Uncategorized

Uma crônica sobre os dois o Brasis e o patchwork

Compartilhar:

Não sei você, gestor, mas, andando por aí, eu tenho encontrado dois Brasis. Não estou falando de pobres e ricos, a parte Índia e a parte Bélgica, embora nossa lamentável desigualdade social também possa ser descrita nesses termos. Eu me refiro a um Brasil sem esperanças, contaminado pelo pessimismo do noticiário, e outro que continua empreendendo, tentando novas soluções para velhos problemas, investigando modos de atender as pessoas e de fazer a economia girar. Tragédias como o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, alimentam o primeiro Brasil, mas coisas maravilhosas vêm acontecendo no segundo Brasil – e é nele que quero morar.

Não se trata de bancar o “Poliana” [risos], até porque, na HSM, Poliana é nossa gerente de conteúdo, Poliana Reis Abreu, pessoa com os pés totalmente no chão e muito senso crítico. Estou convencido, isto sim, de que a grande diferença entre as duas visões de país está no modo como encaram o futuro: o primeiro grupo vive com medo do que virá, enquanto o segundo não pensa nisso, porque decidiu, estrategicamente, construir o futuro. 

Pois, para minha alegria, e da Poliana, o segundo grupo se encontra muitíssimo bem representado nesta revista. De um lado, pelas dez startups que encabeçam o ranking 100 Open Startups de 2018. São empreendedores B2B digitais e alinhados com a indústria 4.0, que estão construindo o futuro enquanto outros empresários dormem e acordam reféns dos problemas. De outro, pelo campeão do RH José Renato Domingues, do Grupo Tigre, retratado por Daniela Diniz. Além de cuidar da gestão de pessoas, Domingues está respondendo por sustentabilidade e inovação – leia-se “construindo o futuro”. 

É para esse Brasil que fazemos nossa revista; é para esse Brasil que a HSM trabalha. E é com esse Brasil em mente que colocamos na capa desta edição os cenários sobre os consumidores futuros traçados pela consultoria EY para podermos construir coisas bacanas para ele. É olhando para esse Brasil também que convidamos o especialista Max Bavaresco a escrever sobre como reaproveitar seus velhos ativos em novos negócios. 

Convido você a migrar para o segundo Brasil, caso ainda não esteja aqui. Você pode usar como ponte o patchwork, conceito desenvolvido pela especialista em empreendedorismo e efetuação Saras Sarasvathy para ilustrar as parcerias – a costura de “tecidos” diferentes. Essa é a lógica do movimento Open Startups e pode ser a sua.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A ilusão que alimenta a disrupção

Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

De olho

Liderança, ética e o poder do exemplo: o caso Hunter Biden

Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei