Uncategorized

Uma edição de muitas estreias

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.
CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Compartilhar:

Em seu livro Como criar uma mente, Ray Kurzweil, um dos cofundadores da Singularity University, desafia quem acha que tecnologias como a do Watson, da IBM, ou a da Siri, da Apple, não compreendem de fato as informações. Segundo ele, as técnicas matemáticas que foram desenvolvidas no campo da inteligência artificial são muito similares em termos matemáticos aos métodos pelos quais a biologia evoluiu para desenvolver o neocórtex, região mais recente do nosso cérebro. E ele ressalta: “Se compreender uma linguagem e outros fenômenos por meio de análises estatísticas não conta como entendimento real, então seres humanos também não têm entendimento”.

É por isso que estamos tão animados com esta nova edição de HSM Management. Temos falado bastante sobre inteligência artificial e suas aplicações, mas esta é a primeira vez que voltamos um capítulo em nossa história, e dedicamos um dossiê aos avanços dessa compreensão citada por Kurzweil, aqui chamada de neurociência aplicada aos negócios. Ainda que a IA seja a forma mais tangível dos frutos dos conhecimentos neurocientíficos nas organizações, há uma série de outras aplicações que trazem resultados significativos para as empresas, e que hoje apresentamos a você.

A começar pelo próprio conceito de neurociência aplicada. Em nosso dossiê, você vai entender o que é e como as organizações têm aplicado as descobertas dos neurocientistas em áreas como marketing e desenvolvimento de produto, usando equipamentos que mais parecem saídos de um laboratório. E também conhecer cases de empresas que, mesmo sem tecnologia, investem em conhecimentos neurocientíficos para uma melhor compreensão do comportamento humano.

E falando em comportamento, nesta edição você encontra também a reportagem “Quanto vale uma mentoria”, a qual nos levou a investigar um comportamento que nos parece cada vez mais comum: executivos e empreendedores pagando pequenas fortunas por processos de mentoring. Nesse caso, nosso questionamento é menos financeiro e mais conceitual: qual o papel de um mentor em nossas vidas? Quem responde são as empresas que investem nesse tipo de programa e que compartilharam com HSM Management várias histórias de sucesso. 

Por fim, quero ressaltar mais duas novidades que você encontra nesta edição. A primeira é a seção e websérie #OlhoMágico, que aborda o mundo corporativo a partir da perspectiva de pessoas que não são “nativas” desse universo. Rafa Brites, nossa primeira convidada, conta como sua trajetória profissional, que inclui uma experiência de cinco anos como apresentadora da Rede Globo, foi influenciada por conceitos que seu pai aprendia no trabalho e compartilhava em casa.

“O futuro da educação” é a outra estreia que você encontra por aqui. A partir deste mês, HSM Management passa a ter acesso a conteúdos exclusivos da Singularity University, que nesta edição resultou em um especial sobre os impactos da tecnologia na educação. Vale a pena conferir. Boa leitura.

Compartilhar:

CEO da HSM e coCEO da SingularityU Brazil. Pós-graduado em finanças, possui MBA com extensão na China, na França e na Inglaterra. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil.

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura