Sustentabilidade

Uma Inovação Alternativa

O especialista Dan Breznitz afirma que os países precisam estimular a inovação incremental e buscar o desenvolvimento sustentável com isso

Compartilhar:

O codiretor do laboratório de políticas de inovação da canadense University of Toronto, Dan Breznitz, não tem dúvida: o Vale do Silício não é o modelo mais apropriado de inovação a ser copiado pelos países – cria empresas em vez de tecnologias e não gera empregos. 

Autor do livro Innovation and the State e conselheiro de governos e multinacionais para a formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação, ele recentemente defendeu, na revista Rotman Management, a inovação incremental. 

**O sr. diz que o Vale do Silício não é o melhor modelo de inovação a ser seguido pelos países? Por quê?**

O Vale do Silício não cria tecnologias; cria empresas. É como um esquema de loteria, em que todos querem apostar na startup certa e se tornar bilionários. 

No início, as companhias instaladas na região, como a Apple e a HP, fabricavam produtos reais, tangíveis, e geravam muitos empregos. Porém isso não acontece mais. As novas empresas do Vale do Silício se dedicam ao desenvolvimento e ao design, mas a fabricação dos componentes de seus produtos acontece longe dali – na China, por exemplo. Os poucos empregos criados são voltados para profissionais altamente capacitados. Esse é um modelo que perpetua desigualdades sociais. 

**Coreia do Sul e Alemanha oferecem modelos mais adequados, então?**

Sim. Esses países estimulam um tipo específico de inovação, que podemos chamar de incremental ou de processos. Não se trata apenas de inventar produtos, mas de aprimorá-los constantemente. 

Dessa maneira, é possível criar muito mais empregos, com base em trabalhadores industriais qualificados e no aumento permanente da produtividade, por meio da educação. É o melhor caminho para o crescimento sustentável e para a geração de riqueza de modo mais equânime. 

**Como o sr. avalia a inovação em seu país, o Canadá?**

Nosso governo parece acreditar que, se há uma boa política educacional e uma política adequada de pesquisa e desenvolvimento, a inovação acontece sozinha. E não é assim. 

Por isso, o Canadá possui um dos maiores potenciais mundiais para a inovação e tem obtido avanços importantes no campo científico, mas a inovação não acontece para valer, porque inovação tem de acontecer no mundo dos negócios. É fundamental que as empresas possam criar, desenvolver e aprimorar produtos e serviços e tenham capacidade de competir no mercado. 

**Qual o papel dos governos e das empresas?**

Os governos devem criar um ambiente em que faça sentido, do ponto de vista dos negócios, investir em inovação. Às empresas cabe descobrir como transformar o esforço inovador em rotina.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital, Cultura organizacional, Inovação & estratégia
18 de agosto de 2025
O futuro chegou - e está sendo conversado. Como a conversa, uma das tecnologias mais antigas da humanidade, está se reinventando como interface inteligente, inclusiva e estratégica. Enquanto algumas marcas ainda decidem se vão aderir, os consumidores já estão falando. Literalmente.

Bruno Pedra, Gerente de estratégia de marca na Blip

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de agosto de 2025
Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas - como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas - e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Carol Zatorre, sócia e CO-CEO da Kyvo. Antropóloga e coordenadora regional do Epic Latin America

4 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Como a prática da meditação transformou minha forma de viver e liderar

Por José Augusto Moura, CEO da brsa

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas - e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Por Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir e Larissa Alves, Coordenadora de Empregabilidade da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas, Estratégia
13 de agosto de 2025
Lideranças que ainda tratam o tema como secundário estão perdendo talentos, produtividade e reputação.

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

2 minutos min de leitura
Gestão de Pessoas, Carreira, Desenvolvimento pessoal, Estratégia
12 de agosto de 2025
O novo desenho do trabalho para organizações que buscam sustentabilidade, agilidade e inclusão geracional

Cris Sabbag - Sócia, COO e Principal Research da Talento Sênior

5 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de Pessoas, Lifelong learning
11 de agosto de 2025
Liderar hoje exige mais do que estratégia - exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Bruno Padredi

3 minutos min de leitura
Diversidade, Estratégia, Gestão de Pessoas
8 de agosto de 2025
Já parou pra pensar se a diversidade na sua empresa é prática ou só discurso? Ser uma empresa plural é mais do que levantar a bandeira da representatividade - é estratégia para inovar, crescer e transformar.

Natalia Ubilla

5 minutos min de leitura
ESG, Cultura organizacional, Inovação
6 de agosto de 2025
Inovar exige enxergar além do óbvio - e é aí que a diversidade se torna protagonista. A B&Partners.co transformou esse conceito em estratégia, conectando inclusão, cultura organizacional e metas globais e impactou 17 empresas da network!

Dilma Campos, Gisele Rosa e Gustavo Alonso Pereira

9 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas, Liderança, Marketing
5 de agosto de 2025
No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real - e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Cristiano Zanetta

6 minutos min de leitura