Uncategorized

Tire seus sapatos

Estresse, medo e a sensação de que o tempo está passando rápido demais são só algumas consequências da nossa desconexão com a terra. Precisamos nos reconectar
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Tenho visto, cada vez mais, as pessoas perderem raízes e se desconectarem da terra e delas mesmas. A nossa vida, por sua vez, está cada vez mais conectada, com excessos de estímulos, distrações e mensagens de medo que geram demandas intermináveis para a mente.

A mente, constantemente ocupada, drena a energia para os centros racionais, reduzindo o contato energético com o solo. Assim, passamos a viver em nossas mentes, desenraizados da terra e do momento presente.

As consequências são previsíveis: os pensamentos, que na verdade inexistem, alternam do passado para o futuro; os esquecimentos são frequentes; a percepção de excesso de tarefas e de falta de tempo prevalecem; a dificuldade para se concentrar é grande, além da desconexão das próprias emoções, da irritação, do estresse e do medo.

O que poucos sabem é que o “enraizamento” é uma prática simples, de contato intencional com o solo, que ajuda a pessoa a se reconectar com suas fundações, ampliando a capacidade de concentração, e trazendo sensação de equilíbrio, segurança e bem-estar.

O termo enraizamento significa estar ligado à terra e se estende por inúmeras culturas, tradições e práticas espirituais. Está associado a sensações de conexão, atenção, alinhamento e profundidade.

Veja aqui algumas dicas simples para aumentar o seu enraizamento:

* Faça exercícios físicos ao ar livre.
* Caminhe descalço.
* Cuide de suas plantas no vaso ou no jardim.
* Pratique ioga ou técnicas que ampliem a conexão com seu corpo.
* Aumente o consumo de raízes como cenoura, beterraba e inhame.
* Amplie o contato com a natureza e dance!
* E, na impossibilidade de fazer essas coisas, ao menos tire seus sapatos!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia