Sustentabilidade

Uma Inovação Alternativa

O especialista Dan Breznitz afirma que os países precisam estimular a inovação incremental e buscar o desenvolvimento sustentável com isso

Compartilhar:

O codiretor do laboratório de políticas de inovação da canadense University of Toronto, Dan Breznitz, não tem dúvida: o Vale do Silício não é o modelo mais apropriado de inovação a ser copiado pelos países – cria empresas em vez de tecnologias e não gera empregos. 

Autor do livro Innovation and the State e conselheiro de governos e multinacionais para a formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação, ele recentemente defendeu, na revista Rotman Management, a inovação incremental. 

**O sr. diz que o Vale do Silício não é o melhor modelo de inovação a ser seguido pelos países? Por quê?**

O Vale do Silício não cria tecnologias; cria empresas. É como um esquema de loteria, em que todos querem apostar na startup certa e se tornar bilionários. 

No início, as companhias instaladas na região, como a Apple e a HP, fabricavam produtos reais, tangíveis, e geravam muitos empregos. Porém isso não acontece mais. As novas empresas do Vale do Silício se dedicam ao desenvolvimento e ao design, mas a fabricação dos componentes de seus produtos acontece longe dali – na China, por exemplo. Os poucos empregos criados são voltados para profissionais altamente capacitados. Esse é um modelo que perpetua desigualdades sociais. 

**Coreia do Sul e Alemanha oferecem modelos mais adequados, então?**

Sim. Esses países estimulam um tipo específico de inovação, que podemos chamar de incremental ou de processos. Não se trata apenas de inventar produtos, mas de aprimorá-los constantemente. 

Dessa maneira, é possível criar muito mais empregos, com base em trabalhadores industriais qualificados e no aumento permanente da produtividade, por meio da educação. É o melhor caminho para o crescimento sustentável e para a geração de riqueza de modo mais equânime. 

**Como o sr. avalia a inovação em seu país, o Canadá?**

Nosso governo parece acreditar que, se há uma boa política educacional e uma política adequada de pesquisa e desenvolvimento, a inovação acontece sozinha. E não é assim. 

Por isso, o Canadá possui um dos maiores potenciais mundiais para a inovação e tem obtido avanços importantes no campo científico, mas a inovação não acontece para valer, porque inovação tem de acontecer no mundo dos negócios. É fundamental que as empresas possam criar, desenvolver e aprimorar produtos e serviços e tenham capacidade de competir no mercado. 

**Qual o papel dos governos e das empresas?**

Os governos devem criar um ambiente em que faça sentido, do ponto de vista dos negócios, investir em inovação. Às empresas cabe descobrir como transformar o esforço inovador em rotina.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
3 de março de 2026 08h00
Quando o ego negocia no seu lugar, até decisões inteligentes produzem resultados medíocres. Este artigo aborda a negociação sob a ótica da teoria dos jogos, identidade decisória e arquitetura de incentivos - não apenas como técnica, mas como variável estrutural na construção de valor organizacional.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Liderança
2 de março de 2026
Em meio à aceleração da inteligência artificial e à emergência da era agentica, este artigo propõe uma reflexão pouco usual: as transformações mais complexas da IA não são tecnológicas, mas humanas. A partir de uma perspectiva pessoal e prática, o texto explora como auto conhecimento, percepção, medo, intenção, hábitos, ritmo, desapego e adaptação tornam-se variáveis centrais em um mundo de agentes e automação cognitiva. Mais do que discutir ferramentas, a narrativa investiga as tensões invisíveis que moldam decisões, identidades e modelos mentais, defendendo que a verdadeira revolução em curso acontece na consciência humana e não apenas na tecnologia.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
1º de março de 2026
A crise não está apenas no excesso de trabalho, mas no peso emocional que distorce decisões e fragiliza equipes.

Valéria Siqueira - Fundadora da Let’s Level

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de fevereiro de 2026
Em 2026 o diferencial no uso da IA não será de quem criar mais agentes ou automatizar mais tarefas, mas em quem souber construir sistemas capazes de pensar, aprender e decidir melhor no seu contexto organizacional.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de fevereiro de 2026
Sem modelo operativo claro, sua IA é só enfeite - e suas reuniões, só barulho.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
26 de fevereiro de 2026
Diante dos desafios crescentes da mobilidade, conectar corporações, startups, parceiros e especialistas em um ambiente colaborativo pode ser o caminho para acelerar soluções, transformar ideias em projetos concretos e impulsionar a inovação nesse setor.

Juliana Burza - Gerente de Novos Negócios & Produtos de Inovação no Learning Village

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de fevereiro de 2026
No novo jogo do trabalho, talento não é ativo para reter - é inteligência para circular.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
25 de fevereiro de 2026
Enquanto o discurso corporativo vende inovação, o backoffice fiscal segue preso em planilhas - e pagando a conta

Isis Abbud - co-CEO e cofundadora da Qive

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
24 de fevereiro de 2026
Estudos recentes indicam: a IA pode fragmentar equipes - mas, usada com propósito, pode ser exatamente o que reconecta pessoas e reduz ruídos organizacionais.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

9 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
23 de fevereiro de 2026
Com bilhões em recursos não reembolsáveis na mesa, o diferencial não é ter projeto - é saber estruturá‑lo sem tropeçar no processo.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...