Estratégia e Execução

Um líder equilibrado e discreto

É assim que Satya Nadella, CEO da Microsoft, é definido por consultor na plataforma Medium

Compartilhar:

Em abril deste ano, a Microsoft alcançou, pela primeira vez, o valor de mercado de US$ 1 trilhão. A companhia se tornou assim a terceira empresa do mundo a atingir esse patamar, igualando-se a outras duas gigantes norte-americanas: a Amazon e a Apple.

Quanto desse feito pode ser creditado a Satya Nadella, o CEO que levou a Microsoft literalmente para a “nuvem” e fez com que a empresa tenha mais assinantes que a Netflix? Para o especialista Michael K. Spencer, a “virada” promovida por Nadella nos últimos cinco anos, desde que substituiu Steve Ballmer, é simplesmente “histórica”.

O autor destaca o perfil de Nadella, um engenheiro de 51 anos de idade, que nasceu e cresceu em Hyderabad, na Índia, e é conhecido por seu temperamento equilibrado e discreto. “Além de ter tomado muitas decisões corretas, ele tem se mostrado muito estável, influenciando como a Microsoft se comporta na ‘nuvem’, como empresa mais madura”, escreve Spencer na Medium, a plataforma de blogs.

A abordagem de Nadella no comando da Microsoft é definida como sólida, um pouco como um sábio avô, de fala suave e maneiras gentis. 

E foi assim que ele pode ter salvado a empresa, nesse movimento “épico”. Quando o conselho de administração o indicou, a Microsoft parecia presa na armadilha do declínio do Windows. 

Ao mesmo tempo, Nadella pratica a discrição. “Lembre-se de onde ele veio. Nadella começou vendendo PCs para compradores corporativos. Mais tarde, supervisionou a engenharia do Bing, o mecanismo de pesquisa da empresa, antes de assumir o Azure, a plataforma de aplicativos e serviços. E o resto é história”, escreve o autor.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura