação, da governança e da capacidade de construir o próximo ciclo de crescimento.

Pedro Fenati Bicalho - Sócio da FC Partners

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Cultura organizacional, Tecnologia & inteligencia artificial
9 de julho de 2026 08H00
A inteligência artificial já consegue executar boa parte do trabalho operacional. O que ela ainda não faz é dar sentido, construir confiança e imaginar futuros. Este artigo mostra por que o verdadeiro gargalo das empresas deixou de ser tecnológico e passou a ser a forma como lideram, colaboram e tomam decisões.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
8 de julho de 2026 15H00
A inteligência artificial deixou de ser um projeto da área de tecnologia e passou a fazer parte da rotina de todas as áreas da empresa. O problema é que, em muitos casos, sua adoção avança mais rápido do que os mecanismos de segurança, compliance e governança capazes de sustentá-la.

Rodrigo Hülsenbeck - CEO da Premiersoft

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo