Uncategorized

Uma crônica sobre os dois o Brasis e o patchwork

Compartilhar:

Não sei você, gestor, mas, andando por aí, eu tenho encontrado dois Brasis. Não estou falando de pobres e ricos, a parte Índia e a parte Bélgica, embora nossa lamentável desigualdade social também possa ser descrita nesses termos. Eu me refiro a um Brasil sem esperanças, contaminado pelo pessimismo do noticiário, e outro que continua empreendendo, tentando novas soluções para velhos problemas, investigando modos de atender as pessoas e de fazer a economia girar. Tragédias como o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, alimentam o primeiro Brasil, mas coisas maravilhosas vêm acontecendo no segundo Brasil – e é nele que quero morar.

Não se trata de bancar o “Poliana” [risos], até porque, na HSM, Poliana é nossa gerente de conteúdo, Poliana Reis Abreu, pessoa com os pés totalmente no chão e muito senso crítico. Estou convencido, isto sim, de que a grande diferença entre as duas visões de país está no modo como encaram o futuro: o primeiro grupo vive com medo do que virá, enquanto o segundo não pensa nisso, porque decidiu, estrategicamente, construir o futuro. 

Pois, para minha alegria, e da Poliana, o segundo grupo se encontra muitíssimo bem representado nesta revista. De um lado, pelas dez startups que encabeçam o ranking 100 Open Startups de 2018. São empreendedores B2B digitais e alinhados com a indústria 4.0, que estão construindo o futuro enquanto outros empresários dormem e acordam reféns dos problemas. De outro, pelo campeão do RH José Renato Domingues, do Grupo Tigre, retratado por Daniela Diniz. Além de cuidar da gestão de pessoas, Domingues está respondendo por sustentabilidade e inovação – leia-se “construindo o futuro”. 

É para esse Brasil que fazemos nossa revista; é para esse Brasil que a HSM trabalha. E é com esse Brasil em mente que colocamos na capa desta edição os cenários sobre os consumidores futuros traçados pela consultoria EY para podermos construir coisas bacanas para ele. É olhando para esse Brasil também que convidamos o especialista Max Bavaresco a escrever sobre como reaproveitar seus velhos ativos em novos negócios. 

Convido você a migrar para o segundo Brasil, caso ainda não esteja aqui. Você pode usar como ponte o patchwork, conceito desenvolvido pela especialista em empreendedorismo e efetuação Saras Sarasvathy para ilustrar as parcerias – a costura de “tecidos” diferentes. Essa é a lógica do movimento Open Startups e pode ser a sua.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Para quem tem martelo, tudo é prego

Quando a IA vira solução antes de existir o problema, o resultado tende a ser irrelevante. Este artigo mostra por que o erro das empresas não está na tecnologia, mas na ordem das decisões

O que o Brasil pode aprender com a China sobre agilidade, acessibilidade e mentalidade empreendedora

Por que uma sociedade que partiu de uma base agrária se tornou referência global em execução ágil, iteração contínua e adaptação sistêmica? A resposta não está apenas em políticas industriais ou acesso a capital. Está em um código cultural que transforma simplicidade, memória organizacional e julgamento contextual em vantagem competitiva – e que cabe perfeitamente no radar da gestão brasileira. Este artigo apresenta cinco lições operacionais da China, com cases empresariais, dados de 2025-2026 e reflexões aplicáveis a conselheiros e executivos latino-americanos.

Estratégia, User Experience, UX
30 de maio de 2026 14H00
Com o avanço do PL 5605/2019, este artigo mostra como a gestão de garantias e o pós-obra ganham nova centralidade no setor imobiliário, exigindo mais organização, rastreabilidade e maturidade operacional para reduzir conflitos e fortalecer a confiança do cliente.

Jean Ferrari - Engenheiro civil e CEO da FastBuilt

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de maio de 2026 08H00
Este artigo mostra que o problema não está na tecnologia, mas na manutenção de estruturas organizacionais inchadas e pouco preparadas para extrair valor da nova lógica do trabalho.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo
29 de maio de 2026 15H00
O problema não é a falta de empreendedoras, é um sistema que ainda não foi feito para elas. Este artigo mostra por que a formalização ainda é um obstáculo estrutural - e como redesenhar o sistema para transformar negócios invisíveis em motores reais de desenvolvimento econômico.

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e Instituto RME, VP do Conselho do Pacto Global da ONU

6 minutos min de leitura
Marketing, Inovação & estratégia
29 de maio de 2026 12H00
No ritmo do mundo, só permanece quem sabe se adaptar. Este artigo mostra por que a relevância das marcas não depende mais de presença ou investimento, mas da capacidade de interpretar o tempo, integrar diversidade e transformar propósito em ação concreta.

Pedro Del Priore - CEO da Agência Ginga

4 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing
29 de maio de 2026 08H00
Este artigo revela por que o diferencial das marcas deixou de ser produção e passou a ser sensibilidade - a capacidade humana de interpretar cultura, criar significado e, sobretudo, ser lembrada.

Maurício Mansur - Fundador da IAMKT

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de maio de 2026 17H00
Este é o segundo artigo de uma série que explora o setor farmacêutico brasileiro, suas capacidades industriais, dependências e posição na nova corrida global da saúde. Para sua elaboração, foram consideradas contribuições de Reginaldo Braga Arcuri, presidente executivo do Grupo FarmaBrasil, entidade que reúne algumas das principais fabricantes nacionais de medicamentos. Recomenda-se também a leitura do primeiro artigo da série.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

20 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
28 de maio de 2026 13H00
IA sem operação é só experimento caro. Este artigo revela por que a maioria das iniciativas ainda não gera impacto real - e como o verdadeiro desafio não está na tecnologia, mas na capacidade de estruturar, governar e operar processos em escala.

Daniel Torres - CEO da Roboteasy

3 minutos min de leitura
Estratégia, ESG
28 de maio de 2026 08H00
Este artigo mostra como o mercado voluntário de carbono foi da narrativa ambiental para a lógica de investimento - e por que empresas que ainda tratam o tema como reputação estão ignorando uma nova infraestrutura de valor global.

Eduardo Joaquim da Silva - Coordenador do Comitê Estratégico e Expansão de Negócios da Sustentalli

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
27 de maio de 2026 17H00
Este artigo traz um compilado dos principais insights que emergiram da edição do ATD Summit 2026. Realizada em Los Angeles, entre os dias 17 e 20 de maio, as reflexões desse evento global precisam entrar, com urgência, na agenda de líderes e organizações.

Daniel Spinelli - Consultor especialista em liderança, Palestrante Internacional e Mentor

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de maio de 2026 14H00
Ao propor o conceito PACE, este artigo argumenta que a inteligência artificial não apenas intensificou o caos, mas criou uma nova infraestrutura de ação - deslocando o foco da sobrevivência para a capacidade de operar, decidir e criar valor em um mundo reprogramável.

Leonardo Tristão - CEO da Performa_IT e membro do Conselho de Administração da IMA

13 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão