Uncategorized

Uma edição de muitas estreias

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Em seu livro Como criar uma mente, Ray Kurzweil, um dos cofundadores da Singularity University, desafia quem acha que tecnologias como a do Watson, da IBM, ou a da Siri, da Apple, não compreendem de fato as informações. Segundo ele, as técnicas matemáticas que foram desenvolvidas no campo da inteligência artificial são muito similares em termos matemáticos aos métodos pelos quais a biologia evoluiu para desenvolver o neocórtex, região mais recente do nosso cérebro. E ele ressalta: “Se compreender uma linguagem e outros fenômenos por meio de análises estatísticas não conta como entendimento real, então seres humanos também não têm entendimento”.

É por isso que estamos tão animados com esta nova edição de HSM Management. Temos falado bastante sobre inteligência artificial e suas aplicações, mas esta é a primeira vez que voltamos um capítulo em nossa história, e dedicamos um dossiê aos avanços dessa compreensão citada por Kurzweil, aqui chamada de neurociência aplicada aos negócios. Ainda que a IA seja a forma mais tangível dos frutos dos conhecimentos neurocientíficos nas organizações, há uma série de outras aplicações que trazem resultados significativos para as empresas, e que hoje apresentamos a você.

A começar pelo próprio conceito de neurociência aplicada. Em nosso dossiê, você vai entender o que é e como as organizações têm aplicado as descobertas dos neurocientistas em áreas como marketing e desenvolvimento de produto, usando equipamentos que mais parecem saídos de um laboratório. E também conhecer cases de empresas que, mesmo sem tecnologia, investem em conhecimentos neurocientíficos para uma melhor compreensão do comportamento humano.

E falando em comportamento, nesta edição você encontra também a reportagem “Quanto vale uma mentoria”, a qual nos levou a investigar um comportamento que nos parece cada vez mais comum: executivos e empreendedores pagando pequenas fortunas por processos de mentoring. Nesse caso, nosso questionamento é menos financeiro e mais conceitual: qual o papel de um mentor em nossas vidas? Quem responde são as empresas que investem nesse tipo de programa e que compartilharam com HSM Management várias histórias de sucesso. 

Por fim, quero ressaltar mais duas novidades que você encontra nesta edição. A primeira é a seção e websérie #OlhoMágico, que aborda o mundo corporativo a partir da perspectiva de pessoas que não são “nativas” desse universo. Rafa Brites, nossa primeira convidada, conta como sua trajetória profissional, que inclui uma experiência de cinco anos como apresentadora da Rede Globo, foi influenciada por conceitos que seu pai aprendia no trabalho e compartilhava em casa.

“O futuro da educação” é a outra estreia que você encontra por aqui. A partir deste mês, HSM Management passa a ter acesso a conteúdos exclusivos da Singularity University, que nesta edição resultou em um especial sobre os impactos da tecnologia na educação. Vale a pena conferir. Boa leitura.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

Marketing & growth
5 de fevereiro de 2026
O desafio não é definir metas maiores, mas metas possíveis - que mobilizem o time, sustentem decisões e evitem o ciclo da frustração corporativa.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
4 de fevereiro de 2026
O artigo dialoga com o momento atual e com a forma como diferentes narrativas moldam a leitura dos acontecimentos globais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB - Global Connections

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
3 de fevereiro de 2026
Organizações querem velocidade em IA, mas ignoram a base que a sustenta. Governança de Dados deixou de ser diferencial - tornou-se critério de sobrevivência.

Bergson Lopes - CEO e fundador da BLR Data

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
2 de fevereiro de 2026
Burnout não explodiu nas empresas porque as pessoas ficaram frágeis, mas porque os sistemas ficaram tóxicos. Entender a síndrome como feedback organizacional - e não como falha pessoal - é o primeiro passo para enfrentar suas causas estruturais.

Marta Ferreira - Cofundadora e presidente da Spread Portugal

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
1º de fevereiro de 2026
Como respostas rápidas, tom humano e escuta ativa transformam perfis em plataformas de reputação e em vantagem competitiva para marcas e negócios

Kelly Pinheiro - Fundadora e CEO da Mclair Comunicação e Mika Mattos - Jornalista

5 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de janeiro de 2026
Engajamento não desaparece: ele é desaprendido. Esse ano vai exigir líderes capazes de redesenhar ambientes onde aprender volte a valer a pena.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

7 minutos min de leitura
Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
27 de janeiro de 2026
Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

0 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança