Uncategorized

That’s the power of knowledge

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Watson, Einstein, Siri, Leonardo, Alexa, Bia, Isaac, Cortana. Não há dúvida de que os nomes dos mecanismos de inteligência artificial são cada vez mais simpáticos. Talvez isso ajude a diminuir o temor que sentimos em relação à IA, mais especificamente à singularidade tecnológica – aquele momento em que uma máquina se torna tão inteligente que é capaz de programar outras máquinas sem ajuda humana. O inventor Ray Kurzweil prevê a singularidade por volta de 2045, e essa é a razão pela qual personalidades como o físico Stephen Hawking e o fundador da Tesla, Elon Musk, mostram ter tantos receios quanto à IA. 

No entanto, como nos diz o cientista do Cesar Fabio Maia, seria preciso aumentar a capacidade de processamento do mais potente computador do mundo, chinês, em 10 vezes para ele igualar nossas células cinzentas (só que o computador chinês ocupa 720 metros quadrados e o cérebro cabe em nossa cabeça). Além disso, computadores só têm a dimensão computacional; faltam-lhes mais duas dimensões, coitados – a social e a autônoma. 

Sou otimista sobre a IA a serviço das organizações e da sociedade, na medida em que as empresas e os governos saibam como incorporá-la. O Dossiê destacado em nossa capa será de extrema utilidade ao leitor nesse sentido e em um mundo marcado pela protopia, como diz o também otimista Kevin Kelly em um dos textos. 

Toda edição de HSM Management é especial para nós, mas esta tem sabor especialíssimo. Circula em nosso principal evento, a HSM Expo – o que é celebrado, inclusive, com um segundo Dossiê, sobre a economia das mulheres, tratada com lentes inovadoras e em um momento crucial, como definiu o _Wall Street Journal_, em que muitos executivos homens parecem ver a inclusão de gênero como missão cumprida. 

O segundo motivo que torna esta edição extraordinária é a estreia da nova identidade visual da HSM, traduzindo nosso novo posicionamento: nós nos tornamos a mais completa plataforma de educação corporativa do Brasil, estruturada em quatro linhas de negócios – HSM Live Events, HSM Academy, HSM Digital e HSM Publishing. O que nos move é, como sempre foi, a força do conhecimento – _“the power of knowledge”_. Estamos convictos: só o conhecimento empodera. 

Nesta revista, falamos ainda do escritório ideal para o trabalho ágil, da ascensão do corporate venture, da segunda onda das fintechs e outras tantas informações às quais você dará significado, construindo conhecimento para, então, agir. Máquina não dá significado a nada. O conhecimento é um poder humano.

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura
Empreendedorismo
Alinhando estratégia, cultura organizacional e gestão da demanda, a indústria farmacêutica pode superar desafios macroeconômicos e garantir crescimento sustentável.

Ricardo Borgatti

5 min de leitura
Empreendedorismo
A Geração Z não está apenas entrando no mercado de trabalho — está reescrevendo suas regras. Entre o choque de valores com lideranças tradicionais, a crise da saúde mental e a busca por propósito, as empresas enfrentam um desafio inédito: adaptar-se ou tornar-se irrelevantes.

Átila Persici

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A matemática, a gramática e a lógica sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Agora, diante da ascensão da IA, elas se tornam ainda mais cruciais—não apenas para criar a tecnologia, mas para compreendê-la, usá-la e garantir que ela impulsione a sociedade de forma equitativa.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG
Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão

Marcelo Vitoriano

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O anúncio do Majorana 1, chip da Microsoft que promete resolver um dos maiores desafios do setor – a estabilidade dos qubits –, pode marcar o início de uma nova era. Se bem-sucedido, esse avanço pode destravar aplicações transformadoras em segurança digital, descoberta de medicamentos e otimização industrial. Mas será que estamos realmente próximos da disrupção ou a computação quântica seguirá sendo uma promessa distante?

Leandro Mattos

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura