Estratégia e Execução

Um líder equilibrado e discreto

É assim que Satya Nadella, CEO da Microsoft, é definido por consultor na plataforma Medium

Compartilhar:

Em abril deste ano, a Microsoft alcançou, pela primeira vez, o valor de mercado de US$ 1 trilhão. A companhia se tornou assim a terceira empresa do mundo a atingir esse patamar, igualando-se a outras duas gigantes norte-americanas: a Amazon e a Apple.

Quanto desse feito pode ser creditado a Satya Nadella, o CEO que levou a Microsoft literalmente para a “nuvem” e fez com que a empresa tenha mais assinantes que a Netflix? Para o especialista Michael K. Spencer, a “virada” promovida por Nadella nos últimos cinco anos, desde que substituiu Steve Ballmer, é simplesmente “histórica”.

O autor destaca o perfil de Nadella, um engenheiro de 51 anos de idade, que nasceu e cresceu em Hyderabad, na Índia, e é conhecido por seu temperamento equilibrado e discreto. “Além de ter tomado muitas decisões corretas, ele tem se mostrado muito estável, influenciando como a Microsoft se comporta na ‘nuvem’, como empresa mais madura”, escreve Spencer na Medium, a plataforma de blogs.

A abordagem de Nadella no comando da Microsoft é definida como sólida, um pouco como um sábio avô, de fala suave e maneiras gentis. 

E foi assim que ele pode ter salvado a empresa, nesse movimento “épico”. Quando o conselho de administração o indicou, a Microsoft parecia presa na armadilha do declínio do Windows. 

Ao mesmo tempo, Nadella pratica a discrição. “Lembre-se de onde ele veio. Nadella começou vendendo PCs para compradores corporativos. Mais tarde, supervisionou a engenharia do Bing, o mecanismo de pesquisa da empresa, antes de assumir o Azure, a plataforma de aplicativos e serviços. E o resto é história”, escreve o autor.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)