Desenvolvimento pessoal

Tim Berners-Lee e seu plano radical para transformar a web

Com uma descentralização da rede, o inventor da web quer levar empresas como Google e Facebook a reinventar seus modelos de negócio

Compartilhar:

Criador da world wide web, Tim Berners-Lee não está feliz. Ele quer combater os impérios de Facebook, Google e Amazon. Em outubro, Berners-Lee lançou a Inrupt, uma startup cuja missão é descentralizar a internet e tirar o poder de quem lucrou com a concentração.

“É um momento histórico; temos de fazer isso agora”, disse ele à Fast Company. Desde o escândalo Facebook-Cambridge Analytica (CA) [em que os dados das pessoas foram mal utilizados por políticos], Berners-Lee sentiu-se impelido a colocar esse sonho digital no mundo real. Há anos ele desenvolve, com os colegas de MIT, uma plataforma de web descentralizada – a Solid. A Inrupt será a primeira empresa baseada na Solid e, se tudo der certo, será para a Solid o que a Netscape foi para muitos usuários no início da web: a maneira fácil de entrar. O aplicativo Inrupt permite que uma pessoa acesse todos os seus dados sem interrupções – seu calendário, sua biblioteca de músicas, vídeos, bate-papo, pesquisa, mas mantendo tudo sob seu controle.

Como funciona? Cada bit de dados que o Inrupt cria ou adiciona na Solid existe dentro de um “pod”– que é um acrônimo, em inglês, para armazenamento de dados online pessoal. Esses pods dão aos usuários da Solid o controle sobre seus aplicativos e informações na web. É assim que as pessoas vão recuperar o poder da web, o poder que hoje está com as corporações.

Revolução? Talvez. Muitas empresas terão de reinventar seu modelo de negócio.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Carreira
O medo pode paralisar e limitar, mas também pode ser um convite para a ação. No mundo do trabalho, ele se manifesta na insegurança profissional, no receio do fracasso e na resistência à mudança. A liderança tem papel fundamental nesse cenário, influenciando diretamente a motivação e o bem-estar dos profissionais. Encarar os desafios com autoconhecimento, preparação e movimento é a chave para transformar o medo em crescimento. Afinal, viver de verdade é aceitar riscos, aprender com os erros e seguir em frente, com confiança e propósito.

Viviane Ribeiro Gago

4 min de leitura
Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura