Editorial

Uma jovem de 25 anos com sabedoria de 150

Compartilhar:

Este editorial vai ser excepcionalmente escrito na primeira pessoa do plural – somos nós dois a escrevê-lo. Entenda por “nós” o cofundador da HSM e grande idealizador da revista José Salibi Neto (o S de HSM) e o presidente da HSM, Reynaldo Gama. Ambos pagamos tributo a __HSM Management__ como thinkers e practioners da gestão e da liderança de empresas. E ambos sabemos que dificilmente há fonte de insights melhor.

Começamos compartilhando nossas memórias afetivas da revista. Eu, Reynaldo, lembro de ter me conectado com __HSM Management__ pela primeira vez no início dos anos 2000, o acesso a um conteúdo vanguardista naquela época era mais difícil e a revista era a queridinha daqueles que cursavam administração de empresas e economia. Lembro que economizava (vida de universitário não é fácil) para correr nas bancas e comprá-la! Eu estudava à noite e fazia estágio durante o dia, a revista me acompanhava nos trajetos de ônibus entre casa, trabalho, universidade e casa. Entre muitas coisas, lembro-me da primeira revista em 2003, em que li o alerta de Peter Senge sobre empresas totalitárias não poderem ser learning organizations, porque é preciso haver uma democracia de ideias para haver capacidade de aprender continuamente.

Eu, Salibi, lembro-me também dessa primeira edição de 2003, porque foi quando começamos a fazer uma cobertura sistêmica da HSM Expo na revista. Em vez de oferecer um pequeno resumo do que era dito em cada palestra – o que disse Senge, Tom Peters, Deepak Chopra, Michael Hammer etc. –, provoquei a equipe a relacionar entre si os conteúdos dos diversos participantes, internacionais e brasileiros, com uma abordagem multidisciplinar. Afinal, gestão das empresas é multidisciplinar, certo? (Ou algum líder pode se dar ao luxo de cuidar de uma única coisa de cada vez?) Quais eram os takeaways do evento inteiro? Pus à prova minha curadoria – e deu muito certo. Eu me recordo até hoje do título que a Adriana (Salles Gomes) deu: “O início da era da sabedoria”. O evento teve alto impacto – recebeu 24 mil pessoas – e a cobertura da revista foi igualmente um marco! Até quem tinha ido ao evento descobriu coisas novas!

Agora, queremos falar desta edição especial, que ganhou um projeto gráfico especial, sob a batuta da nossa nova editora, Maria Clara Lopes. Ela se organiza, como você vai perceber, em temas do passado (o que fica), do presente (que é ambidestro) e do futuro (em construção). Iniciamos com uma Contagem Regressiva resgatando trechos de uma entrevista passada que Peter Drucker, pai da administração moderna e padrinho de __HSM Management__, deu (ao Salibi) – reveladora de quão terrivelmente atual Drucker continua. Curiosidade: a última entrevista do mestre antes de morrer foi concedida a esta revista. Na mesma seção há uma entrevista exclusiva com Karl Schwab, o fundador do Fórum Econômico Mundial, que é a melhor encarnação possível do presente. E há outra com Arnav Kapur, do MIT Media Lab, um representante legítimo do futuro que nos espera. Nas páginas que se seguem, o Dossiê olha para o futuro; um infográfico especial seleciona, nas cinco gerações passadas de __HSM Management__, aquilo que segue valendo; e artigos de excelência, somados às notas de Direto ao Ponto e Assunto Pessoal, compõem o presente.

Por fim, queremos frisar quão simbólico é que __HSM Management__ faça 25 anos e chegue ao nº 150 ao mesmo tempo. Como cada edição equivale a um ano de conhecimento, ela tem a sabedoria dos 150 anos. Com a energia e o frescor dos 25. É o melhor dos mundos! Feliz 2022!

Compartilhar:

Artigos relacionados

IA como álibi das decisões não pensadas

Será que as empresas, focando a agilidade das entregas com assistência de inteligência artificial, deixaram em segundo plano a qualidade do raciocínio? E quais são os riscos disso?

O problema não começa no canteiro. Só fica visível nele.

Atrasos, mudanças de escopo e disputas contratuais costumam ser tratados como falhas da execução. O artigo argumenta que, na maioria dos casos, os conflitos já estavam contratados desde o início, em escopos incompletos, riscos mal distribuídos e orçamentos desconectados da realidade do projeto.

Executivos estão estudando contabilidade para chegar ao C-level. Eu fiz o caminho inverso.

O artigo reflete sobre a evolução da carreira financeira e sobre o papel da contabilidade como ferramenta de gestão, mostrando que lucro, sozinho, raramente conta a história completa de uma empresa. Mais do que interpretar demonstrações financeiras, entender balanços, fluxo de caixa e capital de giro tornou-se uma competência essencial para líderes que desejam crescer de forma sustentável, tomar decisões mais consistentes e enxergar riscos e oportunidades antes que eles apareçam nos resultados.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
4 de novembro de 2026 14H00
Mais do que decidir quanto automatizar, líderes e organizações precisarão aprender a desenhar processos que combinem criatividade, julgamento, validação e execução para gerar resultados melhores do que aqueles que humanos ou máquinas seriam capazes de produzir isoladamente.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

16 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de novembro de 2026
Será que as empresas, focando a agilidade das entregas com assistência de inteligência artificial, deixaram em segundo plano a qualidade do raciocínio? E quais são os riscos disso?

Camila Besseler - Fundadora e CEO da mCMOs, ecossistema para mulheres da alta liderança em marketing, growth e receita. Tem 25 anos de experiência na interseção entre estratégia, marca, dados e receita, com passagens por Grupo Tigre e CI&T. Estuda sistemas — o marketing é um deles — e escreve sobre estratégia, mercado e melhores decisões.

0 min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
4 de novembro de 2026 08H00
Atrasos, mudanças de escopo e disputas contratuais costumam ser tratados como falhas da execução. O artigo argumenta que, na maioria dos casos, os conflitos já estavam contratados desde o início, em escopos incompletos, riscos mal distribuídos e orçamentos desconectados da realidade do projeto.

Nayron Russo - Advogado e sócio do escritório Aroeira Salles

4 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2026 14H00
O artigo reflete sobre a evolução da carreira financeira e sobre o papel da contabilidade como ferramenta de gestão, mostrando que lucro, sozinho, raramente conta a história completa de uma empresa. Mais do que interpretar demonstrações financeiras, entender balanços, fluxo de caixa e capital de giro tornou-se uma competência essencial para líderes que desejam crescer de forma sustentável, tomar decisões mais consistentes e enxergar riscos e oportunidades antes que eles apareçam nos resultados.

Darcio Zarpellon - Diretor Financeiro (CFO) e membro certificado do Conselho de Administração (CCA-IBGC | CFO-BR IBEF)

6 minutos min de leitura
ESG
3 de novembro de 2026 08H00
Velocidade, por si só, não garante melhores decisões. A partir das recentes mudanças nos processos normativos da CVM, o artigo propõe uma reflexão sobre os desafios de conciliar eficiência, excelência técnica e diversidade de perspectivas na construção regulatória.

Renata Oliva Battiferro - Diretora Executiva e Head do Investors Group do 30% Club Brazil

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
2 de novembro de 2026 15H00
Dados não estruturados, documentos físicos e processos legados impactam a adoção da IA e por que a automação inteligente se tornou uma peça-chave dessa transformação. O texto explora por que a preparação dos dados pode ser mais importante do que a própria tecnologia.

Alexandre Cardoso - Business Development Manager da Ricoh LATAM

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de novembro de 2026 08H00
O crescimento das ameaças digitais exige mais do que aumentar recursos destinados à segurança cibernética. Exige compreender quais riscos realmente importam para o negócio. O artigo explora por que as organizações precisam abandonar modelos baseados na inércia e adotar uma lógica orientada por risco para direcionar seus investimentos.

Ricardo Moraes - Sócio-líder de segurança cibernética e Daniel Pacheco - Sócio-líder de consultoria em tecnologia da KPMG no Brasil

3 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance, Estratégia
1º de novembro de 2026 15H00
O mercado de saúde vive um novo ciclo de fusões e aquisições impulsionado pela busca por capacidades estratégicas já consolidadas. O texto mostra como infraestrutura, conhecimento regulatório, tecnologia e acesso a clientes estão se tornando ativos cada vez mais valiosos para empresas que precisam acelerar sua expansão.

Sergio Luconi - Sócio-diretor da Zaxo M&A Partners

4 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
1º de novembro de 2026 08H00
O Brasil lidera os rankings globais em número de fundos de investimento, mas essa estatística nem sempre é interpretada corretamente. O artigo analisa a diferença entre quantidade de veículos e volume de patrimônio administrado, discutindo por que a elevada quantidade de fundos pode refletir características regulatórias e de transparência do mercado brasileiro, e não necessariamente riscos associados à opacidade ou à ocultação patrimonial. Mais do que um debate sobre números, a reflexão propõe uma análise crítica sobre regulação, rastreabilidade e o papel da indústria de fundos no financiamento da economia.

José Roberto Meirelles - Sócio da área de mercado de capitais e fundos de investimento do Silveiro Advogados

5 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance, Liderança
31 de outubro de 2026 15H00
A partir de referências históricas e filosóficas que atravessam de Hegel a Beethoven, o artigo propõe uma reflexão sobre os valores que parecem ganhar força na sociedade contemporânea. Em um cenário marcado por transformações políticas, sociais e culturais, temas como autonomia, propósito, afeto, pertencimento e responsabilidade compartilhada surgem como elementos centrais para compreender os desafios do presente.

André Naves - Defensor Público Regional de Direitos Humanos em SP, Comendador Cultural, Escritor e Professor

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

CAPA_HSM_30_ANOS-1_pages-to-jpg-0001

Acesse agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #175

EDIÇÃO ESPECIAL DE 30 ANOS DA HSM MANAGEMENT