Uncategorized

Uma crônica sobre os dois o Brasis e o patchwork

Compartilhar:

Não sei você, gestor, mas, andando por aí, eu tenho encontrado dois Brasis. Não estou falando de pobres e ricos, a parte Índia e a parte Bélgica, embora nossa lamentável desigualdade social também possa ser descrita nesses termos. Eu me refiro a um Brasil sem esperanças, contaminado pelo pessimismo do noticiário, e outro que continua empreendendo, tentando novas soluções para velhos problemas, investigando modos de atender as pessoas e de fazer a economia girar. Tragédias como o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, alimentam o primeiro Brasil, mas coisas maravilhosas vêm acontecendo no segundo Brasil – e é nele que quero morar.

Não se trata de bancar o “Poliana” [risos], até porque, na HSM, Poliana é nossa gerente de conteúdo, Poliana Reis Abreu, pessoa com os pés totalmente no chão e muito senso crítico. Estou convencido, isto sim, de que a grande diferença entre as duas visões de país está no modo como encaram o futuro: o primeiro grupo vive com medo do que virá, enquanto o segundo não pensa nisso, porque decidiu, estrategicamente, construir o futuro. 

Pois, para minha alegria, e da Poliana, o segundo grupo se encontra muitíssimo bem representado nesta revista. De um lado, pelas dez startups que encabeçam o ranking 100 Open Startups de 2018. São empreendedores B2B digitais e alinhados com a indústria 4.0, que estão construindo o futuro enquanto outros empresários dormem e acordam reféns dos problemas. De outro, pelo campeão do RH José Renato Domingues, do Grupo Tigre, retratado por Daniela Diniz. Além de cuidar da gestão de pessoas, Domingues está respondendo por sustentabilidade e inovação – leia-se “construindo o futuro”. 

É para esse Brasil que fazemos nossa revista; é para esse Brasil que a HSM trabalha. E é com esse Brasil em mente que colocamos na capa desta edição os cenários sobre os consumidores futuros traçados pela consultoria EY para podermos construir coisas bacanas para ele. É olhando para esse Brasil também que convidamos o especialista Max Bavaresco a escrever sobre como reaproveitar seus velhos ativos em novos negócios. 

Convido você a migrar para o segundo Brasil, caso ainda não esteja aqui. Você pode usar como ponte o patchwork, conceito desenvolvido pela especialista em empreendedorismo e efetuação Saras Sarasvathy para ilustrar as parcerias – a costura de “tecidos” diferentes. Essa é a lógica do movimento Open Startups e pode ser a sua.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura