Editorial

Um baita frio na barriga

O frio na barriga acompanha a nossa jornada, mesmo quando superamos os obstáculos e vencemos os desafios e metas ao longo do percurso
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Eu já estou pisando fundo no acelerador para cruzar a reta final de 2022. Essa sensação é de estar em alta velocidade é real, apesar de estranha: parece que vivi três anos em um. Acho que essa agitação faz conexão com as visões de futuro, que sempre têm muita luz, cores e alta velocidade. Nesta transição para uma nova era, essa percepção de tempo acelerado faz todo o sentido.

Em 2022, essa sensação teve duas causas. Me senti no pódio com a primeira delas: foram muitas as conquistas de __HSM__ e SingularityU Brazil neste ano (e o campeonato ainda não acabou!). Para dar uma ideia, __HSM__ ultrapassou 100 mil pessoas impactadas por seus diferentes programas in company e nosso time esteve mais sincronizado do que mecânico nos boxes da Formula 1. Sucesso!

A segunda explicação, mais filosófica, é que este ano tem trazido muitas mudanças e inovações, aqui e no entorno (e se você tiver outra ideia sobre isso, me chame no [LinkedIn](https://www.linkedin.com/in/reynaldo-gama-02b659bb/)).

E a lista de inovações por aqui foi extensa. Durante o GP Brasil, lançamos a GP SP Academy, nosso live case study para gestores. A Rock in Rio Academy ficou ainda maior e mais imersiva do que antes da pandemia. Lançamos o Ânima Ventures para fazer investimentos em startups de educação nos próximos dez anos, e a base de residentes na Learning Village cresceu. E ousamos remodelar a HSM Expo à luz do zeitgeist, dando origem à HSM+.

Em cada um desses passos senti muito frio na barriga, daí o título acima. Sensação igual sinto quando nossa revista lança um estudo do perfil do CEO do Brasil.

Fiquei eletrizado quando soube sobre esse levantamento, feito por __HSM Management__ em parceria com Amrop e Neoway. Com mais dados, conheceremos melhor os tipos de líderes, faremos benchmarkings mais adequados, conseguiremos entender o que nos trouxe até aqui e o que nos levará ao futuro. Um baita presente para os leitores na comemoração dos 25 anos da revista.

Dito e feito. A coleção de insights que este estudo fornece é melhor do que a coleção de carros do Elon Musk – e olha que essa coleção inclui o carro anfíbio, um Lotus Spirit usado por James Bond no filme *007 – O Espião que me Amava*. Vou citar dois desses insights: (1) 65% das empresas, entre as cem maiores do Brasil, trocaram de CEO de 2019 para cá e (2) entre os 110 CEOs analisados, há apenas quatro mulheres, o que deixou toda a equipe aqui desanimada. Mas vamos melhorar esse quadro!

Quero mencionar também o *Dossiê* desta edição, dedicado a um dos maiores e mais longevos desafios empresariais: recrutamento e seleção. Muitas barbeiragens (olha o automobilismo aí de novo) decorrem desse processo e o *Dossiê* oferece quase um curso sobre como melhorá-lo. Antes de finalizar, cito pelo menos a reportagem sobre o coaching de time, a estreia da coluna de Neil Patel e Rafael Mayrink sobre marketing orientado a negócios, e o guia de gestão de conflitos, ricamente ilustrado. Leia e tenha mais frios bons na barriga!{risos}

PS: Para incorporar esse especial de CEOs, esta revista precisou chegar excepcionalmente mais tarde à casa do assinante. Houve trocas nos comandos das empresas e trazemos os nomes atualizados até final de setembro.

Editorial da HSM Management nº 154

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

O benefício existe. Mas as pessoas têm tempo para usá-lo?

Plataformas de saúde, apoio emocional e programas de qualidade de vida nunca foram tão comuns nas organizações. Ainda assim, muitos colaboradores afirmam não ter tempo para utilizá-los. O artigo propõe uma reflexão sobre a distância entre acesso e uso efetivo, mostrando por que a próxima evolução do bem-estar corporativo depende menos de novos benefícios e mais de mudanças na cultura, na liderança e na gestão do tempo.

Mobilidade interna: Por que quando o tema é talentos estamos sempre olhando para a grama do vizinho?

A sua próxima contratação pode já estar dentro da empresa. Dados mostram que muitos profissionais deixam suas organizações não por falta de oportunidades no mercado, mas por não enxergarem caminhos de crescimento internamente. O artigo discute por que iniciativas como marketplaces de talentos, projetos multidisciplinares, gig assignments e conversas estruturadas de carreira são fundamentais para revelar potencial, ampliar a mobilidade interna e transformar talentos já existentes em uma vantagem competitiva para o negócio.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de setembro de 2026 15H00
Em momentos de retração econômica, cortar custos costuma ser uma resposta imediata. O problema é que algumas das perdas mais importantes não aparecem nas planilhas. Conhecimento acumulado, confiança, experiência e capacidade de inovação formam um patrimônio invisível que pode levar anos para ser reconstruído.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de setembro de 2026 08H00
O artigo utiliza a clássica fábula dos três porquinhos para mostrar por que organizações que apostam apenas em estruturas robustas, sem capacidade de adaptação, podem se tornar mais vulneráveis justamente quando o ambiente exige flexibilidade e aprendizado contínuo.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

10 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
31 de agosto de 2026 20H00
Plataformas de saúde, apoio emocional e programas de qualidade de vida nunca foram tão comuns nas organizações. Ainda assim, muitos colaboradores afirmam não ter tempo para utilizá-los. O artigo propõe uma reflexão sobre a distância entre acesso e uso efetivo, mostrando por que a próxima evolução do bem-estar corporativo depende menos de novos benefícios e mais de mudanças na cultura, na liderança e na gestão do tempo.

Felipe Calbucci - CEO Latam TotalPass

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
31 de agosto de 2026 18H00
A sua próxima contratação pode já estar dentro da empresa. Dados mostram que muitos profissionais deixam suas organizações não por falta de oportunidades no mercado, mas por não enxergarem caminhos de crescimento internamente. O artigo discute por que iniciativas como marketplaces de talentos, projetos multidisciplinares, gig assignments e conversas estruturadas de carreira são fundamentais para revelar potencial, ampliar a mobilidade interna e transformar talentos já existentes em uma vantagem competitiva para o negócio.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
31 de agosto de 2026 14H00
A lógica do “trabalhe enquanto eles dormem” ajudou a moldar uma geração de profissionais que transformou o cansaço em símbolo de mérito. O artigo questiona os mitos da cultura hustle e defende o sono como um dos investimentos mais estratégicos para desempenho, bem-estar e crescimento sustentável.

Valter Roldão - CEO da Luuna

5 minutos min de leitura
Estratégia, Cultura organizacional
31 de agosto de 2026 07H00
Ao revisitar conceitos milenares do Yoga sob a ótica da gestão contemporânea, o artigo propõe uma pergunta essencial para líderes e organizações: os sistemas que construímos estão alinhados aos valores que afirmamos praticar?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

6 minutos min de leitura
ESG
30 de agosto de 2026 14H00
Enquanto muitas empresas ainda estruturam suas decisões de contratação a partir de cargos e organogramas, um novo modelo ganha espaço: acessar especialistas, mentores e executivos sob demanda para resolver desafios específicos de negócio. O artigo mostra como o Open Talent está redefinindo a gestão de pessoas e criando formas mais ágeis de conectar competências às necessidades reais das organizações.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Estratégia, Finanças, Gestão de recursos
30 de agosto de 2026 07H00
Toda discussão sobre orçamento coloca duas perguntas na mesa ao mesmo tempo: por que investir nesta iniciativa e por que confiar no julgamento de quem a propõe? Ao explorar a lógica por trás das decisões de alocação de recursos, o artigo revela por que as negociações orçamentárias são também um dos mais importantes testes de liderança nas organizações.

François Bazini - CMO e Consultor

6 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance, Finanças
29 de agosto de 2026 14H00
A implementação do Split Payment inaugura uma nova lógica para o recolhimento de tributos no Brasil e altera uma dinâmica financeira que acompanha as empresas há décadas. Ao retirar do fluxo de caixa os valores destinados a impostos, o novo modelo exigirá mais planejamento, integração entre áreas e maturidade na gestão financeira e tributária.

Ulisses Brondi - CEO da ASIS Tax Tech

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional
29 de agosto de 2026 07H00
Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

Ísis P. Fontenele - Consultora organizacional, professora da FGV, mestre em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo