Direto ao ponto

Uma cidade se reinventa

Artigo da revista Wired UK relata como Oakland, na Califórnia, mudou para melhor na pandemia

Compartilhar:

Transformar as grandes cidades em ambientes mais agradáveis para as pessoas é um desafio que ficou mais complexo depois da covid-19. Oakland, na Califórnia, aproveita esse contexto para se reinventar. Seu exemplo, relatado num artigo da revista Wired UK, já serviu de inspiração para outras cidades americanas e poderá permanecer como benchmark de inovação urbana mesmo depois da pandemia.

A mudança começou em abril de 2020. Preocupado com os efeitos da quarentena na saúde física e mental dos cerca de 400 mil moradores da cidade, o governo local lançou o Slow Streets. O programa previa o fechamento gradual de vias públicas para a circulação de carros e a transformação de ruas e avenidas em espaços dedicados ao lazer e à prática de esportes. O método era singelo: cones e placas móveis de sinalização colocados nas esquinas, bloqueando o acesso de veículos, em diversas regiões da cidade. Em bairros comerciais, vagas de estacionamento nas ruas foram transformadas em parklets, pequenas áreas de convivência instaladas como extensão das calçadas.

A meta inicial ambiciosa – de fechamento de 120 quilômetros de vias – não chegou a ser atingida. Mesmo assim, os efeitos foram positivos. Moradores ganharam espaços abertos para lazer próximos a suas casas. O número de parklets na cidade saltou de quatro para mais de 100. Um sistema de fechamento temporário de ruas foi adotado, após a quarentena, para favorecer feiras e reuniões comunitárias ao ar livre.

O projeto também favoreceu a interlocução e a aproximação entre moradores e poder público. Na região leste, uma das mais carentes de Oakland, moradores que precisavam se deslocar para outros bairros para trabalhar ofereceram resistência ao projeto. A saída foi criar grupos de trabalho com organizações locais para ouvir as pessoas e buscar alternativas logísticas. Desses encontros também surgiram ideias que ajudaram as pessoas a se sentir mais acolhidas – como, por exemplo, incorporar imagens de pessoas negras à sinalização de rua.

Algumas lideranças locais consideram o projeto um laboratório de inovação. “É difícil para o governo inovar”, disse à Wired UK Darnell Grisby, diretor da TransForm, uma organização californiana de advocacy pelo transporte sustentável. “Seria bom se o setor público fosse autorizado a tentar e falhar da mesma forma que as empresas de tecnologia fazem.”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança