Estratégia e Execução

Um presente menos incerto

Compartilhar:

_“O governo proíbe as aglomerações públicas. Os teatros e os cinemas, além de lacrados, são lavados com desinfetante […]. Em todo o Brasil, os hospitais estão abarrotados. As escolas mandaram os alunos para casa. Os bondes trafegam quase vazios. Das alfaiatarias às quitandas, das lojas de tecido às barbearias, o comércio todo baixou as portas – à exceção das farmácias, onde os fregueses disputam a tapa pílulas e tônicos que prometem curar as vítimas da doença mortal.”_

Essa cena, descrita por Ricardo Westin nos arquivos da Agência Senado, foi observada há um século, quando a gripe espanhola se espalhou pelo Brasil e ceifou milhares de vidas. Um capítulo triste dos livros de História, que jurávamos ter deixado para trás. 

Acontece que agora nós é que estamos criando a História. E não há perspectiva de quando será possível fazer um balanço do impacto do novo coronavírus em nossas vidas. Do número total de mortos à crise econômica que se desenha no mundo todo, há mais perguntas do que respostas, e lidar diariamente com o desconhecido é a cola que nos une neste momento.

O que fazer então? Ainda que paralisar seja uma reação possível da nossa espécie quando nos sentimos ameaçados, HSM Management deseja colocar você e a sua empresa em movimento. Se o futuro é incerto (sempre é, né? Mas agora parece ainda mais), lidar com as informações disponíveis hoje e gerenciar dia após dia as adversidades que vão surgindo na organização nos parece um bom plano.  

Foi pensando nisso que nasceu este dossiê sobre gerenciamento de crise.Sem a pretensão de ser o instrumento mágico que resolverá todos os seus desafios, nossa proposta é oferecer a você um conjunto de ferramentas que, aplicadas ao seu contexto e combinadas por você, possam colaborar com um presente menos incerto.

Você e sua empresa não estão sozinhos. Vamos juntos? Boa leitura. 

**NESTE DOSSIÊ**

* [**Sua empresa não está só**, _por Sandra Regina da Silva_](https://www.revistahsm.com.br/post/sua-empresa-nao-esta-so)
* [**Do manual para o mundo real**, _por Ticiana Werneck_](https://www.revistahsm.com.br/post/do-manual-para-o-mundo-real)
* [**Do fato ao fake**, _por Sandra Regina da Silva e Ticiana Werneck_](https://www.revistahsm.com.br/post/do-fato-ao-fake)
* [**(Re)aprender a comunicar na crise**, _por Junia Nogueira de Sá_](https://www.revistahsm.com.br/post/reaprender-a-comunicar-na-crise)
* [**Ferramentas de gestão para lidar com crises**, _por Pedro Nascimento_](https://www.revistahsm.com.br/post/ferramentas-de-gestao-para-lidar-com-crises)

Compartilhar:

Artigos relacionados

O cargo que vai sumir não é o que você está pensando

A maior vulnerabilidade da era da IA pode não estar nos profissionais juniores, mas nos cargos criados para coordenar fluxos e transmitir informações. O que acontece quando a tecnologia passa a fazer isso melhor, mais rápido e mais barato?

O futuro da liderança passa pelas mulheres

As mulheres brasileiras nunca estudaram tanto nem estiveram tão qualificadas para ocupar posições de decisão. Este artigo discute por que a desigualdade de representação persiste e como educação, networking e visibilidade continuam sendo fundamentais para transformar preparo em oportunidade.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
8 de julho de 2026 08H00
A maior vulnerabilidade da era da IA pode não estar nos profissionais juniores, mas nos cargos criados para coordenar fluxos e transmitir informações. O que acontece quando a tecnologia passa a fazer isso melhor, mais rápido e mais barato?

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

4 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
7 de julho de 2026 14H00
Entre Polônia e Brasil, teatro e negócios, cultura e estratégia, a autora propõe uma reflexão instigante sobre pertencimento, inteligência cultural e a capacidade, cada vez mais rara, de pensar com independência em um mundo saturado de narrativas.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

15 minutos min de leitura
Liderança
7 de julho de 2026 08H00
As mulheres brasileiras nunca estudaram tanto nem estiveram tão qualificadas para ocupar posições de decisão. Este artigo discute por que a desigualdade de representação persiste e como educação, networking e visibilidade continuam sendo fundamentais para transformar preparo em oportunidade.

Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
6 de julho de 2026 16H00
Enquanto o networking superficial busca visibilidade, as conexões que realmente transformam carreiras nascem da credibilidade construída em projetos, desafios e relações pautadas pela confiança.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
6 de julho de 2026 09H00
Com a aceleração da inteligência artificial e a explosão de conteúdo, a liderança passa a exigir menos consumo de informação e mais capacidade de interpretar tendências, conectar contextos e tomar decisões em meio à complexidade.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
ESG
5 de julho de 2026 14H00
O maior risco do ESG não está no “E” nem no “S”, mas na fragilidade da governança que deveria sustentar ambos. Este artigo mostra como a NBR ISO 37301 ajuda organizações a transformar ética, compliance e gestão de riscos em evidências concretas de maturidade ESG.

Fernando Palamone - CEO da RT-One

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de julho de 2026 09H00
Enquanto as marcas continuam disputando atenção nos feeds, as conversas que realmente influenciam percepções e decisões migraram para espaços mais fechados e menos visíveis. Este artigo mostra por que o futuro da relevância pode estar justamente onde os algoritmos não alcançam.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
4 de julho de 2026 14H00
A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Valter Bahia Filho - Autor, palestrante e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de julho de 2026 08H00
A partir de casos reais do agronegócio, este artigo mostra por que decisões baseadas em análises isoladas tendem a falhar e como a integração de múltiplas variáveis pode transformar a gestão de risco, dentro e fora do campo.

Kallil Chebaro - CEO e Head de Produto na Agscore

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de julho de 2026 15H00
Se o cliente já sabe tudo, o que ainda falta ao vendedor? Este artigo mostra como a tecnologia expôs o vendedor despreparado e como isso mudou o jogo das vendas.

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo