Estratégia e Execução

Um presente menos incerto

Compartilhar:

_“O governo proíbe as aglomerações públicas. Os teatros e os cinemas, além de lacrados, são lavados com desinfetante […]. Em todo o Brasil, os hospitais estão abarrotados. As escolas mandaram os alunos para casa. Os bondes trafegam quase vazios. Das alfaiatarias às quitandas, das lojas de tecido às barbearias, o comércio todo baixou as portas – à exceção das farmácias, onde os fregueses disputam a tapa pílulas e tônicos que prometem curar as vítimas da doença mortal.”_

Essa cena, descrita por Ricardo Westin nos arquivos da Agência Senado, foi observada há um século, quando a gripe espanhola se espalhou pelo Brasil e ceifou milhares de vidas. Um capítulo triste dos livros de História, que jurávamos ter deixado para trás. 

Acontece que agora nós é que estamos criando a História. E não há perspectiva de quando será possível fazer um balanço do impacto do novo coronavírus em nossas vidas. Do número total de mortos à crise econômica que se desenha no mundo todo, há mais perguntas do que respostas, e lidar diariamente com o desconhecido é a cola que nos une neste momento.

O que fazer então? Ainda que paralisar seja uma reação possível da nossa espécie quando nos sentimos ameaçados, HSM Management deseja colocar você e a sua empresa em movimento. Se o futuro é incerto (sempre é, né? Mas agora parece ainda mais), lidar com as informações disponíveis hoje e gerenciar dia após dia as adversidades que vão surgindo na organização nos parece um bom plano.  

Foi pensando nisso que nasceu este dossiê sobre gerenciamento de crise.Sem a pretensão de ser o instrumento mágico que resolverá todos os seus desafios, nossa proposta é oferecer a você um conjunto de ferramentas que, aplicadas ao seu contexto e combinadas por você, possam colaborar com um presente menos incerto.

Você e sua empresa não estão sozinhos. Vamos juntos? Boa leitura. 

**NESTE DOSSIÊ**

* [**Sua empresa não está só**, _por Sandra Regina da Silva_](https://www.revistahsm.com.br/post/sua-empresa-nao-esta-so)
* [**Do manual para o mundo real**, _por Ticiana Werneck_](https://www.revistahsm.com.br/post/do-manual-para-o-mundo-real)
* [**Do fato ao fake**, _por Sandra Regina da Silva e Ticiana Werneck_](https://www.revistahsm.com.br/post/do-fato-ao-fake)
* [**(Re)aprender a comunicar na crise**, _por Junia Nogueira de Sá_](https://www.revistahsm.com.br/post/reaprender-a-comunicar-na-crise)
* [**Ferramentas de gestão para lidar com crises**, _por Pedro Nascimento_](https://www.revistahsm.com.br/post/ferramentas-de-gestao-para-lidar-com-crises)

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 é o ano da disciplina com propósito

À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir – e não apenas reagir.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de janeiro de 2026
Engajamento não desaparece: ele é desaprendido. Esse ano vai exigir líderes capazes de redesenhar ambientes onde aprender volte a valer a pena.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
27 de janeiro de 2026
Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

0 min de leitura
Lifelong learning
26 de janeiro de 2026
O desenvolvimento profissional não acontece por acaso, mas resulta de aprendizado contínuo e da busca intencional por competências que ampliam seu potencial

Diego Nogare

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
25 de janeiro de 2026
Entre IA agentiva, cibersegurança e novos modelos de negócio, 2026 exige decisões que unem tecnologia, confiança e design organizacional.

Eduardo Peixoto - CEO do CESAR

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança