Uncategorized

Um parágrafo pode revolucionar um negócio

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Imagine uma organização de 64 pessoas que teve crescimento de 25% em 2013, faturando o equivalente a US$ 58 milhões. Você a respeitaria como empresa, certo? No entanto, não estou falando de uma empresa, e sim do site de crowdsourcing norte-americano DonorsChoose, voltado para projetos educacionais. O site tem uma estratégia e uma gestão simples e eficazes, centradas na poderosa ideia da descentralização e da autonomia. Sua filosofia é a de que a linha de frente –no caso, os professores– é que sabe como aplicar recursos para encantar clientes –no caso, os alunos. E o faz por projetos; a DonorsChoose já bancou 90 mil projetos em escolas. 

Escolhi essa matéria para iniciar nossa conversa não por vê-la como uma iniciativa da sociedade civil a ser replicada, embora o seja, mas por considerá- -la acima de tudo uma inovação capaz de inspirar inúmeras empresas com fins lucrativos. Pense em intermediar, em larga escala, investidores e empreendedores, para que estes atendam os clientes deles –e você encontrará as semelhanças. Os cases que publicamos em HSM Management funcionam, antes de tudo, como inspiração. Como alguns empresários já comentaram conosco, às vezes uma simples ideia contida em um parágrafo tem o potencial de revolucionar um negócio inteiro. Para tanto, basta ser um leitor ativo, e não passivo, de um conteúdo. 

Há vários cases inspiradores nesta edição, como o da Mercur –cujas bolinhas de tênis eu bati por muito tempo–, o da Magnolia Bakery e seus cupcakes, o da Bacardi reforçando as mulheres e o da Universidade Bradesco, instrumento de uma concepção estratégica diferenciada de buscar a perenidade por meio do investimento em recursos humanos. A entrevista do CEO mundial da L’Oréal (CEO como sigla de principal executivo de ética) também pode ser lida como um case. O Dossiê sobre as novas fronteiras do pensamento lean é um case de certa maneira, porque mostra os desdobramentos, quase impensáveis, do que foi um case no pós-guerra –a Toyota. Também não poderia deixar de citar a entrevista exclusiva da pensadora Jeanne Liedtka, cada vez mais respeitada no mundo do design thinking, nem o interessante infográfico sobre o negócio do futebol, útil para torcedores e gestores. Então, boa Copa para nós e boa leitura! 

_PS: Preste atenção em como um tópico “quente” desta revista é a necessidade de ter indicadores que meçam o desempenho de longo prazo. Como diz minha filha, “significa”._

Compartilhar:

Artigos relacionados

O futuro da liderança passa pelas mulheres

As mulheres brasileiras nunca estudaram tanto nem estiveram tão qualificadas para ocupar posições de decisão. Este artigo discute por que a desigualdade de representação persiste e como educação, networking e visibilidade continuam sendo fundamentais para transformar preparo em oportunidade.

Liderança, Estratégia
7 de julho de 2026 14H00
Entre Polônia e Brasil, teatro e negócios, cultura e estratégia, a autora propõe uma reflexão instigante sobre pertencimento, inteligência cultural e a capacidade, cada vez mais rara, de pensar com independência em um mundo saturado de narrativas.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

15 minutos min de leitura
Liderança
7 de julho de 2026 08H00
As mulheres brasileiras nunca estudaram tanto nem estiveram tão qualificadas para ocupar posições de decisão. Este artigo discute por que a desigualdade de representação persiste e como educação, networking e visibilidade continuam sendo fundamentais para transformar preparo em oportunidade.

Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
6 de julho de 2026 16H00
Enquanto o networking superficial busca visibilidade, as conexões que realmente transformam carreiras nascem da credibilidade construída em projetos, desafios e relações pautadas pela confiança.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
6 de julho de 2026 09H00
Com a aceleração da inteligência artificial e a explosão de conteúdo, a liderança passa a exigir menos consumo de informação e mais capacidade de interpretar tendências, conectar contextos e tomar decisões em meio à complexidade.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
ESG
5 de julho de 2026 14H00
O maior risco do ESG não está no “E” nem no “S”, mas na fragilidade da governança que deveria sustentar ambos. Este artigo mostra como a NBR ISO 37301 ajuda organizações a transformar ética, compliance e gestão de riscos em evidências concretas de maturidade ESG.

Fernando Palamone - CEO da RT-One

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de julho de 2026 09H00
Enquanto as marcas continuam disputando atenção nos feeds, as conversas que realmente influenciam percepções e decisões migraram para espaços mais fechados e menos visíveis. Este artigo mostra por que o futuro da relevância pode estar justamente onde os algoritmos não alcançam.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
4 de julho de 2026 14H00
A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Valter Bahia Filho - Autor, palestrante e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de julho de 2026 08H00
A partir de casos reais do agronegócio, este artigo mostra por que decisões baseadas em análises isoladas tendem a falhar e como a integração de múltiplas variáveis pode transformar a gestão de risco, dentro e fora do campo.

Kallil Chebaro - CEO e Head de Produto na Agscore

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de julho de 2026 15H00
Se o cliente já sabe tudo, o que ainda falta ao vendedor? Este artigo mostra como a tecnologia expôs o vendedor despreparado e como isso mudou o jogo das vendas.

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Comunicação, Estratégia
3 de julho de 2026 08H00
Se a sua mensagem interna viralizar amanhã, você sustentaria o que disse?

Ana Paula Soares - Fundadora e diretora-geral da Encaso Assessoria

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo