Uncategorized

Uma edição de muitas estreias

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Em seu livro Como criar uma mente, Ray Kurzweil, um dos cofundadores da Singularity University, desafia quem acha que tecnologias como a do Watson, da IBM, ou a da Siri, da Apple, não compreendem de fato as informações. Segundo ele, as técnicas matemáticas que foram desenvolvidas no campo da inteligência artificial são muito similares em termos matemáticos aos métodos pelos quais a biologia evoluiu para desenvolver o neocórtex, região mais recente do nosso cérebro. E ele ressalta: “Se compreender uma linguagem e outros fenômenos por meio de análises estatísticas não conta como entendimento real, então seres humanos também não têm entendimento”.

É por isso que estamos tão animados com esta nova edição de HSM Management. Temos falado bastante sobre inteligência artificial e suas aplicações, mas esta é a primeira vez que voltamos um capítulo em nossa história, e dedicamos um dossiê aos avanços dessa compreensão citada por Kurzweil, aqui chamada de neurociência aplicada aos negócios. Ainda que a IA seja a forma mais tangível dos frutos dos conhecimentos neurocientíficos nas organizações, há uma série de outras aplicações que trazem resultados significativos para as empresas, e que hoje apresentamos a você.

A começar pelo próprio conceito de neurociência aplicada. Em nosso dossiê, você vai entender o que é e como as organizações têm aplicado as descobertas dos neurocientistas em áreas como marketing e desenvolvimento de produto, usando equipamentos que mais parecem saídos de um laboratório. E também conhecer cases de empresas que, mesmo sem tecnologia, investem em conhecimentos neurocientíficos para uma melhor compreensão do comportamento humano.

E falando em comportamento, nesta edição você encontra também a reportagem “Quanto vale uma mentoria”, a qual nos levou a investigar um comportamento que nos parece cada vez mais comum: executivos e empreendedores pagando pequenas fortunas por processos de mentoring. Nesse caso, nosso questionamento é menos financeiro e mais conceitual: qual o papel de um mentor em nossas vidas? Quem responde são as empresas que investem nesse tipo de programa e que compartilharam com HSM Management várias histórias de sucesso. 

Por fim, quero ressaltar mais duas novidades que você encontra nesta edição. A primeira é a seção e websérie #OlhoMágico, que aborda o mundo corporativo a partir da perspectiva de pessoas que não são “nativas” desse universo. Rafa Brites, nossa primeira convidada, conta como sua trajetória profissional, que inclui uma experiência de cinco anos como apresentadora da Rede Globo, foi influenciada por conceitos que seu pai aprendia no trabalho e compartilhava em casa.

“O futuro da educação” é a outra estreia que você encontra por aqui. A partir deste mês, HSM Management passa a ter acesso a conteúdos exclusivos da Singularity University, que nesta edição resultou em um especial sobre os impactos da tecnologia na educação. Vale a pena conferir. Boa leitura.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura