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UM BENCHMARKING COM AS MAIS INOVADORAS

Compare-se com empresas que estão usando as tecnologias de inteligência artificial mais criativamente para fins como organizar fotos, encontrar produtos, prevenir doenças ou evitar a escassez de alimentos no mundo

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Os computadores ainda não vão substituir os seres humanos, mas eles podem fazer um ótimo trabalho arrumando a bagunça mundana de nossa vida. E é por isso que todas as grandes empresas de tecnologia estão ansiosas para pegar essa onda. 

Algumas delas estão puxando o cordão das inovações de inteligência artificial, segundo levantamento da revista Fast Company, que montou um ranking de 10 organizações para serem observadas de perto. É um excelente benchmarking. 

**1. GOOGLE**

**Desenvolve uma memória fotográfica** 

IA é o que o Google faz melhor: casa recursos de computação incríveis com inteligência algorítmica para criar serviços populares que ninguém mais pode combinar – buscador, mapas, Gmail e YouTube são grandes sucessos porque centralizam conteúdos e facilitam a pesquisa do que você deseja. Com mais de 1 trilhão de imagens tiradas anualmente, o armazenamento e a apresentação de fotos se tornaram o próximo grande projeto do Google – e uma forma poderosa de atrair ainda mais os usuários para sua órbita. 

Lançado em maio de 2015, o Google Photos recolhe as imagens do usuário de discos rígidos, dispositivos móveis e até de álbuns graças ao aplicativo PhotoScan, que digitaliza impressões antigas. Com base nas capacidades de reconhecimento de imagem do Google, a função Assistant do serviço transforma imagens em montagens de filmes, animações e colagens. 

Mais de 200 milhões de usuários já adotaram o Google Photos – uma indicação de como a incansável inovação da empresa continua a transformar a sociedade. “As pessoas ainda fazem scroll para ver as imagens, mas vamos tornar esse uso mais inteligente”, diz Anil Sabharwal, vice-presidente da unidade de fotografias. 

**2. IBM**

**Coloca o Watson onde ele é mais necessário** 

A IBM é, cada vez mais, uma empresa que oferece serviços como computação em nuvem e análise de dados. Com a compra dos ativos digitais da Weather por US$ 2 bilhões em 2015, deu um grande passo nessa direção, adquirindo um enorme arsenal de dados locais sobre as condições climáticas. A informação, que já era utilizada por empresas dos setores de aviação, seguros e agricultura, foi colocada no sistema Watson para produzir novos entendimentos de padrões climáticos e previsões do tempo mais precisas. 

O uso do Watson para aplicações do mundo real e centradas no consumidor pode ajudar a IBM a ganhar a reputação de empresa de dados, não de informática, além de ser um bom negócio: calcula-se que US$ 500 bilhões por ano do comércio dependam do clima. 

Com sede em Nova York, o Watson Business Group é uma unidade de negócios independente da IBM desde janeiro de 2014, especializada em tecnologias de IA baseadas em nuvem que estão disponíveis para desenvolvedores e para organizações que queiram incorporá-las a seus produtos. 

Acessível a mais de 400 milhões de pessoas, o Watson está sendo utilizado em tudo, da pesquisa sobre o câncer ao varejo. Agora, a IBM sonda usos futuros que incluem habilitá-lo a interagir com várias tecnologias ao mesmo tempo e a aplicação a carros autônomos e hospitalidade. 

**3. BAIDU**

**Acelera a busca em smartphones com IA**

Em 2016, o CEO Robin Li declarou que o Baidu estava integrando ativamente tecnologias de IA nos negócios atuais e em novos, como carros autônomos. Pouco tempo depois, provou, com universidades norte-americanas, que a voz é mais precisa e três vezes mais rápida que a digitação humana em smartphones. 

Seu laboratório no Vale do Silício se dedica a encontrar novos usos para a IA e seu software de reconhecimento de voz foi incorporado ao buscador móvel, utilizado por milhões de pessoas na China. 

**4. SOUNDHOUND**

**Dá aos serviços digitais o poder da fala** 

Embora o SoundHound seja mais conhecido por seu aplicativo de identificação de músicas, a grande inovação da empresa é o desenvolvimento da plataforma mais avançada e precisa do mundo para processamento de linguagem natural. A plataforma possui muitas aplicações (nuvem, celular, automobilística) e permite interagir de maneira direta com qualquer tipo de dados que o usuário escolher. 

Em 2016, o SoundHound lançou seu assistente virtual Hound, competindo com Siri e Alexa. Já existem 20 mil desenvolvedores na plataforma Houndify, e entre as empresas que o implementaram estão Samsung, Nvidia, Sony, Yelp e Uber. 

**5. ZEBRA MEDICAL SYSTEMS**

**Usa deep learning contra as doenças** 

Essa empresa israelense aplica técnicas de aprendizado profundo ao campo da radiologia. Somou uma enorme massa de treinamento de imagens médicas a tecnologias de categorização que permitem aos computadores prever doenças múltiplas com precisão melhor do que a humana. Tem dois algoritmos para ajudar a prevenir ataques cardíacos e outros eventos cardiovasculares. 

**6. PRISMA**

**Transforma selfies em obras-primas** 

Virou um dos aplicativos mais populares graças a sua capacidade de converter, automaticamente, fotos e vídeos feitos em smartphones em obras de arte belas e surreais criadas por IA – inspiradas em artistas como Van Gogh, Picasso, Levitan e outros. Não são usados filtros tradicionais, como os do Instagram, mas composições totalmente novas criadas pelas redes neurais da startup russa. 

É uma amostra de como a IA impactará fotografias e vídeos no futuro.

**7. IRIS AI**

**Acelera a pesquisa científica** 

Pesquisar dados científicos relevantes pode ser difícil; muitas vezes, exige dos pesquisadores que encontrem uma agulha no palheiro de milhões de ar tigos publicados. A Iris AI usa IA para ajudar a encontrar essas agulhas. Desde seu lançamento, 120 mil pessoas testaram o serviço, com 8% se tornando clientes. A Iris AI pode reduzir os recursos necessários para a pesquisa entre 30% e 50%. 

**E OS GOVERNOS? O SALTO DA CHINA**
ESTUDO MCKINSEY

Muitos dos desafios da IA são de natureza global, mas as abordagens dos governos variam. Veja as prioridades do governo chinês na área:

**Prioridade #1:** construir um ecossistema de big data robusto. A China quer definir e implementar padrões de dados, abrir os do setor público para exploração privada e encorajar a troca internacional de fluxos de dados.

**Prioridade #2:** ampliar a incorporação da IA nos diferentes setores. As autoridades chinesas creem que a adoção está sendo dificultada pela falta de consciência estratégica, pelos custos e pela escassez de know-how técnico. O governo deve usar ferramentas de crédito e subsídios, além de adotar ele mesmo.

**Prioridade #3:** fortalecer o pipeline de talentos especializados em IA. Isso implica investir em programas de educação e pesquisa relacionados com IA, reorientando o sistema educacional para maior foco em inovação e criando uma política para atrair talentos mundiais.

**Prioridade #4:** retreinar as pessoas em habilidades tecnológicas. O governo deve identificar proativamente os empregos que estão mais propensos a serem automatizados e garantir-lhes a reciclagem.

**Prioridade #5:** estabelecer um consenso ético e jurídico entre os cidadãos chineses e a comunidade global para lidar com as atuais incertezas legais em torno da IA. O governo deve estabelecer uma agência reguladora para monitorar e regular as atividades de IA. A China talvez seja pioneira na formação de um órgão assim para promover o desenvolvimento pacífico, inclusivo e sustentável da IA.

**8. PINTEREST**

**Entrega pins relevantes a cada usuário** 

O Pinterest usa o aprendizado de máquina para destacar o conteúdo que se assemelha a objetos que seus usuários já selecionaram e espera logo poder permitir que eles tirem fotos de objetos com a câmera do smartphone para obter, instantaneamente, recomendações de itens similares. 

**9. TRADEMARKVISION**

**Ajuda as startups a criar sua marca** 

É essencial para as empresas encontrar logotipos únicos que as identifiquem e que não infrinjam marcas registradas de outras. É aí que a tecnologia de aprendizado de máquina da TrademarkVision entra em cena. Ela usa o reconhecimento de imagens para checar se um novo logotipo é aceitável. A União Europeia já adota o sistema. 

**10. DESCARTES LABS**

**Pode evitar a escassez de alimentos** 

Como saber com meses de antecedência quanta comida será necessária para alimentar grandes populações? Com aprendizado de máquina e conjuntos gigantes de imagens de satélite, o Descartes Labs pode saber, prevendo o rendimento de diversas culturas. A empresa trabalha com clientes do mercado financeiro, do agronegócio e ambientalistas, e já é lucrativa.

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