Uncategorized

UM PROGRAMA DE TRAINEES PARA PÚBLICO INTERNO

Ela começou como estagiária na Avon, foi promovida a analista júnior e agora está tendo a chance de fazer dois anos de desenvolvimento executivo; seu objetivo é ter uma carreira em marketing na empresa | Por Sofia Esteves e Adriana Chaves
Sofia Esteves Fundadora, sócia e presidente do grupo de consultoria DMRH. Adriana Chaves Sócia do grupo DMRH, responsável pela divisão de desenvolvimento e carreira.

Compartilhar:

Lenize de Magalhães Oliveira faz parte, com 13 outros jovens, do primeiro programa de trainees da Avon, iniciado em 2015. Nascida em Santos, litoral de São Paulo, estudou no COC durante o ensino médio e mantinha dois sonhos: trabalhar em uma agência de publicidade e estudar na Faculdade Cásper Libero.

O curioso é que não realizou nenhum dos dois. Ela se encantou com a Esamc, a primeira instituição em que foi aprovada, e lá se envolveu em projetos de marketing. O objetivo passou a ser trabalhar com marketing em uma grande organização – mais precisamente, na fabricante de cosméticos Avon.

Empresa e profissional tiveram seu primeiro relacionamento por meio deum programa de estágio, que, em oito meses, rendeu a Lenize uma promoção para analista júnior da área de marketing. O segundo relacionamento entre ambas começou quando a companhia abriu, para seus funcionários, inscrições para o pioneiro programa de trainees. Ela se submeteu ao processo seletivo, que classificou como rígido, e conseguiu entrar.

O programa da Avon tem dois anos de duração e, no primeiro, o impacto já foi grande. Lenize destaca os quase quatro meses que passou na área de vendas. Alocada nas unidades da Avon do Paraná e do Rio Grande do Sul, pôde acompanhar uma executiva de vendas, uma gerente de setor, uma gerente de vendas e uma gerente regional.

Aprendeu na prática como uma vendedora usa o material preparado pelo marketing, como ativa uma campanha, como fala com as consumidoras. “Foi revelador ver o que faz sentido para as vendedoras e rever como eu estava atuando quando era analista de marketing”, conta a trainee, que reconhece o privilégio de passar tanto tempo em campo.

Ainda em 2015, Lenize também fez treinamento em 6-Sigma greenbelt, para conduzir projetos que lhe estão sendo entregues e fazer uma reflexão profunda sobre competências comportamentais, aprendizados e autoconhecimento.

Agora e em 2016, a fase será de rotação de áreas; ela já está em marketing na categoria de maquiagem e deve rodar mais duas vezes em áreas correlatas para depois aportar em marketing regional. Vão somar-se a isso diversos treinamentos e um projeto no Instituto Avon com foco na prevenção ao câncer de mama e no combate à violência doméstica.

Aonde Lenize quer chegar? Sua meta é ser líder de pessoal – quer gerir uma equipe, diz. Quando se tornou trainee, a jovem subiu a serra para morar sozinha e já está gerindo sua casa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que sustenta uma indústria ao longo do tempo

Em um setor marcado por desafios constantes, este artigo revela por que a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de evoluir com consistência, fortalecer relações e entregar valor sustentável no longo prazo.

Conselhos homogêneos falham em silêncio

Em um mundo de incerteza crescente, manter conselhos homogêneos deixou de ser conforto – passou a ser risco. Este artigo deixa claro que atingir massa crítica de diversidade não é agenda social, é condição para decisões mais robustas e resultados superiores no longo prazo.

Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
11 de maio de 2026 15H00
A troca no comando da Apple reacende um dilema central da liderança: como assumir um legado sem se tornar refém dele - e por que repetir o passado pode ser o maior risco em qualquer processo de sucessão.

Maria Eduarda Silveira - CEO da BOLD HRO

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
11 de maio de 2026 08H00
Vivara, Natura, Blip, iFood e Endeavor já estão usando o Open Talent para ganhar agilidade e impacto. Este artigo revela por que a liderança por projeto e o talento sob demanda estão redesenhando o futuro do trabalho.

Cristiane Mendes - CEO da Chiefs.Group

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
10 de maio de 2026 15H00
Em certas empresas, estar certo não basta - é preciso ser relevante na sala onde as decisões realmente acontecem. Este artigo revela por que, em estruturas de controle concentrado, a influência do CFO depende menos da planilha e mais da capacidade de ler pessoas, contexto e poder.

Darcio Zarpellon - Diretor Financeiro (CFO) e membro certificado do Conselho de Administração (CCA-IBGC | CFO-BR IBEF)

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de maio de 2026 08H00
Este artigo revela como contratações executivas mal calibradas - ou decisões adiadas - geram custos invisíveis que travam crescimento, atrasam decisões e comprometem resultados no longo prazo.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
9 de maio de 2026 15H00
Em um setor marcado por desafios constantes, este artigo revela por que a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de evoluir com consistência, fortalecer relações e entregar valor sustentável no longo prazo.

Rodrigo M. Bortolini - Diretor-presidente da Selgron

5 minutos min de leitura
ESG, Liderança
9 de maio de 2026 09H00
Em um mundo de incerteza crescente, manter conselhos homogêneos deixou de ser conforto - passou a ser risco. Este artigo deixa claro que atingir massa crítica de diversidade não é agenda social, é condição para decisões mais robustas e resultados superiores no longo prazo.

Anna Guimarães - Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brasil, conselheira e ex-CEO.

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
8 de maio de 2026 08H00
Neste artigo, a capacidade de discordar surge como um ativo estratégico: ao ativar a neuroplasticidade, líderes e organizações deixam de apenas reagir ao novo e passam a construir transformação real, sustentada por pensamento crítico, consistência e integridade cognitiva.

Andre Cruz - Founder da Neura.cx

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
8 de maio de 2026 07H00
Ao colocar lado a lado a Reforma Tributária e o avanço da inteligência artificial, este artigo mostra por que a gestão empresarial no Brasil entrou em um novo patamar - no qual decisões em tempo real, dados integrados e precisão operacional deixam de ser vantagem e passam a ser condição de sobrevivência.

Odair Benke - Gestor de operações com o mercado na WK.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
7 de maio de 2026 15H00
Este artigo mostra por que a inteligência artificial está deslocando o foco da gestão do tempo para o desenho inteligente do trabalho - e como simplificar processos, em vez de acelerá‑los, se tornou a nova vantagem competitiva.

Maria Augusta Orofino - Palestrante, TEDx Talker e Consultora corporativa

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
7 de maio de 2026 08H00
Em vez de acelerar a inovação, o excesso de opções em inteligência artificial está paralisando líderes. Este artigo mostra por que a indecisão virou risco estratégico - e apresenta um caminho prático para escolher, implementar e capturar valor antes que seja tarde.

Osvaldo Aranha - Empresário, palestrante e mentor em Inteligência Artificial, Inovação e Futuro do Trabalho

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão