Editorial

Um baita frio na barriga

O frio na barriga acompanha a nossa jornada, mesmo quando superamos os obstáculos e vencemos os desafios e metas ao longo do percurso
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Eu já estou pisando fundo no acelerador para cruzar a reta final de 2022. Essa sensação é de estar em alta velocidade é real, apesar de estranha: parece que vivi três anos em um. Acho que essa agitação faz conexão com as visões de futuro, que sempre têm muita luz, cores e alta velocidade. Nesta transição para uma nova era, essa percepção de tempo acelerado faz todo o sentido.

Em 2022, essa sensação teve duas causas. Me senti no pódio com a primeira delas: foram muitas as conquistas de __HSM__ e SingularityU Brazil neste ano (e o campeonato ainda não acabou!). Para dar uma ideia, __HSM__ ultrapassou 100 mil pessoas impactadas por seus diferentes programas in company e nosso time esteve mais sincronizado do que mecânico nos boxes da Formula 1. Sucesso!

A segunda explicação, mais filosófica, é que este ano tem trazido muitas mudanças e inovações, aqui e no entorno (e se você tiver outra ideia sobre isso, me chame no [LinkedIn](https://www.linkedin.com/in/reynaldo-gama-02b659bb/)).

E a lista de inovações por aqui foi extensa. Durante o GP Brasil, lançamos a GP SP Academy, nosso live case study para gestores. A Rock in Rio Academy ficou ainda maior e mais imersiva do que antes da pandemia. Lançamos o Ânima Ventures para fazer investimentos em startups de educação nos próximos dez anos, e a base de residentes na Learning Village cresceu. E ousamos remodelar a HSM Expo à luz do zeitgeist, dando origem à HSM+.

Em cada um desses passos senti muito frio na barriga, daí o título acima. Sensação igual sinto quando nossa revista lança um estudo do perfil do CEO do Brasil.

Fiquei eletrizado quando soube sobre esse levantamento, feito por __HSM Management__ em parceria com Amrop e Neoway. Com mais dados, conheceremos melhor os tipos de líderes, faremos benchmarkings mais adequados, conseguiremos entender o que nos trouxe até aqui e o que nos levará ao futuro. Um baita presente para os leitores na comemoração dos 25 anos da revista.

Dito e feito. A coleção de insights que este estudo fornece é melhor do que a coleção de carros do Elon Musk – e olha que essa coleção inclui o carro anfíbio, um Lotus Spirit usado por James Bond no filme *007 – O Espião que me Amava*. Vou citar dois desses insights: (1) 65% das empresas, entre as cem maiores do Brasil, trocaram de CEO de 2019 para cá e (2) entre os 110 CEOs analisados, há apenas quatro mulheres, o que deixou toda a equipe aqui desanimada. Mas vamos melhorar esse quadro!

Quero mencionar também o *Dossiê* desta edição, dedicado a um dos maiores e mais longevos desafios empresariais: recrutamento e seleção. Muitas barbeiragens (olha o automobilismo aí de novo) decorrem desse processo e o *Dossiê* oferece quase um curso sobre como melhorá-lo. Antes de finalizar, cito pelo menos a reportagem sobre o coaching de time, a estreia da coluna de Neil Patel e Rafael Mayrink sobre marketing orientado a negócios, e o guia de gestão de conflitos, ricamente ilustrado. Leia e tenha mais frios bons na barriga!{risos}

PS: Para incorporar esse especial de CEOs, esta revista precisou chegar excepcionalmente mais tarde à casa do assinante. Houve trocas nos comandos das empresas e trazemos os nomes atualizados até final de setembro.

Editorial da HSM Management nº 154

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Carreira
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança